O termo desenvolvimento sustentável define as práticas de desenvolvimento que atendem às necessidades presentes sem comprometer as condições de sustentabilidade das gerações futuras.
A definição mais geral de Gestão Ambiental Sugere que a mesma seja um conjunto de ações que envolvem políticas públicas, o setor produtivo e a sociedade de forma a incentivar o uso racional e sustentável dos recursos ambientais.

É preciso implantar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) íntegro para perceber que a interação entre economia/natureza constitui em um relacionamento desequilibrado e lutar para mudar este quadro é urgente para as espécies vivas no planeta. Trazendo, benefícios para a empresa, fator de competitividade para a mesma, sua imagem perante a sociedade e os diferenciais. As considerações ambientais devem estar hoje definitiva e irreversivelmente integradas nas preocupações do empresário moderno.
A Gestão de Qualidade foca em 8 princípios, sendo eles, Foco no cliente; Liderança; Envolvimento das pessoas; Abordagem de Processo; Abordagem sistêmica à administração; Melhoria contínua; Decisões tomadas em base de fatos; Relacionamentos de mútuo benefício com fornecedores.
Tendo sempre consideração que o crescimento da empresa, não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça sociais, e que o desenvolvimento preocupa-se sim com a geração de riquezas, mas tem o objetivo de distribuí-las e de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração a qualidade ambiental do planeta.
Sistema de Gestão Ambiental é um processo voltado a resolver, abrandar e/ou prevenir os problemas de caráter ambiental, com o objetivo de desenvolvimento sustentável. Um SGA requer a formulação de diretrizes, definição de objetivos, coordenação de atividades e avaliação de resultados. Deve- se reconhecer que a gestão ambiental se encontra entre as mais altas prioridades da organização e estabelecer e manter comunicação com as partes interessadas, internas e externas. Determinar os requisitos legais aplicáveis e os aspectos ambientais associados às atividades, produtos ou serviços da organização. Desenvolver o comprometimento da administração e dos empregados no sentido da proteção ao meio ambiente, com uma clara definição de responsabilidades. Estimulando o planejamento ambiental ao longo do ciclo de vida do produto ou do processo, estabelecendo então, um processo que permita atingir os níveis de desempenho visados.

O SGA, segundo a definição ISO, é o conjunto formado pela estrutura organizacional, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos necessários para implantar e manter o gerenciamento ambiental. Qualquer organização empresarial ou interessados podem implantá-la. Todas com um só intuito, preservar o meio ambiente. Uma das maneiras mais usuais de iniciar uma gestão ambiental tem sido a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental A, série de normas ISO 14000 que visa alcançar três principais objetivos, uma abordagem comum a nível internacional no que diz respeito à gestão ambiental dos produtos; aumento de capacidade das empresas de alcançarem um desempenho ambiental e na medição de seus efeitos; e facilitar o comércio, eliminando as barreiras dos imperativos ecológicos.
 A Implantação deve coincidir com o Reconhecimento da comunidade nacional e internacional; Atender a legislação ambiental; Manter-se no “jogo” para fornecer para grandes empresas.
A sua Implantação também proporcionará economia para a empresa, através da redução do desperdício e do uso dos recursos naturais; 
Os produtos terão uma utilização mais segura, minimizando os desperdícios e aumentando a proteção ambiental, tendo como finalidade controlar os impactos sobre o meio ambiente. A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um SGA efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização. Melhorar continuamente as operações e negócios, objetivando conseguir um sistema de gestão ambiental efetivo. Tendo como benefícios redução de gastos através de uma maior eficiência, redução do desperdício, aumento da competitividade e participação no mercado, identificação dos problemas antes que eles causem maiores conseqüências. Em visão que impacto ambiental é qualquer mudança no ambiente, seja adversa ou benéfica, resultante das atividades, produtos e/ou serviços de uma organização. E agindo com uma política ambiental coerente, sendo ela, preocupada com a conservação do meio ambiente, e fazendo o comprometimento da empresa tendo uma postura ambiental correta e buscando sempre as melhorias continuas que nada mais são do que aperfeiçoar o Sistema de Gestão Ambiental para atingir melhorias no desempenho ambiental.

Visando esta implantação os resultados para agregar valor, aumento da eficiência e do lucro, sustentação da economia local e a prática do turismo responsável virão à tona.