Antigamente o conceito de cozinha era um lugar onde se preparava a comida e era composta basicamente por pia, fogão, geladeira e um armário que tinha o nome engraçado de guarda comida. O tempo foi passando e, atualmente, o conceito de cozinha mudou.

Continua sendo o lugar onde a comida é preparada, mas há toda uma sofisticação quanto aos componentes da cozinha, sua decoração, disposição dos aparelhos eletrodomésticos, utensílios e até decoração. Existem vários estilos de cozinha, tais como, americana, rústica, caipira.

A cozinha americana caracteriza-se por ser um ambiente mais aberto, interligado à sala por aberturas generosas e não apenas uma porta. Como se pode constatar através dos filmes, normalmente possuem uma ilha no centro da cozinha.

Ilha é uma bancada que fica no meio do ambiente, normalmente revestida de granito e que comporta fogão ou cookpit (possui apenas os queimadores do fogão) e espaço para preparação dos alimentos, em alguns casos pode, também, possuir uma pia.

Esse estilo de cozinha tem sido muito adotado pelas famílias brasileiras. Além disso possuem todos os eletrodomésticos lançados no mercado, como por exemplo coifa, geladeira duplex, forno elétrico, lavadoura de louça, micro-ondas, e ainda, luminárias sobre cada ponto de trabalho (pia, bancada e fogão) e armários para guardar todos os utensílios de uso em uma cozinha.

Por ser um ambiente diretamente ligado à sala de jantar e estar, deve-se levar em consideração a potência da coifa a ser instalada sobre o fogão. Dependendo da intensidade de uso do mesmo e do tipo de comida preparada, deve-se atentar para o poder de sucção desse aparelho. Esse detalhe é de suma importância para que a gordura e fumaça não invadam os demais ambientes interligados à cozinha.

Deve-se, ainda, levar em consideração espaço para bancada para refeições rápidas, que na cozinha americana são feitas na própria cozinha e não na sala de jantar. O revestimento das paredes e chão devem ser de fácil limpeza e conservação. Para se ter uma sensação de amplitude do ambiente deve-se optar por cores claras, tanto nas paredes quanto no piso. Para efeito de decoração, uma das paredes , normalmente a que comporta a pia, pode ter uma cor mais forte e todos os detalhes da decoração do ambiente podem seguir este tom de cor.