"Na verdade há duas atitudes frente ao desconhecido
Uma é aceitar as afirmações que dizem conhecer ,
baseada em livros, mistérios outras fontes de inspiração
.A outra consiste ir em buca por si mesmo ,
e é o caminho da ciência e da filosofia".
Bertrand Russell
(1871-1970)

Dedicatória:

Dedico esta obra à professora que me orientou com muita paciência e dedicação, à minha mãe que me compreende pelos momentos que me dedico à escola, a minha que sempre me apoiou e ao meu avô José Dias que me deu apoio financeiro e ao meu amor Fernando da Silva Sisto que me ajuda nas horas amargas e nas horas felizes.


Índice
1.0) Introdução

2.0) Fundamentação teórica

3.0)Delimitação da área


4.0) Procedimento Metodológico

5.0)Objetivo Geral


6.0) Objetivo Específico

7.0)Justificativa


8.0)Cronograma


9.0)Público-alvo


10.0)Recursos necessários


101)Critérios para utilização dos recursos


11.0) Avaliação


12.0) Referencias bibliográficas





































1.0)Introdução :
Nesse trabalho de trabalho tem como origem a busca de encontrar um caminho para ensinar aos alunos que desperte o seu interesse .Pois só aprende o que se interessa .
Baseando-se que segundo Paulo Freire que o interesse vêm do conhecimento ser contextualizado e significativo.
Para a pesquisadora compreender o que é contextualizado e significativo procurou perceber como o jovem encara e vivencia a realidade.
Foram utilizados na sua busca obras de Psicologia do adolescente, ciência e biologia.
Na fase da adolescência os jovens apresentam muitas dificuldades como a busca de sua identidade e contradições pois às vezes se sente ainda criança outras vezes adulto.
Na psique apresentam desenvolvimento social como a descoberta da sexualidade, formação de grupinhos como punk e rip-rop
Enquanto na aprendizagem significativa ocorre a descoberta do raciocínio cientifico.
Na psique apresentam desenvolvimento social como a descoberta da sexualidade , do raciocínio cientifico.
No plano físico ocorre o desenvolvimento do corpo, como o aparecimento dos pêlos pubianos, mamilos crescem , a voz engrossa nos meninos por causa do hormônio testosterona.
No plano social ocorre discriminação contra seus colegas homossexuais , com apelidos depreciativos como bichona , veadão .
Como destaca Vygotsky o homem tem um duplo papel , o adolescente é um homem . Sendo assim tem um papel social e é um ser vivo faz parte do meio ambiente
E por isso sofrem as conseqüências do desequilíbrio do meio ambiente como o efeito estufa
E algumas de seu dia -dia mais papéis na sala de aula, carteira riscada com canetas e lápis que são problemas ambientais e de qualidade de vida .
A LDB de 9394/96 permite que a aula seja de acordo com a realidade
A ciência não deve ser dogmática e para conscientizar os alunos é necessário diversas fontes de informações , com o uso de livros didáticos e paradidáticos.
Dentro dos métodos de ensino de didática do PCN de Ciências Naturais foi escolhido o de projeto pois estava mais de acordo de alcançar os objetivos dessa prática pedagógica .
A importância desse projeto é demonstrar ao aluno que a aprendizagem não é mecânica foi tentar unir o desejo de despertar o interesse dos alunos , com o desenvolvimento de conteúdos pertinentes que alcancem o objetivos esperados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais .
A aprendizagem não deve ser feita para alguns eleitos é para todos que sejam curiosos.
Dentro da temática da adolescência , será discutido o tema levantando questões sobre os fenômenos inseridos na vida do adolescente .Como gravidez,drogas lícidas e ilícitas),formação do corpo do adolescente e o meio em que vivem ,com os problemas gerados pelo uso da tecnologia que estão atingindo ao seu cotidiano (lixo urbano ,poluição sonora e visu-al ).
No fenômeno das drogas levantar levantar um leque de perguntas que devem levar o aluno posição crítica e reflexiva sobre o assunto .Tem que demonstrar ao aluno que seu conhecimento é insuficiente para que desperte a necessidade de preencher esses vazios com as bases fornecidas pela Ciência e a sede do saber mais. Como diz Platão do doxa opinião para episteme ciência.
Por exemplo , o professor deve perguntar para a classe``Muitos comerciais associam a riqueza, o sucesso e o prestígio ao uso de determinada marca de cigarros ou de bebidas . Ou você acha que fumando cigarros de tal marca ou bebendo a cerveja x chegará a ter um iate ou um luxuoso carro importado e estará cercado de top modelos? Justifique sua resposta .
" O consumo de medicamentos 'para emagrecer ' , 'para dormir' e de calmantes ", na sociedade atual, é usar drogas ? E o uso de estimulantes para a memória? São drogas, justifique a sua resposta.
" O uso de drogas é algo que só pertence a sociedade ocidental contemporânea ? Justifique a sua resposta. Se sua resposta for negativa da onde que ela veio ? "
" As drogas ilegais levam a morte ou podem levar ou podem levar ?Somente estas as legais ou podem levar ? Somente estas ,as legais não ? Justifique -a sua resposta.
"O uso de drogas deixa a pessoa agressiva , vadia , preguiçosa ou isolada ? E como deixou grandes expoentes na literatura como Manuel Bandeira e na pintura de Van Gogh ? Justifique sua resposta ".
" As drogas viciam? Tornam seus usuários dependentes? Justifique sua resposta. A problematizarão aproxima-se do conhecimento filosófico , científico não é a posse da verdade mas a sua busca.
Veja o texto abaixo:
A pior droga é a desinformação .
Não vemos as coisas como ela são , nós as vemos como nós somos , diz o Talmude , coleção de interpretações dos rabinos para as leis de Moisés .
Tais palavras , vinda do fundo dos tempos , se ampliam na medida para algumas das mais freqüências confusões que muita gente faz em relação as drogas . Uma delas é dizer que o álcool ou a maconha , ou qualquer outra droga legal ou ilegal , deixa a pessoa agressiva , ou violenta ou vadia ou preguiçosa ou isolada .
Agressiva , violenta , vadia, preguiçosa ou isolada é a pessoa e com isso se torna capaz de elaborar hipóteses independentes da e a realidade e com isso se torna capaz de elaborar teorias hipotética-dedutiva(...)" (Piletti (1984) apud Lima(1968).
Aqui com muita mais razão , é a equipe que permite a discussão (reflexão falada), forçando os individuo á abstração ( raciocínio por proposições )de modo que o individuo adquira( por pressão social) coerência reflexiva.
Assim surge o pensamento científico , na sua ausência a ciência morre , pois a ciência é conhecimento racional ,sistemático exato e verificável do que denomina realidade. Constituindo artificialmente o universo real em mente .Mas não é definitiva , essa reconstituição , por isso necessária desenvolver esse pensamento senão a Ciência pararia. A descoberta e a compreensão de fatos quase levam a necessidade de descobrir fatos novos. E como o resultado das investigações depende do conhecimento já adquirir e de instrumentos capazes de aprofundar a observação , a ciência sempre se renovando , está sempre se transformando.
E não será alcançado um dos objetivos do Ensino Fundamental que é questionar a "...realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico , a criatividade , a instituição, a capacidade de analise crítica , selecionando procedimento e verificando sua adequação ".(PCN, 1996).

2.0) Fundamentação teórica
O pensamento operatório é a fase de operações abstratas ; conseguir já interiorizar as experiências vividas , o adolescente é capaz de distanciar -se da experiências , de tal forma que pode pensar por hipótese . Se atinge o nível de desenvolvimento da reflexão atinge tal estágio que torna possível o pensamento científico, matemático e filosófico.
Teoria do psicólogo e biólogo suíço Jean Piaget que também acrescenta refletir é desdobrar o pensamento, é te matizar e interiorizá- lo .E deve descobrir o alter ego ,um outro sujeito exterior a nós . Já a discussão é a sua exteriorização, nela deve ser preservada a autonomia entretanto não deve partir do pressuposto que não mudaremos de idéia , não haverá discussão .
Esse processo não se faz automaticamente , mas é necessário a aprendizagem . Se o adolescente não é estimulado a desenvolver a reflexão crítica , mas submetido à educação dogmática , é provável que muito dificilmente atinja níveis desejáveis .(Aranha et al ,1991)
``A puberdade , essa palavra vêm do latim pubertas (penugem,pelo) compreende a fase de 12 ? 13 anos de idade . É a fase essencialmente hormonal . Acompanha-nos desde os primórdios do ser humano .
A adolescência (do latim , ad-a , para - a , alescere crescer , crescer para ) em forma condensada é um processo psicológico , social de maturação , iniciada pela puberdade (11 aos 19 anos ) .
Apesar do nome ser criação recente , do inicio do século XX , a questão do jovem como ``problema existe há muito tempo na História Ocidental .
Pode-se encontrar escritos escritos de 4.000 anos atrás (...)´´
`` Do ponto de vista do mundo adulto , isto é , sistema ideológico dominante , o adolescente é um ser em desenvolvimento e em conflito . Atravessa uma crise que se origina basicamente em mudanças corporais , outros fatores pessoais e conflitos familiares . E finalmente , é considerado , ``maduro ou adulto , quando bem adaptado à estrutura da sociedade , ou seja , quando ele se torna mais uma engrenagem da máquina .´´
(Becker, 1989).
``O jovem não foi ainda moldado pelos dogmas e conceitos , considerados pelo mundo adulto como verdades inabaláveis , se rebela contra determinados valores , estigmas , preconceitos e contradições que lhe tentam impor .Essa passagem de simples espectador para uma outra ativa , questionadora .Que inclusive vai girar revisão , autocrítica , transformação ´´(Becker , 1989).

``Ele quer que consideramos o valor da idéia , perguntando o quanto ela importa .´´
www.paulofreire.org/escritos
<18/03/2008>
``Sua consciência mágica - ingênua para a consciência critica , favorecida de transformações sociais.´´
(op cit, 2008 )
Devia aproveitar para desenvolver a atitude questionadora do jovem desenvolver essa atitude crítica para transformações sociais .
O primeiro compromisso de se formarem cidadãos ativos e participarem na família , no trabalho ,na família , no trabalho e na vida cultural e política .
" educação é uma ato fundamentalmente político"(op cit ,2008)
Deve -se desenvolver a consciência ecológica e do papel da mulher na sociedade .
Os problemas do meio ambiente provocadas pela ação da humanidade desde a Revolução Industrial no século XVIII despertam a mesada de um confronto com a cultura , a diferença , crítica ,questionamento constentação e idéias ? novas e isso vem de encontro com a mentalidade do jovem adolescente.
Provocando a reversão , a auto -avaliação , a transformação da sociedade .
No Brasil a não ser recentemente e a muito curto , permitiu o confronto de forças opostas , a constentação criativa .Sempre houve a busca de preservar a tradição , a reprodução exata da vida
da vida dos pais , o " bom comportamental ". Quando o conflito era incontrolável ele ocorria num clima de culpa que impedia seu aproveitamentos .
Jean -Jacques Rousseau ( 1712-1778) pensador suíço objetivo da educação é a reconstrução de um homem social participante de uma sociedade racional que respeite a natureza.
" ... como se dependessem ,antes de tudo de mecanismo inatos e quase instintivos (...).Na realidade o papel dos fatores sociais . No duplo sentido de socialização e transmissões culturais é bem mais importante (Piaget ,et al , 2003).
" Capaz de raciocinar corretamente sobre proposições em que não acreditava ou em que não acreditava capaz de inferir as conseqüências necessárias de verdade simplesmente possíveis o que constitui o inicio do pensamento hipotético dedutivo ou formal( Piaget et al ,2003).
' A habilidade para reproduzir é alcançar durante a adolescência (Persaud, 2004),crescimento sexual
primário e secundário ao considerar um fenômeno , em certo tempo ou a projeção mental de uma hipótese , ou a compreensão de um trecho de um texto é um pensamento , então a capacidade do sistema nervoso de armazenar memória pode ser considerada como a base da armazenagem .
As áreas cerebrais (motoras, pré- motoras , somestica , dedutiva , visual ) associadas são responsáveis pela" inteligência ,como memória , abstração , linguagem , comportamento moral , não dependem da associação dessas áreas sensoriais ,secundárias ,as quais são expoentes e avaliação das experiências sensoriais"( Lerner,1982).
Nessas zonas " a substância branca subjacente ao córtex cerebral é constituída , principalmente , de fibras mielinizadas que se estendem a várias derivações .Algumas dessas fibras de projeção ,que põem em conexão o córtex com os centros subcorticais e podem ser aferentes ou eferentes .``
(Lerner ,1982)
Nessa região que "o homem como ser pensante , sujeito e objeto , processo e produto do trabalho , é o agente social , material e intelectual capaz de analisar , compreender e contribuir para transformar a realidade ´´(...)
(Lopes et al , 1995)
3.0)Delimitação da área
Dentro da área de formação no curso de Ciências Biológicas , é bastante pertinente porque desenvolve importantes conteúdos do Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como consciência da cidadania como um ser ativo , reflexivo e crítico .
Perceber que pertence num mundo que é o meio ambiente e ser consciente com o seu próprio corpo (Sexualidade)
Englobando o eixo temático : Vida & Ambiente no Ensino Fundamental e no Ensino Médio dois temas estruturados do ensino de biologia , primeiro a Interação entre os seres vivos das aulas de ciências e biologia .
4.0)Procedimento Metodológico
Ao iniciar o seu desenvolvimento partiu-se a pesquisadora aos primórdios do desenvolvimento do ensino para ver o que ela desejava que acontecesse no projeto.
Ao passar o o olhar a pesquisadora no decorrer da História das idéias pedagógicas , se deteve na Grécia Antiga.
Com Aristóteles (384-322 a.C)filósofo da Grécia Antiga, que lançou as bases que determinou o ensino tradicional , pregava a excessiva memorização .
O seu método catequético aqui será desvalorizado pela pesquisa , pois como indica a etimologia da palavra Katechein do grego `` fazer eco ´´ técnicas de perguntas e respostas mata o pensamento científico.
O pensamento de Aristóteles foi muitas vezes retomado no decorrer da história nacional percebe a sua influencia na abordagem tradicional , mas ele é ruim no processo de formação da mente de um cidadão crítico e reflexivo e mata o pensamento científico que pretende ser que desenvolvido. Mas a sua influência muito forte no Brasil até a palavra ensinar , segundo o conceito etimológico , do latim signares é "colocar dentro, gravar no espírito ".
O conhecimento de Sócrates não é livresco como não pode ser o ensino de Ciências , mas vivo e em processo de se fazer .
Crítica o saber dogmático , não crendo que o detentor do saber .A ciência é assim também não é a verdade ,é apenas o método da busca do conhecimento e nos livros estão armazenados o que até hoje é reconhecido . O filósofo grego ao despertar as consciências adormecidas , não é o farol que ilumina , mas o caminho novo de ser construído pela discussão ,que é intersubjetiva , pela busca criativa das soluções .Assim também deve ser ministrado o ensino de Ciências.
Com Sócrates (470-399 .C) a pesquisadora aprendeu em não acreditar que o saber não é algo que o professor transmite ao aluno que apreende . Conhecer é um ato que se dá no interior da pessoa.
A função do mestre, segundo Sócrates , é apenas ajudar o discípulo a descobrir por si mesmo , e o diálogo que abre esse caminho.
O método Socrático , chamado ironia , divide em duas etapas . A primeira a refutação e a segunda maiêutica.
Na fase de refutação , Sócrates levantava objeções sobre algum discurso que julgava ser a verdade . De objeção em objeção o aluno ia tentando responder às suas dúvidas . Contradizendo cada vez mais a sua ignorância e se dizia incapaz de definir o que até então pouco dizia conhecer tão bem .Ao perceber a própria ignorância é o primeiro do caminho da verdade .
Aqui se assemelha com o projeto . Levantar-se a um fenômeno ,por exemplo.
``O álcool é muito menos prejudicial que a maconha por isso a última tem a sua venda
proibida.´´
Tendo o discípulo tomado consciência que nada sabia ,Sócrates induz o discípulo para a segunda etapa do seu método , é denominado maiêutica .
Esse trabalho comparava o filósofo ``ao trabalho de sua mãe que era parteira ,pois da mesma forma que ela ajudava as mulheres à dar a luz à seus filhos ,ele ajudava seus discípulos à dar a luz as idéias . Daí vêm o nome que atribuí ao seu método ,pois em grego , a palavra maiêutica designa o trabalho da parteira ´´.(Hart,2004).
A função do mestre, segundo Sócrates , é apenas ajudar o discípulo a descobrir por si mesmo , e o diálogo que abre esse caminho.
O pensamento de Aristóteles foi muitas vezes retomado no decorrer da história nacional percebe a sua influencia na abordagem tradicional , mas ele é ruim no processo de formação da mente de um cidadão crítico e reflexivo e mata o pensamento científico que pretende ser que desenvolvido. Mas a sua influência muito forte no Brasil até a palavra ensinar , segundo o conceito etimológico , do latim signares é "colocar dentro, gravar no espirito ".
Fenômeno é ``qualquer modificação operada nos corpos pela ação dos agentes físicos ou químicos e biológicos´´(Aurélio ,2000)
Os fenômenos biológicos são os que mais vai se ater esse projeto de prática pedagógica que são os que se relacionam com as atividades dos seres vivos .Como por exemplo:
O da gravidez, resultado do encontro do ovócito com o espermatozóide dá origem a um embrião .E deste à um novo indivíduo .
Primeiramente , refletir-se sobre o fenômeno . A palavra deriva do latim , reflelectere , que significa retroceder voltar atrás ." Refletir é retomar o próprio pensamento ,voltar para si mesmo e colocar em questão o que já conhece" ( Aranha et al ,1991).
A reflexão realizada será filosófica, assim como Derminal Saviani orienta :
" Radical: Em primeiro lugar , exige que o problema seja colocado em termos radicais entendida esta palavra no seu sentido mais próximo e imediato . Quer dizer é preciso que se vá até as raízes da questão , até seus fundamentos .Em outras palavras , exige-se que se opera uma reflexão em profundidade.
Rigorosa : Em segundo lugar e como que se possa garantir a primeira exigência ,deve -se proceder com rigor , ou seja , criticamente , segundo métodos determinados , colocando em questões da sabedoria popular e as generalizações que a ciência pode ensejar .
De conjunto : Em terceiro lugar , o problema não pode ser examinado de modo parcial ,relacionando -se o aspecto em questão com os demais aspectos em que está inserido."
( Aranha et al (1991) apud Saviani )
Assim se destaca o dialogo,mediada pelos professores das situações problematizadoras.
O método científico envolve algumas etapas que serão analisadas a partir do texto sobre Galileu Galilei.
..." em 1609 ,Galileu Galilei recebeu a notícia de que um holandês tinha inventado um instrumento para ver mais longe . A partir desse invento , ele faz a sua primeira luneta. Só que não se satisfaz com o resultado queria observar os astros com aquela luneta tinha pouco alcance . Aperfeiçoou -a e criou o telescópio. Agora poderia ver os astros com maior nitidez .
Observando pelo telescópio , ele percebeu que havia sombras na lua e em vários astros .Na é poca acreditava-se que todos os astros tinham luz própria . Suas observações contrariavam as crenças de então , pois não poderia haver sombras se a luz viesse do próprio astro .
Continuando a sua observação , ela descobriu milhares de astros impossíveis a serem melhorados a olhos nu. Até então se acreditava que o número de astros era limitado e que eles tinham sido criado por Deus para tornarem as noites mais bonitas para os homens .Suas observações demonstraram que aqueles milhares de astros existiam apesar de os homens não perceberem .Portanto não tinham sido criados para o prazer dos homens.
Depois de muitos cálculos matemáticos ,ele conclui que tem provas definitivas para demonstrar que aia principal de Copérnico .Ou seja, o Sol está no centro do Universo."(Martins, S.)
O método para desenvolver o projeto ,tem como base o método de redescoberta, a pesquisadora orientando os passos dos alunos .
Primeiramente Galileu observa , achando os olho nu , pouco amplia a sua capacidade de observação através do uso de técnicas , primeiramente através da luneta e depois o telescópio . O aluno no projeto assim como o físico anotará os detalhes do fenômeno observado , buscando aquilo que se pretende encontrar , segundo o PCN,1996.
Colheu dados percebeu sombras na lua , milhares de astros , assim o aluno ampliará o máximo a sua coleta de informações através da leitura , entrevistas , excursão, estudo do meio , material de divulgação científica ,material didático , material paradidático , artigos de jornais , revistas , folhetos de campanhas de saúde , textos da mídia informatizados , etc...Muitos são contraditórios ,requer habilidades e conseguintes diferentes para a sua leitura .
Esse processo ocorre na construção da História do pensamento cientifico" toda a história da astronomia é a das concentrações sucessivas das quais foi precisa que se libertasse desde a época em que os corpos celestes seguiam os homens ( a estrela dos reis magos ,etc) até Copérnico e Newton , que acreditavam universais nossos relógios e nossos metros." E este é um exemplo apenas . Ora, o sujeito não chega a descentrar senão as modernas em primeiro lugar suas ações sob as espécies de estruturas operatórias cada vez mais compreensivas .Somente o objeto , que não é em primeiro lugar conhecido senão por meio das ações do sujeito , deve ser reconstituído e tornar-se por isto um limite do qual se procura aproximar indefinidamente , mas sem jamais o atingir : a segunda condição da objetividade é portanto a da reconstrução por aproximações , donde uma série de novas coordenações , entre os estados sucessivos de um mesmo objeto assim como entre os objetos , o que equivale a elaboração de princípios de conservação e de sistemas causais ´´(Piaget , 1978)
Vale destacar nesta parte do trabalho o limite da Ciência antes que a luneta se via de uma forma com telescópio de outra .
Nega a crença popular e dogmas da igreja demonstrado que o método da ciência é um caminho seguro para chegar nos mistérios do conhecimento . ``Até então se acreditava e que eles tenham sido criados por Deus para tornar as noites mais bonitas para os homens ´´(op cit, p 118)
Percebe o uso da matemática , Galileu fez inúmeros cálculos . O polonês Copérnico lançou uma hipótese para explicar o movimento da Terra , ao explicar a regularidade desse fenômeno chamada lei .
Quando consegue as provas definitivas forma uma teoria , no caso a teoria heliocêntrica derrubado para a Geocêntrica de Ptolomeu .
Depois de muitos cálculos matemáticos ,ele conclui que tem provas definitivas para demonstrar que Copérnico está certo , ou seja , o heliocentrismo que está correto .
Esse processo ocorre na construção da História do pensamento cientifico" toda a história da astronomia é a das concentrações sucessivas das quais foi precisa que se libertasse desde a época em que os corpos celestes seguiam os homens ( a estrela dos reis magos ,etc) até Copérnico e Newton , que acreditavam universais nossos relógios e nossos metros." E este é um exemplo apenas . Ora, o sujeito não chega a descentrar senão as modernas em primeiro lugar suas ações sob as espécies de estruturas operatórias cada vez mais compreensivas .Somente o objeto , que não é em primeiro lugar conhecido senão por meio das ações do sujeito , deve ser reconstituído e tornar-se por isto um limite do qual se procura aproximar indefinidamente , mas sem jamais o atingir : a segunda condição da objetividade é portanto a da reconstrução por aproximações , donde uma série de novas coordenações , entre os estados sucessivos de um mesmo objeto assim como entre os objetos , o que equivale a elaboração de princípios de conservação e de sistemas causais ´´(Piaget , 1978)
Para comprovar a lei realiza uma experimentação , o professor , com a participação dos alunos reside em observar e acompanhar os resultados .Não existe experimentação que não deu certo .
Caso entre alguma variável que contraria deve discutir pera descobrir a causa .Quando os alunos trazerem idéias novas , deve colocá-los em prática sempre que foi possível quando não justifique-se.
Reunião e organização de dados que podem se qualitativos ( informações e dados ) e quantitativos ( gráficos e tabelas ) .
Ao sistematizar o conhecimento deve organizar com a classe , o resultado , deve organizar com a classe , o resultado final deve organizar num fichário .
Por meio da síntese ( textos-síntese , relatório que agreguem , uma quantidade expressa de todas as informações .
Na execução do projeto o professor deve ter consciência que a explicação cientifica são referencia aos alunos para que busque as reinterpretações aos temas em estudo ( desenvolvimento físico ,DSTs ) num processo contínuo de confronto entre diferentes idéias ( puritanismo X liberdade sexual ) num processo contínuo de confronto entre diferentes idéias , ao guiá-lo nessa incrível busca de confronto de dados necessários para as suposições pré-estabelecidas .
A construção do conhecimento é feita por meio desse diálogo " pois o movimento da consciência que abrindo -se para a infinitude vence inteiramente as fronteiras da finitude e, imensamente busca reencontrar-se além de si mesma ( Freire ,1981).
Aristóteles no seu livro Organon (Instrumento ) não usou a palavra lógica Proposição é a representação lógica do juízo , aproxima-se do fenômeno .Ao levantar uma hipótese ,estas são operações intransponíveis de classes ,de relações , etc.
Dois raciocínios são desmembrados , a dedução é uma inferência que vai dos princípios para uma conseqüência logicamente necessária.
Já a indução é uma argumentação em que a partir das premissas concluem uma verdade universal.
A indução apesar de menos rigorosa está alicerçada na probabilidade . Este é o raciocino da descoberta pode significar novas formas de compreender o mundo ,é o que fecunda a ciência experimental.
Paulo Freire fala que a aprendizagem deve ser significativa para ser verdadeira mas não é ele que surge a idéia é com João Amos Comenius (1592-1670) na sua Didática Magna de 1632 escreve :
"... 2.Mostrar a utilidade específica do conhecimento transmitido e a sua aplicação na sua vida diária (Haidt, 2004).
" John Dewey , professor de Filosofia e de Psicologia na Universidade de Chicago (1894) criou " uma escola de laboratório " para crianças na qual pôs em prática suas técnicas educativas .Em vez do clima autoritário tradicional , introduziu o compromisso livre e a democracia .A criança não vem para a escola para enfrentar no seu meio ambiente. O professor é um guia, que o aconselha e o ajuda , como um colega mais experiente.
Dewey procura fazer com que a criança atue em vez de ouvir, que faça seus próprios experimentos ,em vez de aceitar sem espírito crítico as informações recebidas "(Piletti ,1984).
O método psicogenético fundamenta esse projeto de prática com suas idéias principais .
" O aluno é o agente e o professor um orientador
Mantém os alunos permanentemente ocupados durante a aula ,fazendo -os refletir sobre o problema proposto .
Não existe o problema de manter o aluno atento. A atividade do aluno garante esta condição . O interesse suscitado pelo tema e o impulso investigador iniciado em aula podem estender-se ,indefinidamente, fora da classe levando o aluno á pesquisa e à reflexão espontânea .
Nenhum elemento é dado inteiramente elaborado , ao aluno , na convicção que a aprendizagem só se realiza , realmente , quando o aluno elabora seu conhecimento.
Parte de uma situação ? problema ( desafio ) seguida de uma investigação pessoal ou em grupo orientado pelo professor .
Os próprios alunos descobrem novas formas de resolver os problemas por vezes engenhosamente originais".( Pilleti ,1984).
A reunião dos dados deve trazer a idéia do método pedagógico de Paulo Freire" apenas pensa e prática um método pedagógico que procura dar ao homem a oportunidade de se descobrindo , manifestando-se configura-se método de conscientização ". ( Freire ,1981).
Acreditava na reflexão crítica como transformação .Não deve jamais o Ensino de Ciências Naturais ser dogmático senão morre a ciência.
No iluminismo John Locke (1632-1704) retoma as idéias de Aristóteles,fundando a moderna educação inglesa.
``A crítica do inatismo ,realizada por Locke, levou-o a conceber a alma humana ,no momento do nascimento como uma `tábua rasa´, uma espécie de papel em branco ,na qual inicialmente nada se encontra escrito .``Chega ,então , à conclusão de que , se o homem adulto possui conhecimento ,se sua alma é um `papel impresso´, outros deverão ser os conteúdos ,as idéias provenientes toda da experiência´´(Locke, 1978)
Para este filósofo inglês que a mente do recém - nascido era um espaço vazio e que seu conteúdo as imagens , sensações e idéias tenha como fontes as impressões sensoriais do mundo obtidas através da percepção.
Ressalta a importância da memória ,como empirista que é , a formulação das idéias provem da associações que constituem a base da recordação .
Vale destacar em relevo a falha da sua idéia que o homem é em grande parte , é do que se torne ciente , a maneira que interprete o que vê e ouve.
Na abordagem temática nesse trabalho não concorda com John Locke não vê o estudante como tábua rasa; passivo frente a realidade que o cerca.
Immanuel Kant (1724-1804) , pertence ao Aufklärung (iluminismo ) da Alemanha , sempre foi encantado pela mecânica de Isaac Newton desde jovem procura explicar a origem acerca do nosso conhecimento .
Na sua obra Crítica da Razão Pura , Immanuel Kant coloca a razão num tribunal para julgar o que pode ser conhecido de verdade e que tipo de conhecimento não tem fundamento . O mesmo cuidado que deverá ter ao desenvolver o pensamento científico dos alunos .
Não concorda com os empiristas que todo o conhecimento vem dos sentidos e discorda dos racionalistas que tudo o quanto se pensa vêm do homem , o conhecimento deve constar de juízos universais da mesma forma que provém da experiência sensível .
Exemplificando , quando o adolescente observa o mundo e afirma ``isto existe ?´´, ``é isto´´ ou ``tal coisa é causa de outra ´´, temos de um lado fenômenos que percebemos pelos sentidos , ou seja , a priori . Entretanto algo escapa aos sentidos , isto é , a casualidade , de existência. Essas categorias não são dadas pela experiência , ou seja, a posterior ,mas são postas pelo próprio sujeito cognoscente.
Tomar cuidado para não levar as últimas conseqüências o papel da `` razão de descobrir as relações constantes e necessárias entre os fenômenos ,ou seja, as leis invariáveis que a regem . Daí deriva o determinismo (...) (Aranha , et al 1991), de August Comte (179-1857) como muitos homens de seu tempo e de hoje encantados pelo mundo revelado a partir da segunda metade do século XVIII da Revolução Industrial ,demonstrando a eficácia do novo saber inaugurada pela ciência do iluminismo .E hoje com a engenharia genética que promete a cura de várias doenças incuráveis como mosaicismo e mortais como a Aids .
E a ciência trouxe com o apoio financeiro e ideológico da burguesia os problemas ambientais, o ensino de ciência deve trazer a luz dos alunos que é responsabilidade de todos a proteção da natureza ," a melhoria da qualidade do meio ambiente e da qualidade de vida das comunidades compõe a lista dos temas de relevância internacional "(PCN- Temas transversais -Meio ambiente & Saúde ,1997)
Todos tem responsabilidade com os problemas ambientais , pequenas atitudes podem conseguir grandes resultados no nosso dia-a- dia e discutir situações da sociedade contemporânea como consumismo e problemas da nossa própria comunidade Zoológico de Fernandópolis, ruas mal asfaltadas.
..." o caráter revolucionário da filosofia hegeliana (...) consiste precisamente em que põe fim de uma vez para sempre ao caráter definitivo de todos os resultados do pensamento e da atividade humana 'Para Hegel ( 1770-1831) , a verdade que era preciso reconhecer na filosofia não era uma coleção de principio dogmáticos bem- acabados que , uma vez descobertos , apenas nos resta aprender de cor , a verdade residia doravante no próprio conhecimento , no longo do desenvolviment6o histórico da ciência que sobe dos graus inferiores a graus cada vez mais elevados do saber, sem nunca chegar numa pretensa verdade absoluta , ao ponto em que nada mais lhe resta a fazer senão permanecer de braços cruzados a contemplar de boca aberta a verdade absoluta a que se chegou "( Aranha et al (1991) apud L.F Engels ).
Após a segunda metade do século XIX, o proletariado percebe que apesar de toda a riqueza tecnologia não participa dela .
Na Alemanha é que surge a sua ideologia , onde o capitalismo cada vez mais emergente e por outro lado traços da Idade Média ainda presentes pois estava dividida em diversos Estados, pois O Manifesto Comunista é de 1848 e só foi unificada em 1871.
O materialismo dialético parte da consideração de que os fenômenos materiais são processos .No materialismo histórico é aplicação desses mesmos na história .
As relações fundamentais de toda sociedade humana são as relações de produção que demonstram a forma pela qual o homem se organizam através da divisão do trabalho social .
Na vida econômica que surge a alienação, o produto á sua vontade , á sua consciência e ao seu controle , e o seu produtor surge como um poder separado do produtor já não mais se reconhece no que se produz .O produto surge como um poder separado do produtor ,como uma realidade soberana e tirânica que o domina e ameaça . A esse processo Marx chama fetichismo da mercadoria "(Aranha et al ,1991).
É importante que perceba o consumismo na sua raiz do problema e as conseqüências no meio ambiente , por exemplo , só os folhetos de propagandas de produtos quantas árvores foram derrubadas .
Mas notar o alcance deve perceber as conseqüências para si , para o homem inserido no meio ambiente e a ideologia que os homens não percebam a replicação e não reajam prontamente á exploração.
Os dois pensadores que fundamentaram a idéia do materialismo dialético para compreender a forma que a sociedade está fundamentada foram Friedrich Engels (1820-1895) e Karl Marx (1818-1893).
A consciência no homem é dupla , ao mesmo tempo que é determinada , também reage , não é pura passividade . Por isso deve tomar consciência desse determinismo para se libertar ,as idéias são forças ativas.
A única forma de adquirir essa consciência libertadora é através da práxis " reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo (...) Desta forma , esta superação exige a inserção crítica dos oprimidos na realidade opressora , com que objetivando-a , simultaneamente atuam sobre ela" ( Freire ,1981). afirma o pedagogo pernambucano Paulo Freire(1921-1997) na sua obra Pedagogia do Oprimido .
E a forma de adquirir é através da orientação do professor".
Cristiam Baudelot e Roger Establet " demonstram que a chamada " demonstram que a chamada 'escola única ' não pode ser '´única numa sociedade de classes .A cultura é transmitida e elaborada não é uma só .Tudo o que se passa na escola é atravessado pela divisão da sociedade. A escola não é uma ilha de pureza , num muno povoado de conflitos .
Os fins da educação não são apenas diferentes mas opostos e até antagônicos (...).
È a divisão social do trabalho é responsável pelo insucesso escolar em nossa escola em massa da imensa maioria que inicia a escolaridade e não consegue prosseguir. A escola , o professor e o aluno não são os responsáveis mas as vítimas( Gadotti, 2004).
A realização do projeto consiste em etapas :
Inicialmente na primeira etapa a pesquisadora escreve uma frase na lousa dentro da temática proposta que é aceita pelas pessoas como verdade no cotidiano :
" Mulher menstruada não deve lavar a cabeça porque o sangue sobe para a cabeça"
Na segunda etapa d iga o que eles acham sobre a sentença, recolhem as informações num fichário .
Na terceira etapa a pesquisadora discute as respostas mas respeitando as opiniões e começa a realizar perguntas para lançar as dúvidas quanto a respostas e as curiosidades dos alunos.
4º etapa :Buscar a resposta por meio de fontes diversas e variadas.
5º etapa: coletar dados.
6º etapa Montar gráficos quanto possível
7 º etapa Realizar experimentos
8º Reunir os resultados em maquetes , textos , gravuras para enfeitar a sala e cartazes.
As gravuras realizadas são ilustrações retiradas das revistas , jornais ou livros .È um material simples e acessível.
Já o uso de cartazes são uma cartolina com ilustrações e uma mensagem .
Formarão os estudantes o mural didático é um conjunto de elementos subordinados ao tema proposto, dispostos harmoniosamente a fim de transmitir determinada mensagem .
Pode ser feito de papelão.
Para fixar os elementos pode usar percevejos, cola, fita adesiva ,etc.
Criar o professor para a discussão do tema abordado é uma coleção de folhas organizadas , uma coleção de folhas organizadas, uma encarde nação .Com um diálogo .
No final é uma amostra de materiais ,de objetos , ilustrações ,textos ,experimento , etc com a missão de transmissão de informações para toda escola e comunidade em feiras de Ciências.
5.0)Objetivo Geral
Aristóteles o define assim `` o importante é que todos os nossos atos tenhamos um fim definido que almejamos conseguir ... à maneira de argueiro que apontam para um alvo bem assimilado .´´(Haidt apud Aristóteles )
Este é o que será alcançado à longo prazo , no cumprimento do eixo temático e nos temas estruturadores do ensino de Biologia .
Como as dificuldades e as dificuldades e as contradições da adolescência podem contribuir para o seu auto-conhecimento e aprender fundamentos importantes da Biologia .
De uma forma descontraída como é gostoso aprender e presentes pois está a nível de todos (revistas , músicas , músicas e internet )
Trazer na realidade vivenciada pelos estudantes (o dia-a-dia vida do adolescente ).
``A única forma de reinventar a educação como dizia Paulo Freire é trazê ? la ao cotidiano do aluno do aluno do aluno , fazendo com que a vivência e as experiências do indivíduo façam parte da escola ) assim a educação será livre e comunitária .´´ (Brandão ,1982)
Da realidade concreta de seu dia-a -dia na escola , no lugar em que passeiam (Shopping, lanchonetes , sorveteria ), família e sociedade . Formulando-se problemas como anorexia , obesidade , alimentação inadequada e tratando de resolvê-lo baseando no conhecimento acumulado pela ciência utilizando seu pensamento lógico , a criatividade , a instituição , a capacidade crítica (é impossível a margem do conhecimento científico ), selecionando os procedimentos para a sua verificação .
A utilização dos recursos tecnológicos após a Revolução Industrial do século XVIII na Inglaterra , vêm trazendo vários benefícios na vida do jovem e da sociedade como em todo , eletrodomésticos, roupas , etc mas muitos malefícios como poluição sonora (discotecas ), poluição visual (burnes ).
Assim gerando uma postura reflexiva sobre o significado ético do capitalismo não uma mera descrição .
Consciência do mundo do trabalho , da forma que é dividido , de um lado os donos do capital, capitalista e o proletariado , que só tem a força de trabalho.
Perceber o seu corpo como um todo dinâmico ( Por exemplo, como anorexia nervosa inter-relacionado com o sistema digestório ) que interage com o meio (cultural ,social e afetivo).
Melhorando a auto-estima ao perceber que não tem nada demais as opções de gênero , os portadores de deficiência não tem razão para se sentirem inferiores e os outros os desprezarem suas diferenças se devem á problemas de genética.
Proteger a sua saúde com medidas preventivas ( Por exemplo lavar as verduras para não ter verminoses ) e coletiva (Por exemplo ,tirar os criadouros dos mosquitos da dengue ) e sexual (Por exemplo: gonorréia , Aids , etc) e perceber que nenhum homem é uma ilha ,como diz Aristóteles e perceber a sua relação com o meio ambiente, todos são parasitas humanos .
Conhecendo assim o próprio corpo, adotando hábitos saudáveis , como um dos ingredientes básicos de qualidade de vida humana.
Utilizando de diversas fontes de informação .
Ao, enxergar o seu corpo deve vê-lo como integrante e transformista (Marx ,1858), identificando seus elemento e que tem o papel de melhorar os problemas gerados pela industrialização da saúde coletiva.
Ao solucioná-los na sua vida de cidadão e nos termos desenvolvidos em aula por meio de diálogo e de decisões coletivas.
Ao solucioná-los na sua vida de cidadão e nos temas desenvolvidos em aula por meio de diálogo e de decisões coletivas .
Aprender as diferenças de sexo, gênero, crenças , diferenças de cultura .
Ampliando o conhecimento prévio (Piaget ,de forma articulada usando a lógica formal ( Aristóteles ) , Hegel ( a Idéia Absoluta é um só principio que se expressas pelo auto-conhecimento e nas diferenças manifestações das atividades humanas.
E significativa tendo um significado pequena ele, entender as mudanças do próprio corpo e mente ( Freire ).
Descontentes da filosofia educacional ,sociologia e do estudo sobre o desenvolvimento do aluno e de processos de aprendizagem ( Anan Freud e Piaget).
Como Henri Pestalozzi o ensino será baseado na observação direta e na participação ativa, que concebe para desenvolver o projeto.
O professor tem o papel de um guia, de orientá-los sugerindo -lhe úteis e auxiliá-lo quando necessário.
Marx na busca de relações contextuais , enquanto se perseguem soluções no desenvolvimento do fenômeno em sua história na visão do materialismo dialético.
Conhecer e compreender ,de modo integrado e sistemático , noções básicas relacionando com o meio ambiente.
Ver de forma crítica , para garantir um meio ambiente saudável e boa qualidade de vida.
Como a Leis e Diretrizes e bases de Educação 9394 de 1996 o aluno tem que ter uma noção básica de ciências para a sua formação como cidadão e integrado no mundo do trabalho.
" II ? a compreensão do ambiente natural e social (...)(PCN,1997)
6.0) Objetos específicos
O objetivo do método de projeto é proporcionar uma situação autentica de vivencia e experiência.
Estimulando a abstração e a criatividade .Desenvolvendo a capacidade de observação para melhor utilizar informações e instrumentos.
Valorizando a cooperação que é a melhor forma de solucionar problemas.
E o mais importante dar ao aluno para que comprove suas idéias, por meio de aplicabilidade das mesmas e o método experimental, é assim que surge a ciência.
Desenvolvendo a iniciativa , a auto- estima e a responsabilidade perante os problemas contemporâneos.
... " o pensamento é a base em que se assenta a aprendizagem .O pensamento é a maneira da inteligência manifestar-se . A inteligência por sua vez é um fenômeno biológico ,condicionamento
pela base neurônica do cérebro e do corpo interno , e sujeito do processo de maturação do organismo" (Piletti ,1984).
Consistindo em ser capaz de indagar , pesquisar, procurar alternativas, experimentar, analisar dialogar e compreender .Os grandes cientistas foram pessoas que procuram aprender e ensinar em todas as ciências.
''...O principio fundamental dos métodos ativos só se pode beneficiar com a História de Ciências e assim pode ser impresso compreender é inventar , ou reconstituir através da reinvenção , e será preciso curvar-se ante tais necessidades se o que se pretende para o futuro ,é molde indivíduos capazes de produzir ou de criar , e não apenas de repetir .(Gadotti, 2004)
O objetivo devem ser apresentados aos alunos pelo professor como norteadores da investigação que farão .
Dento da temática de Orientação sexual deve destacar " Reconhecer como determinações culturais as características socialmente atribuídas ao masculino e feminino , posicionando contra discriminações a eles associadas;
Identificar e expressar seus sentimentos e desejos , respeitando os sentimento e desejos do outro.
Proteger-se de relacionamento sexuais coercitivos ou exploradores(...);
Evitar contrair ou transmitir doenças sexualmente transmissíveis, inclusive o vírus da AIDS(...)
procurar orientação para a adoção de métodos contraceptivos (PCN -Pluralidade cultural e orientação sexual ? temas transversais,1996)
7.0)Justificativa :
A adolescência é uma fase povoada de conflitos , entretanto de grandes descobertas como a sexualidade , o pensamento científico , na busca de encontrar a própria identidade .
É uma fase de ampla que pode trabalhar nos diversos conteúdos da Biologia e de outras disciplinas.
''a adolescência pode ser uma fase construtiva do desenvolvimento humano e os conflitos entre as gerações pode ser enriquecedora para a sociedade '' (Comitê sobre a adolescência do grupo para o adiantamento da psiquiatria )
A didática deve levar em conta o procedimento adequado ao trabalho com adolescentes no seu contexto pois ela é um ser concreto .
Libânio cita David Ausubel que o fator isolado que mais influência aprendizagem e o que o aluno já conhece e o professor tem a obrigação de descobrir .
O estudante é um adolescente deve ter consciência que para compreender o mundo como ele deve ver nessa ótica e daí deve desdobrar tudo o que conhece e acredita (valores)
''As tentativas de oferecer educação sexual nas escolas publicas , quanto particular não tem mostrado bons resultados , em relação à contraceptivo e a prevenção de DSTs''(Rapaport,1997)
A dificuldade dos pais em abordarem esses temas e o seu reconhecimento como importante devido à preocupação com a gravidez entre adolescente e com o risco de contaminação pelo HIV.
As aulas de sexualidade no curso de Ciências Naturais está presa a anatomia e fisiologia do corpo humano .Não enxergando a real ansiedade e curiosidade das crianças ,pois esses adolescentes não é apenas o corpo biológico mas está imerso na cultura , relações afetivas e sociais .
A ciência surge da curiosidade de vários homens e mulheres , assim como essas crianças que chegam nos bancos escolares , são questões muito significativas para a subjetividade na medida em que se relacionam com o conhecimento das origens de cada um e com o desejo de saber .
A descoberta dessas respostas gera uma satisfação que contribui para o desejo de saber seja impulsionado ao longo da vida , como a vida do biólogo Charles Darwin e a não satisfação gera ansiedade e tensão como se vê nos rostos dos alunos nos bancos escolares .
E a educação construí para o próprio conhecimento de seu corpo e alma , levando uma vida sexual atual e no futuro
E perceber que como homem e mulher faz parte da natureza pertencendo as suas inter-relações e a interdependência de diversos elementos na constituição e manutenção da vida (PCN,1997)
Para alcançar uma real qualidade de vida deve buscar uma melhoria do meio ambiente , pois não dá para ter com o mau planejamento urbano, com as derrubadas da cana-de-açúcar e as conseqüências do efeito estufa.
" comportamentos ambientalmente corretos" serão aprendidos no dia -a- dia na escola com gestos de solidariedade , hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes, participando em pequenas negociações podem ser exemplos.(PCN,1997).
Trazer em aula para discussão e/ou "informações ,valores e procedimentos que são transmitidos á criança pelo que são transmitidos em casa" , como separar o lixo .
Temas da atualidade como a derrubada das madeiras de lei na Amazônia e o tráfico de animais silvestres "exigem uma permanente atualização ; e fazê-lo junto com os alunos representa excelente ocasião de ,simultaneamente e pela prática,desenvolvendo procedimentos ,elementos de pesquisa e sistematização de informação , medidas , constituirão qualitativas , apresentação e discussão dos resultados, etc"(PCN,1997). Como a questão do zoológico em Fernandópolis, ruas mal asfaltadas, terrenos abandonados.
Na parte de Ecologia quando se fala de meio ambiente traz a descontextualizada pois para os alunos compreender o termo deveria ver ao alcance dos seus olhos, pois para o jovem o seu e meio ambiente é mais amplo do que as interações dos fenômenos bióticos e abióticos em "que vive e se desenvolve ,trocando energia e interagindo com ele , sendo transformado e transformando-o." (PCN,1997). O ser humano é uma espécie da natureza ,com sua dinâmica físico-química e biológica mas que constrói um espaço sócio -cultural Interagindo com os elementos do seu meio ambiente, a humanidade provoca mudanças que se transformam no decorre da História (materialismo dialético)."E ao transformar o ambiente , o homem muda na própria visão a respeito da natureza e do modo em que vive"(PCN,1997).
8.0)Cronograma
Conteúdos necessários no tratamento do problema e disciplinas envolvidas :
Durante o ano letivo trabalhar o projeto para estimular o ensino ? aprendizagem dos conteúdos em serem desenvolvidos para o ensino de Ciências e de Biologia ; baseado no esquema:

1º Bimestre:
Conteúdo

Disciplinas Envolvidas

A adolescência: uma fase de mudanças
identidade
O sistema reprodutor
Parasitologia e saneamento básico
Homossexualidade
O sistema reprodutor
Sexualidade e DSTs
Consciência política
Desequilíbrios do meio ambiente.
Conflito entre pais e filhos Fisiologia Humana e Anatomia Humana
''
''
Parasitologia, Microbiologia e zoologia dos invertebrados
Fisiologia Humana e Anatomia Humana
História e Geografia
Ecologia
'?
''
2º Bimestre
O encontro com seu corpo Anorexia nervosa
Os parasitas dos alimentos
A importância dos alimentos( hábitos de higiene )
O sistema digestório (Diabetes mellitus , cárie )
O sistema respiratório e o o uso de drogas lícitas e licitas
Exercícios físicos ( hipertensão , problemas cardíacos)
A circulação(anemia)
Sistema imunológico(vacinas)
Sistema excretor ( consumo do álcool)
Fisiologia Humana e Anatomia Humana
Bioquímica















3º Bimestre
O encontro com o meio ambiente Halterofilismo( uso de anabolizantes )
Ossos
Músculos
Contato com o meio ambiente
Poluição visual(burnes) e sonora(som alto) Fisiologia Humana e Anatomia Humana
Bioquímica
4º Bimestre O encontro consigo mesmo
O SNC
As glândulas
O consumo das drogas

** Interdisciplinas :Química , Psicologia,sociologia ,Filosofia ,História , Geografia , Matemática , Língua Portuguesa , Língua Inglesa, Educação Física ,Antropologia , Medicina e Artes.
O conteúdo bimestral será dividido de acordo com aulas disponíveis ,para que consiga cumprir o cronograma mas que acompanhe o desenvolvimento dos estudantes revelados no decorrer do projeto .
9.0)Público -alvo
Aos alunos do Ensino Fundamental , dentro do eixo temático Vida e Ambiente , preferencialmente 6º e 7º série e no Ensino Médio 1ºColegial , dentro dos temas estruturais do ensino de Biologia ; o primeiro Interação entre seres vivos e o segundo da qualidade de vida das populações - saúde .
E os deficientes ao integrá-los e incluí-los no projeto , respeitando as suas dificuldades mas desenvolvendo a sua capacidade .
10.0)Recurso necessários:
Os recursos escolhidos foram despertar o interesse dos alunos.
Favorecendo o desenvolvimento da capacidade de observação
Aproximando -o da realidade visualizando a relação correta com o conteúdo de aprendizagem .
O aluno descobrindo informações e dados , ilustrando na sua mente e vida as noções
mais ilustradas .Descrevendo a experimentação .
Despertando por meio da relação professor-aluno , e mergulho nas leituras e não -mecanicamente memorizados, para despertar neles o mundo mágico da escrita, e a redescoberta na experimentação e a ciência.
E lembrar que o importante não é a qualidade um dos melhores textos filosóficos é a de Karl Marx e de apenas 2 paginas e meia. As teses de Auerbachita.
Recursos:
Humanos :Professor , Aluno ( colegas de outras classes )
Aluno(colegas de outra classes )
Pessoal escolar ( diretor , professores)
Comunidade ( pais , professores e autoridade ).

Materiais Do Ambiente : Natural (água , folha , pedra , etc)
Escola (quadro ,giz , cartazes )
Da Comunidade : ( biblioteca, indústria ,saneamento básico , aterro sanitário , etc.
Recursos auditivos : Cds
Recursos visuais: Projetos, cartazes , revistas , livro didático , livro paradidático , romances de jovem de critica social , gravuras , revistas
Recursos audiovisuais : Cinemas ,TV , filmes , DSTs

Observando , comparando ,descrevendo , narrando, desenhando e perguntando são recursos de busca do estudante e organizar informações sobre temas específicos , alvos de investigação pela classe.
São recursos a rede de idéias que confere significados ao tema , possa ser trabalhado pelo professor.
11.0) Avaliação
" Exercícios ideais são aqueles feitos para cada aluno , em função de seus problemas de linguagem particulares .Na impossibilidade disto , com um pouco de paciência a gente pode organizar exercícios adaptados especificamente as deficiências da classe , baseados nos desvios mais frequentes da maioria captados através de provas e não ficar somente presos aqueles adaptados que vêm do livro adotado " (Lopes et al ( 1995) apud Professor )
Ao trabalhar com o conteúdo deve usar um personagem imaginário para expor suas inseguranças Perceber que o aluno reconheça a qualidade de vida está ligada as condições de ligantes e saneamento básico. È o fechamento do projeto , é a reunião e organização dos da dos , interpretá-los , responder aos problemas inicialmente propostos articulando as soluções parciais encontradas do processo ( arquivo , fichário ) avaliar continuamente o desenvolvimento dos alunos .
Enquanto avaliação não é para identificar o erro , ( L. Erratum = andar sem rumo certo ) que na verdade é para sedimentar o conhecimento .
Para isso, o professor deve levar em consideração dos critérios básicos: a avaliação do seu trabalho por meio de respostas dos alunos .
Já que o conhecimento é uma construção humana é gradual , em que , a parir de um determinado conhecimento outros vão se somando pouco a pouco.
Cada aluno se apropriará do conhecimento conteúdos estudados de acordo com seu ritmo pessoal passando pelas etapas de assimilação e acomodação .Assim ele trabalha e reelabora as informações recebidas de forma progressiva e crescente , por isso deve considerar na avaliação .
Quando o aluno erra deve levar essas considerações em 2 pontos :
em primeiro lugar o que ele já assimilou e o que falta ele assimilar. E o professor verificar até onde atingiu para então modificar as ações pedagógicas a fim de melhor adequá-las para que haja aprendizagem efetiva e eficaz .
Esse tipo de avaliação constitui um importante fator de desenvolvimento mútuo , porque além de desenvolver a autocrítica tanto no professor, estimula ambos a encontrarem soluções para as dificuldades encontradas , tanto no aluno quanto no professor.
Lembrando o fato que a avaliação não é um fim mas um meio .
Ao selecionar situações de avaliação diversificada , correntes com o objetivo proposto instrumentos de avaliação .
Entendendo uma história, uma figura , um texto , ou trechos de textos , um problema ou experimento:
''As atividades procurar lembrar que: ''A leitura do mundo procede a leitura da palavra , daí que a posterior leitura desta não passa prescindir da continuidade da leitura daquela.(Freire, 1982)
" a compreensão do texto ao ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção entre o texto e o contexto" ( op cit)
"Já uma 'leitura' do mundo antes prévia e concomitante de chegar a leitura escrita .
" A sua leitura do real ,contudo não pode ser a repetição mecanicamente memorizada da nossa maneira de ler o real .Se assim fosse , estaríamos caindo no mesmo autoritarismo tão constantemente criticado neste contexto ( op cit,1982 ).
O trabalho e a avaliação será valorizado a criatividade ,salientando não a estética mas o '' o rearranjo de velhas fórmulas de pensamento divergentes , é criativo juntar as contribuições de pessoas diferentes para olhar a realidade de vários lados " (Almeida e et al ,2000).
" A comparação entre resultados de diferentes grupos de classe , acompanhados de conversa entre os alunos a seu respeito , dá ao professor as referencias sobre o conhecimento estabelecido sobre o aparelho ou sistema em estudo .
Os trabalhos serão a socialização da organização e a apresentação ao público interno e externo á classe . De acordo com o método de etapas propostas pela problematização do projeto como cartazes, seminários e experimentos ( feira de ciências).
Ao interpretar resultados da avaliação comparar com os resultados estabelecidos .
Utilizando dados de avaliação com os critérios estabelecidos (feedback).
Registrar os dados da avaliação , construindo gráficos para aplicá-los no planejamento e interpretá-los e' discussão de erros ' ( op cit).
" Assim, devem ser avaliados não só os alunos , mas o professor , o conteúdo desenvolvido, os recursos utilizados , os objetivos, a metodologia, etc".
12.0).Referencias Bibliográficas:
Aranha ,Maria Lúcia de e et al ,Filosofando ? Introdução á Filosofia, Editora Moderna,1991.
Barros, Carlos ,O corpo humano ? Projeto de Saúde , Editora Àtica ,1996.
Brandão , Carlos Rodrigues ? O que é educação , Editora Brasiliense , Coleção Primeiros Passos , 14 º edição , 1984.
Becker, Daniel, O que é a adolescência, Editora Brasiliense , Coleção Primeiros Passos , 7 º Edição ,1989
Costa,Cristina ,Os grilos da galera- As questões da adolescência de hoje , Editora Moderna , 2º edição , 1997.
Crescer ? Especial gravidez , editora Globo.
Descartes, René , Os Pensadores , Editora Abril, 1973.
Enciclopédia de Medicina Globo , volume 37
Época , nº. 439 ,16/10/2006 , editora globo
Freire ,Paulo ? A importância do ato de ler- em três artigos que se completam, Editora Cortez- Editora autores associados- Coleção Polêmica do nosso tempo,15 º edição, 1986.
Freire ,Paulo, Pedagogia do Oprimido, Edição Paz e Terra ,10ºEdição,1981.
Gadotti , Moacir ,História das idéias pedagógicas ,série educadão , editora ática ,2004.
Galileu , Lev/2006,nº. 175, editora Globo , Artigo de Fernando Clavatélida ,pg30
Haidt , Regina Célia Cazaux, Curso de Didática Geral, editora ática,2004
Jornal do aluno -São Paulo faz a escola .Editora especial da proposta curricular, fev./2008, p 37 .
Ghislase Frigo Silveira.
Laurence ,J.Biologia ,editora nova geração, 2007
Lerner, Berti Raquel , Introdução ao estudo de Fisiologia Humana , Edart, São Paulo ,7 º edição ,1982.
Lopes , Antônia Cosina et al , Repensando a didática , Editora Papirus, 10º edição,1995.
Martins ,História Martins , Editora FTD , s/d , volume 6.
PCN -Parâmetros Curriculares , meio ambiente e saúde ? Temas transversais , editora Ministério da Educação e Desporto , Brasília , 1997
PCN -Parâmetros Curriculares ,Ciências Naturais, volume 4 , editora Ministério da Educação e Desporto , Brasília 1996
PCN -Parâmetros Curriculares ,Pluralidade Cultural e Orientação Sexual,volume 10,
? Temas transversais , editora Ministério da Educação e Desporto , Brasília , 1997
PCN -Parâmetros Curriculares , Ensino Médio , editora Ministério da Educação , Brasília , 1999
Persaud , More , Embriologia Clínica , Editora Elsevier ,7 º Edição,2004.
Piaget, Vygotsky e Wallon ? Teorias psicogenéticas da educadão por autores , educação summus editorial, 19992
Piaget, Jean ,Os Pensadores, editora abril, 1973
Pisticelli , et al , Ciência Hoje na escola , volume II , sexualidade , desejo e cultura,2006
Sem autor, Dinâmicas da adolescência ? Aspectos biológicos , culturais e psicológicos , editora cultrix , 2 º Edição, 1968.
Rappaport , Clara ,Encarando a Adolescência, editora atica,1997
Veja , Edição 1633, ano 33 , nº 4 de 26 de julho 2000 p 127, artigo Juliana de Mari
Veja , Edição especial jovem , ano 36 , nº 18 de 13 de agosto 2003
Veja , Edição 1569 ano 33 , nº 30, de 26 de julho 2000