UMA INFINITA PARTE DE UM ASER

                       

 

       Uma vontade firme e enérgica vem de uma origem pessoal na alma de um grande caráter. Onde ela existe há vida, onde não existe há desânimo em potência e depressão desequilibrada.

       Conseguimos da vida aquilo que nela depositamos. O mundo tem para nós exatamente o que temos para ele. É um espelho que reflete as caretas de cada um. Quem dá cores ao mundo, recebe colorido, quem dá negrume recebe fumaça.

       Os homens fracos esperam as oportunidades, os fortes criam-nas. É preciso haver firme atividade mental, adestramento da mente para as grandes realizações.

       Todas as diferenças entre o homem e o grupo, o selvagem e o civilizado é devido ao modelar firme das formas mentais. Todos os múltiplos costumes e hábitos da humanidade são do princípio ao fim realizações do pensamento. Tudo o que o homem fez até hoje foi apenas transportar o pensamento para as formas. Todo o mecanismo de todas as gerações e anos subseqüentes proveio do esforço mental.

       Hoje temos fábricas e palácios, templos e lares, escolas e automóveis e dizer que tudo isto seria material pútrido se não fosse o espírito universal humano. O ente universal habitado em corpos, utilizando cérebro humano, plasmou nas vastas variedades de formas mais ou menos belas tão prodigamente contatadas pela atitude muda.

       No fundo de uma composição musical vocal ou instrumental, na beleza contrastante de um edifício, em todas as realizações do mundo, imprimidas em barro, modelado a ouro ou gravadas em mármore, predomina a gigante potência de um espírito de mente viva.

       A literatura – produto da imaginação de seus autores, escrita em livros ou gravadas no ar, impressionam o mundo pela quantidade e qualidade tão espantosa em variedade. É um dos monumentos mais firmes e seguros de todo o pensamento humano.

       A civilização em tudo o que o nome implica  a sua origem, permanece constante e direta e esquisitamente no produto da mente. Todas as instituições terrenas essenciais para a manutenção e permanência e não extinção da raça, têm sua origem na mente, produto do espírito que assume formas naturais em conseqüência do mais profundo conhecimento de imensas e milhares de gerações e anos para expressar o produto vertical e horizontal do infinito ser que foi, que é e que será sempre um ser supremo – DEUS.