Tem este artigo a finalidade de introduzir o leitor ao estudo histórico, conceitual e também de alguns dos principais e recentes sistemas operacionais, utilizando de uma linguagem simplificada e acessível a todos os interessados no universo da informática.

                Um sistema operacional é na realidade apenas um conjunto de rotinas executadas pelo processador tais como qualquer software que conhecemos, porém neste caso a principal função deste software é controlar todo o funcionamento físico de um computador, ou seja, de seu hardware como por exemplo processador, memória e dispositivos de entrada e saída tais como  o teclado, mouse, impressoras etc.

                Um sistema operacional tem também como objetivo trabalhar como uma interface (ligação) entre o usuário (pessoa que utiliza o computador) e a máquina (computador pessoal) tornando a utilização do mesmo muito mais simples, rápida e segura. Partindo deste ponto de vista, qualquer máquina que tenha um software operacional que auxilie o uso da mesma podemos chama-lo de um "sistema operacional" de modo que atualmente, graças a evolução tecnológica da microeletrônica, celulares, aviões, carros e até mesmo eletrodomésticos, como geladeira avançadas de última geração, possuem seus respectivos sistema operacionais.

                Voltando a informática, mas especificamente nos primeiros computadores, antes do advento dos sistemas operacionais, a programação de computadores era realizada em linguagem de máquina (mais conhecida pelos “zeros e uns”, o código binário) que na realidade eram painéis através dos quais fios realizavam a referida programação diretamente nos circuitos da máquina, o que certamente exigia um grande conhecimento do usuário e também esta era esta uma tarefa extremamente complexa. Graças ao surgimento do sistema operacional este problema foi reduzido, pois com eles não precisamos mais interagir diretamente com a máquina, mas sim com um sistema (software) que realiza esta complexa tarefa.

                Imagine você a complexidade envolvida na simples função da criação de um arquivo. Para realizar esta simples tarefa deve ser alocado espaço no sistema de arquivos, criar uma entrada para o novo arquivo no diretório, registrar o nome, sua posição no referido sistema de arquivos, escrever no disco rígido magneticamente os dados do arquivo, além de outras informações relacionadas. Se estes procedimentos não fossem executados de forma automática e transparente por um sistema operacional usuários comuns (o que inclui minha sobrinha de 7 anos) jamais poderiam utilizar dos PCs.

                Com o avanço da informática surgiram computadores ainda em 1960 com seus rudimentares sistemas operacionais que operavam em "monotarefa" e no chamado "monousuário", ou seja, eram sistemas utilizados por apenas uma pessoa e que executavam apenas uma tarefa (ou programa) por vez, de modo que se você estivesse utilizando determinado programa e necessitasse utilizar a impressora ou algo em outro programa teria que esperar terminar o que quer que esteja fazendo para que após isto executar o outro, sendo impossível ao sistema da época utilizar de dois programas simultaneamente como fazemos tão facilmente hoje com o Microsoft Windows XP quando escutamos uma música no computador, acessamos a internet e ainda teclamos no MSN.

                Importante ressaltar a questão de que a evolução dos sistema operacionais sempre estiveram relacionados diretamente com a evolução do próprio hardware (máquina). Para citar um exemplo, imagine a impossibilidade de atualmente instalarmos o Microsoft Windows 7 em um PC “486” ou Pentium com 256MB de memória RAM... Seria simplesmente impossível cogitar esta questão.

                O primeiro sistema operacional da Microsoft chama-se MS-DOS e foi um sistema comprado pela Microsoft de uma empresa chamada Seattle Computer Systems que tinha desenvolvido um sistema operacional chamado "QDOS". Após aperfeiçoamentos e ficando conhecido como DOS este sistema foi lançado em 1981 e é um sistema monousuário e também monotarefa, utilizando de uma interface em modo texto (a famosa tela preta) e evoluiu até sua versão 7.0. A propósito, existe um filme chamado "Piratas do Vale do Silício" ou do original "Pirates of Silicon Valley" que cinematografou bem este e outros episódios da Microsoft e também da sua concorrente Apple... Vale a pena assistir!

                A evolução dos sistemas monotarefa nos levaram ao sistemas multitarefas que permitiram que os recursos computacionais (disco rígido, memória, CPU etc...) fossem compartilhados entre as diversas aplicações em execução "ao mesmo tempo". Existem sistemas multitarefas onde apenas um usuário interage com o sistema e também aqueles em que diversos usuários utilizam o sistema, estes são conhecidos como "sistemas multiusuário".

                O meio com que o usuário interage com o sistema operacional é conhecido como interface do usuário e quando esta é conhecida como GUI - Graphical User Interface, esta fazendo o uso de ícones, botões, "telas" etc. Necessitamos dos periféricos de entrada e saída como mouse ou teclado (ou apenas o teclado) para enviar os comandos ao sistema. Com relação a interface que o sistema operacional nos apresenta podemos também encontrá-la de no modo "texto" onde temos uma tela preta com um cursor piscando, sendo necessário que o usuário digite os comandos para que possa interagir com o sistema. Importante lembrar que o Linux é um sistema que tem a sua interface originalmente em modo texto, porém foram criado softwares para que pudéssemos ter interface gráfica, porém muitos dos técnicos em servidores e redes preferem trabalhar em modo texto na maior parte do tempo.

                A primeira GUI desenvolvida foi no ano de 1970, pela Xerox Palo Alto Research Center (PARC) sendo que o primeiro computador/sistema a utilizar uma interface gráfica. Veja que não foi o Mac nem o Windows o primeiro sistema a ter um GUI, mas sim o "Xerox Alto", desenvolvido ainda em 1973 sendo que este não era comercializável, pois era de uso restrito a pesquisadores e universidades.

                Em 1983 (antes do MS-DOS da Microsoft) foi lançado o Apple Lisa Office System 1, pela empresa Apple, sendo este sistema mais conhecido como Lisa OS e foi o primeiro sistema para escritório multitarefas e comercializado que utilizava de interface gráfica. A Microsoft para não ficar atrás nesta evolução dos sistemas operacionais, lançou em 1985 o Windows 1.0, seu primeiro sistema com interface gráfica.

                Além da Apple e Microsoft outras empresas como a IBM também desenvolveram seu próprio sistema operacional com GUI tal como a IBM e o mesmo é denominado OS/2.

                Para a Microsoft a sequencia de sistemas operacionais com interface gráfica desenvolvidos foram: Windows 2.0, Windows 3.0, Windows 3.1, Windows 95, Windows 98, Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e o mais recentemente o Windows 8.

                No Windows 8 da Microsoft vemos uma evolução na interface gráfica, sendo que nesta versão do sistema temos "blocos" na interface da tela inicial ao invés de ícones. Cada bloco é personalizado e pode ser conectado a uma pessoa, um aplicativo, um site, uma pasta, uma lista de reproduções ou qualquer outro detalhe que seja importante para você.

                Ao contrário dos conhecidos ícones, os blocos da interface gráfica do Windows 8 são dinâmicos e as informações atualizadas. Atualizações de status, previsões do tempo etc. neles vemos atualizações contínuas antes mesmo de abrir um aplicativo.

                Atualmente, com o advento do Facebook o compartilhamento de fotos, sites e vídeos ficaram como funções integradas ao próprio sistema operacional Windows 8: basta clicar em um botão "Compartilhar" para que o próprio sistema envie automaticamente um email ou poste algo no Facebook.

                Conforme foi dito no início, a evolução de um sistema operacional acompanha paralelamente a evolução do próprio hardware da máquina que o mesmo será instalado, levando isto em consideração, atualmente graças a tecnologia da tela sensível ao toque (profetizada, diga-se de passagem, pelo seriado de ficção científica "Jornada nas Estrelas") foi possível ao Windows 8 utilizar deste recurso o que proporciona ao usuário maior conforto para de maneira rápida e fluida alternar entre aplicativos. Podemos então mover itens e movimentar-se suavemente de um lugar para outro no sistema operacional utilizando apenas do toque do dedo, dispensando desta forma o uso do mouse/teclado e interagindo com o sistema operacional de maneira muito mais direta. Será que no futuro a comunicação com o sistema operacional será por meio de comandos vocalizados?

                Atualmente (25/07/2012) o sistema operacional mais atual da Apple, o OS X chama-se "Mountain Lion", trazendo mais de 200 novos recursos. É claro que todos os sistemas da Apple são desenvolvidos especificamente para um padrão próprio, falando mais claramente, são sistemas que operam apenas para os computadores Mac, diferentemente da Microsoft que permite que seu sistema seja instalado em uma ampla variedade de PCs que seguindo um padrão mais aberto. O interessante do Moutain Lion (substituto do Lion, lançado em 2011) é a questão do mesmo relacionar ainda mais os computadores Mac ao sistema iOS para aparelhos portáteis e ainda por meio do iCloud (que é uma tecnologia denominada "Computação em Nuvem") agora é possível armazenar e sincronizar dados entre o computador, iPhone, iPad entre outros.

                A Apple realmente inovou com seus dispositivos móveis tais como iPhone e iPad. Para estes dispositivos é necessário mais uma vez um sistema operacional próprio ao hardware do dispositivo e para eles foi criado o "iOS", sendo este desenvolvido originalmente para o iPhone e atualmente sendo utilizado também no Apple TV. Como é de se esperar a Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros. A interface do usuário do iOS também é inovadora e é baseada no conceito de manipulação direta, utilizando gestos em multi-toque.

                Enquanto Microsoft e Apple faturam bilhões de dólares em sistemas operacionais outros desenvolvedores optam pelo software livre (*1) e gratuito como o Linux com suas diversas distribuições. Cada vez mais pessoas e empresas estão usando sistemas operacionais Linux pelo fato de não ter que pagar pela distribuição e podendo inclusive muitas das vezes personalizá-lo para suas necessidades.

                Existe diversas distribuições Linux, cada uma com suas características particulares. São distribuições mais comuns: Kurumin, Big Linux, Ubuntu, Fedora, Debian etc. Tudo começou em 1989 quando um estudante finlandês chamado Linus Torvalds iniciou um projeto pessoal de aprimoramento do sistema operacional Minix, que é um sistema do tipo Unix escrito por Andrew Tannenbaum para estudos acadêmicos. Linus então denominou seu sistema operacional de "Linux" como uma abreviação de Linus e Minix. Tempos depois Torvalds disponibilizou seu sistema operacional na internet, sem custos, de forma que com pessoas espalhadas pelo mundo inteiro trabalhando em cima do mesmo objetivo não fica difícil imaginar porque o Linux passou a ser um dos sistemas operacionais mais estável, confiável, seguro e maduro do mundo.

                Como principal vantagem do Linux temos a segurança, sendo o mesmo praticamente isento de vírus, economia pelo motivo de você poder baixá-lo sem custo algum e uma ótima alternativa à pirataria (você não corre riscos ao ser surpreendido por fiscais cobrando por licenças).

                O Linux também é a base do sistema operacional "Android", desenvolvido pela gigante Google e operando hoje nos mais diversos tipos de smartphone e tablets. A Microsoft também não ficou atrás na tecnologia mobile dos Smartphones e desenvolveu o Windows Mobile sendo que este sistema já vem com um conjunto de aplicações básicas tais como as conhecemos no Office.

                Conforme podemos perceber neste artigo da mesma forma que a evolução do hardware tem sido constante com novas tecnologias e possibilidades antes sequer imaginadas a evolução dos sistemas operacionais também tem sido igualmente fantástica. Atualmente a relação máquina e sistema operacional é tão forte que uma não sobrevive (ou não tem razão de ser) sem a outra e portanto um PC sem sistema operacional é, como disse Bill Gates certa vez, "...apenas uma caixa que acende luzinhas...".

 -----------------

(*1) Software Livre é o nome dado a todos programas que podem ter o código-fonte disponibilizado para serem copiados, utilizados, modificados, distribuídos e estudados. Ao contrário do que se pensa, não há impedimento de um software livre ser pago. Mas a maioria esmagadora dos softwares livre (principalmente sistemas operacionais) é gratuita. Exemplo: o sistema operacional Linux tem o código-fonte aberto. Com base nele, foram criados outros sistemas operacionais (também chamadas de distribuições) como o Ubuntu (o mais popular da atualidade)

Referências bibliográficas:

http://www.dicasemgeral.xpg.com.br/dicas-em-geral/12228/confira-a-evolucao-dos-sistemas-operacionais/

http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-8/new-look

http://pt.wikipedia.org/wiki/MS-DOS

http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2012/07/apple-lanca-nova-versao-de-sistema-operacional-para-mac.html

Machado, Francis B. e Maia, Luiz Paulo. Fundamentos de sistemas operacionais; Rio de Janeiro, 2011.

http://pt.wikipedia.org/wiki/IOS

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAyRUAD/introducao-ao-software-livre-sistemas-operacionais-linux