Por quais motivos um bem público torna-se alvo de vândalos? Bem, vamos recorrer à história para compreendermos um pouco melhor: o termo vandalismo teve sua origem na História Antiga, e deriva-se do povo vândalo, um dos povos bárbaros que invadiram o já decadente Império Romano.

Assim sendo, o vandalismo é uma ação motivada pela hostilidade contra a arte e a cultura de um povo, ou seja, destruição intencional de bens e propriedade. Bens que podem ser uma placa de trânsito riscada, uma lixeira quebrada, telefones ou iluminação pública danificados, chegando até os atos mais brutais, como destruir praças, escolas e postos de saúde.

O vandalismo começa cedo; dentro das próprias escolas alunos detonam bombas nos pátios ou nos banheiros, aterrorizando colegas, professores e diretores

Ao contrário da opinião comum, estes atos não acontecem apenas no interior de escolas estaduais ou municipais. Fatos como esse são também muito freqüentes em colégios particulares. Sendo assim, não é apenas um problema de classe social, mas também educacional e comportamental; fruto de uma profunda crise de valores, da impunidade e de uma descrença completa em princípios morais básicos, como o respeito, a solidariedade e a aceitação das diferenças.

Este é um problema que somado a tantos outros fatores de violência, vem crescendo principalmente nas grandes cidades, mas não isentam completamente as pequenas comunidades, provocando sérios distúrbios sociais. Na maioria das vezes promovida por jovens, à depredação de patrimônio público causa prejuízos financeiros enormes, gera poluição visual e contribui para a insegurança.

A motivação de um vândalo pode ser explicada de diversas formas. Pessoas que não possuem expectativa de vida, limitadas física e/ou mentalmente, geralmente representam o maior subgrupo dentro do conjunto dos vândalos. Outros acreditam que a destruição do patrimônio público pode ser vista como uma forma de mostrar revolta.

Mas qual a solução para esse problema? A solução sem duvida está na educação das populações. Assim será possível a verdadeira defesa do nosso patrimônio.

Procure conhecer as estátuas e monumentos pelos quais passa. Eles marcaram pessoas e fatos que foram importantes para todos nós. Nosso patrimônio histórico é nossa identidade. Quem conhece cuida. Não deixem que acabem com nossa história.

[1]Artigo produzido por Lucas Antonio Morates.