Introdução

Começo este trabalho falando sobre os gatos que crio em casa. Outro dia, num domingo pra ser mais exato. Vi que o gatinho brincava com a gata velha de esconde-esconde. Pareciam duas crianças com as mãos cheias de doces. Então, me lembrei de quando criança eu era e das brincadeiras que pratiquei. Tentei conciliar meu tempo com a geração “moderna” e percebi o grande abismo que existe.

Enquanto eu brincava e fazia exercícios físicos ao mesmo tempo, hoje as crianças jogam vídeo game e acumulam em suas mentes o mau. Não conhecem mais o sentido da palavra companheirismo, nem trabalho coletivo, porque os amigos são “todos” virtuais. Pra que ler se já encontram tudo pronto na internet. A norma culta da língua é assassinada e em seu lugar estar nascendo o pornofonês.

Nesse exato momento você pode está se perguntando: o que o titulo do texto tem haver com tudo isso? Em uma palavra: tudo. Vamos lembrar a historia dos gatos de novo. Com certeza quando nos deparamos com gatos brincando e paramos para meditar, o nosso coração fica mais mole. Isso se chama sensibilidade. E a sensibilidade é uma das principais funções que um bom poema ou poesia devem despertar em uma pessoa.

O grande problema

Inicia-se nas escolas, principalmente nas públicas. Pra começar os alunos não têm muito contato com o poema ou poesia, já que para fins de concurso público o que vale é a interpretação de textos em prosa.

A mídia juntamente com uma “democracia” que mais parece uma liberdade sem freios colaboram para elaboração e divulgação de certas letras musicais imorais que entram na cabeça das crianças confundindo com o verdadeiro significado da poesia ou do poema, que é melhorar o cidadão e torna-lo sensível diante dos problemas enfrentados tanto individualmente como coletivamente.

O real sentido da palavra sensibilidade

O sentido da palavra sensibilidade não deve ser em hipótese alguma confundido com “friscuras”, como dizem muitos. Mas, o contrario: a arma que o ser humano possui para se colocar no lugar do próximo e entende-lo. E é necessário que as crianças aprendam isso desde iniciado o Ensino Fundamento. Pois, uma criança que conheça o verdadeiro poder da sensibilidade, jamais irá bater em outra criança após ela própria ter iniciado a confusão. Entenderá de imediato que toda ação provoca uma reação.

Considerações finais

Diante de um mundo cada vez mais tecnológico é difícil implantar a sensibilidade no coração das crianças. Já que os planejamentos de ensino não dão tanto valor ao ensino de poesias ou poemas, é necessário que os professores tomem a iniciativa e encontre meios de resgatar o gosto pelo sensível antes que o nosso mundo vire de uma vez um planeta cibernético de zumbis mirins. 

Sugestões

Sugiro o uso de livros de poemas ou poesias de fácil compreensão e que pregam valores positivos: como honestidade, paz, amor, companheirismo, amizade entre outros. A Internet é uma forte aliada se usada para este propósito.