Uma rápida visão geral da Antiguidade Grega: sua formação geográfica, populacional, política, social e, sobretudo, cultural.
Na parte geográfica, verificamos que a Grécia é uma península, ou seja, quase totalmente cercada pelo mar, localizada ao sul dos Bálcãs. Com seu alto relevo montanhoso, a comunicação entre os seus vales é altamente prejudicada. Além disso, o solo grego era infértil, o que levou seu povo a desenvolver amplamente a subsistência através de suas costas e mar. Pelo mar, então, suas diversas regiões internas entravam em contato, facilitando simultaneamente o estabelecimento de vínculos com outros povos.
No que concerne a questão populacional, os gregos acreditavam serem descendentes diretos de Heleno, filho de Deucalião, que conseguira escapar a um dilúvio provocado por Júpiter, pai dos deuses. Daí a proximidade dos gregos com esse lado mítico. Vale lembrar que a Grécia é conhecida pelo nome de Hélada e os seus habitantes de helenos.
Pode-se dividir a história grega em cinco períodos:
. A civilização micênica, que tem esse nome em virtude da importância para essa época da cidade de Micenas. É a época dos primeiros gregos, os aqueus.
. Os tempos homéricos, que tem como maior expoente Homero, um dos maiores aedos ou cantor da poesia épica grega que narrava as guerras, seus heróis e a influência das divindades.
. O período arcaico: época em que o desenvolvimento da economia mercantil e alterações sociais e políticas levam ao aparecimento das cidades-Estados (póleis).
. O período clássico, onde ocorre o impulso das artes, da literatura e da filosofia. Época dos sofistas (verdadeiros mercadores da "verdade", tidos como desonestos), de Sócrates, Platão e Aristóteles.
. O período helenístico, onde ocorre o início de uma profunda decadência política na Grécia, provocada, primeiro, pela expansão do Império Macedônico e, depois, pela ascensão do Império Romano.

Vimos que ocorreu a superação da percepção mítica através da elaboração do saber racional.

Péricles, famoso na oratória grega, faz um belo discurso sobre a democracia grega, onde destacamos a expressão dos valores democráticos e a importância do debate contínuo como forma de solução dos assuntos públicos.

A Filosofia defende que "da discussão [debate] nasce a luz". Assim, latente o vínculo entre Filosofia e Educação ou paidéia.