Textos: Gênesis 2:9-10; Lucas 1:66 

Desenvolvimento:

O texto de Gênesis 2:9-10, é parte do contexto que narra sobre o nascimento de Moisés.

O texto de Lucas 1:66, é parte do contexto que narra sobre o nascimento de  João Batista.

A partir do tema e dos versículos bíblicos,aprendemos que:

  1. Nossos Filhos (as) – o maior presente/dádiva que recebemos de Deus: Porém, é um presente que não nos pertence, uma vez que não criamos eles para o mundo e sim para Deus.  Isto é parte imprescindível numa paternidade responsável.
  2. Nossos filhos (as) são nossos herdeiros (as): Uma paternidade responsável procura também, deixar uma herança para seus filhos. Nossos filhos (as) espirituais devem herdar de nós como discipuladores valores moral, ético e espiritual. Seja como um espelho para seus discípulos. Ensine-os principalmente exemplo.
  3. Nossos filhos (as) precisam de muito de seus pais: Precisam de amor, afeto, carinho, abraço, beijos, colo, cuidado, atenção, provisão, disciplina. Tudo isso temos que os pais (biológico ou espiritual ), fazem como investimento.  Lá na frente é que verão o resultado.
  4. Moisés era Hebreu e não Egípcio: Nossos filhos não são do mundo, mais sim de Deus. Eles precisam saber a que povo pertencem (ao povo de Deus ), e quem é o seu Deus. Eles têm uma identidade. De Moisés foi hebreia, apesar de ter sido criado na casa de faraó e no Egito.
  5. João Batista foi o que Deus quis que ele fosse: O que virá a ser esse menino? Os pais não sabem de nada sobre o que Deus tem preparado para seus filhos. Já ouviu a expressão: Inocente! Cabe aos pais: trazer ao mundo, discipular, instruir, disciplinar, educar. Filhos os homens fazem, mas sucessor é Deus quem escolhe! Por que Deus tem um propósito eles e através da vida deles.

PARA REFLETIR NA CÉLULA COM SEUS DISCÍPULOS (AS):

1- Seus filhos (as), caso os tenham, foram ou estão sendo ou foram criados para servir a Deus?

2- Você acha que os pais cristãos metodistas devem negociar com os filhos e os deixá-los escolher a que Deus desejam servir, uma vez que sabem as consequências disso?

Pr. Luiz Cláudio Teixeira Lima

Itaguaí, 18/10/2015