Quais os critérios para uma boa escolha? (Os princípios aqui descritos podem ser adotados para qualquer tipo de equipe.)

São muitos os critérios e detalhes a se observar para que a equipe pastoral seja excelente. Como não temos a intenção de complicar, mas de simplificar, vejamos os três critérios que considero os mais importantes.

? Vocação: Escolha os vocacionados. Evite os voluntários. Os vocacionados aceitam a direção do líder, os voluntários querem fazer sua própria direção. O vocacionado aceita o ritmo, a velocidade do líder. O voluntário quer fazer seu próprio ritmo. O vocacionado estará presente a todos os chamados do líder, o voluntário comparecerá se der tempo ou se não tiver nada mais importante a fazer.

? Habilidade: Escolha sua equipe pastoral de maneira que supra as necessidades ministeriais da igreja. Por exemplo: Se você quer formar o ministério de casais da igreja, traga para sua equipe, alguém que tenha habilidade nessa área. O mesmo se aplica para todas as outras áreas. Seja tesouraria, secretaria ou liderança de louvor. Nunca chame um humorista para conduzir um velório.

? Coração: O membro da equipe pastoral tem que ter o coração voltado para a obra de Deus. Pode ter qualquer defeito, mas deve amar a igreja e compreender o amor de Deus por "ovelhas". O membro da equipe pastoral deve também ter um coração tratável, ensinável. Pode ter a idade avançada, mas não pode ser envelhecido emocionalmente. Deve ter prazer em aprender e crescer emocionalmente. Pode até não gostar de aglomeração ou de multidões, mas deve amar pessoas. Tem que gostar de gente.
O grande desafio aqui é como conhecer o coração das pessoas. É bem provável que você seja surpreendido ou decepcionado muitas vezes, mesmo por aqueles que conhece melhor. Como disse o profeta Jeremias (17:9): "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas...". No entanto, quando convivemos com alguém e desenvolvemos um relacionamento, podemos observar a sua índole. Podemos testar o seu caráter e conhecer detalhes de sua personalidade que nos dê pelo menos uma noção do que podemos esperar. A única maneira de se conhecer o coração de alguém é convivendo com essa pessoa. Lembra de como os mais velhos diziam: "Só conhecemos alguém de verdade depois de comer muito sal com ele". É a mais pura verdade. Algumas pessoas pensam que Jesus se equivocou ao escolher Judas Iscariotes para sua equipe. Eu penso que não, muito pelo contrário. Penso que Judas foi escolhido estrategicamente. Mesmo ele, tinha um coração que correspondia ao propósito de seu chamado. Faça como Jesus fez, (Lucas 6:12 e 13), ore a Deus e peça direção antes de escolher sua equipe, assim a possibilidade de erros será reduzida ao mínimo.

Lembre-se:

Jesus não chamou ninguém
a quem não tenha conhecido antes!