Resumo

Este trabalho objetiva relatar a experiência de usar o Vídeo Registro como instrumento de avaliação, numa oficina de Jogo Teatral, nas aulas de Arte, na Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Relatar o uso de gravação em vídeo de trabalhos cênicos dos alunos, pois segundo Japiassu (2003, p. 71) O vídeo-registro é uma ferramenta poderosa para fornecer aos sujeitos uma visão descentrada de si mesmos (...), com a finalidade de avaliação conjunta, no intuito de reconhecer possibilidades de melhorar a eficácia estética do trabalho cênico com Jogos Teatrais. No relato descrevemos os Jogos Teatrais encenados e como os alunos responderam ao Vídeo Registro de maneira positiva e como este auxilia o professor no processo de avaliação Teatral.

 

Palavras-chave: Vídeo Registro; Jogo Teatral; Avaliação.

 

 

UMA AVALIAÇÃO DA AÇÃO, EXPRESSÃO E GESTOS NOS JOGOS TEATRAIS, NAS AULAS DE TEATRO DA DISCIPLINA DE ARTE, USANDO O VÍDEO REGISTRO.

Moacir Barbosa Guimarães

Titulação

Bel. Artes Cênicas

Lic. Educação Artística

Esp. Em Educação Artística

E-mail

[email protected] e [email protected]

Instituição

Colégio Estadual José de Anchieta – União da Vitória –Pr.

Área de conhecimento: Artes - Teatro

 

Resumo

Este trabalho objetiva relatar a experiência de usar o Vídeo Registro como instrumento de avaliação, numa oficina de Jogo Teatral, nas aulas de Arte, na Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Relatar o uso de gravação em vídeo de trabalhos cênicos dos alunos, pois segundo Japiassu (2003, p. 71) O vídeo-registro é uma ferramenta poderosa para fornecer aos sujeitos uma visão descentrada de si mesmos (...), com a finalidade de avaliação conjunta, no intuito de reconhecer possibilidades de melhorar a eficácia estética do trabalho cênico com Jogos Teatrais. No relato descrevemos os Jogos Teatrais encenados e como os alunos responderam ao Vídeo Registro de maneira positiva e como este auxilia o professor no processo de avaliação Teatral.

Palavras-chave: Vídeo Registro; Jogo Teatral; Avaliação.

Abstract

This study reports the experience of using Video Registration as an evaluation tool, in a Theatrical Games, in classes of art, in the Public State School in the System of the of Paraná State. Report the use of video recording of theatrical students’ work, because according Japiassu (2003, p. 71) The video-record is a powerful tool to provide an off-center subjects view of themselves (...), for the purpose of joint assessment, in order to recognize opportunities to improve the aesthetic effectiveness of working with Scenic Theater Games. In this report we describe the Theater Games staged and how the students answered to Video Record in a positive way and how this assists the teacher in the evaluation process Theatre.

Keywords: Video Registration; Theatrical Games; Evaluation.

 

 

  1. 1.           INTRODUÇÃO

Nesse artigo aplicou-se a possibilidade de usar o vídeo como uma ferramenta no momento da avaliação de trabalhos com o teatro. Esses trabalhos são improvisações a partir de Jogos Teatrais feitos pelos alunos do Ensino Básico, nas aulas de Arte. O vídeo é usado como uma tecnologia a serviço do registro destes trabalhos para posterior avaliação pelo professor e os alunos. Neste aspecto o vídeo se apresenta na modalidade vídeo-espelho citado no artigo: O Vídeo na Sala de Aula de Mourão (1995, p. 28): “Ver-se na tela para poder compreender-se, para descobrir o próprio corpo, os gestos, os cacoetes”.

 Seu uso nesta proposta é auxiliar a avaliação dos trabalhos em função do tempo que as aulas de teatro são aplicadas no ensino regular. Duas aulas por semana de 50 (cinquenta) minutos em um bimestre totalizando 20 aulas anuais. Tempo este destinado a preparação e fundamentação dos elementos principais do conteúdo teatro, como contextos históricos e estéticos até chegar ao produto final que pode ser improvisações ou dependo da classe, pequenas encenações. Muitas vezes estes trabalhos tem um tempo diminuto de apresentação, de dois a cinco minutos em média, conforme a faixa etária dos alunos que são de 11 a 17 anos,

Como o teatro é uma arte peculiar, remetemos a memória para relembrar pontos positivos e negativos das apresentações. Com a possibilidade do vídeo, como recurso tecnológico, justificado por Mourão no seu artigo acima citado, o vídeo facilita posterior avaliação, tomando cuidado de ver e rever os objetivos atingidos ou não pelos alunos.

 

 

  1. 2.           FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

 

A avaliação na atualidade é a etapa do processo ensino aprendizagem mais discutida no magistério, por conta da abrangência das potencialidades que os alunos podem apresentar e que muitas vezes são cerceados por uma prova ou dissertação. Neste sentido é estágio importante para que o aluno reflita sobre seu trabalho juntamente com o professor, como coloca a professora e pesquisadora do Ensino do Teatro no Brasil, Cabral (2002, p. 214)

Como argumenta Jerome Brumer, nosso maior objetivo em ensinar uma disciplina não é levar o aluno a incorporar um conteúdo específico à sua mente, mas sim, ensiná-lo a participar no processo que torna possível a incorporação do conhecimento [...] conhecimento é um processo, não um produto.

            Tão importante esta fase que os professores de Arte, no conteúdo das Artes Visuais usam o Portfolio. Que é um processo de desenvolvimento de uma atividade ou de pesquisa onde se registra passo a passo o processo de apropriação de conteúdos trabalhados no projeto. Nas Artes Cênicas, grupos de teatro que se reúnem periodicamente, usam “protocolos”, registros textuais do ensaio como fonte de registro do processo, que por sua vez também podem incluir registros fotográficos e gravações em vídeos, como cita em seu livro Metodologia do Ensino do Teatro, Japiassu (2003, p. 71)

O vídeo-registro é uma ferramenta poderosa para fornecer aos sujeitos uma visão descentrada de si mesmos, que contribui para o fortalecimento e da autocrítica. Poder ver com os próprios olhos como se é do ponto de vista do outro é uma experiência enriquecedora para o self e constitui um avanço rumo a comportamentos menos egocêntricos, menos centrados em si mesmo.

            Portanto o uso do vídeo como registro na avaliação de exercícios e trabalhos teatrais poder ser usado como instrumento de verificação, como indica Japiassu acima sobre a metodologia do Ensino de Teatro através Jogo Teatral. Neste sentido, ratifica-se o uso desta tecnologia na Escola. Pois segundo Luckesi (1986, p. 367) o uso da tecnologia nos da “possibilidade de utilizar esses instrumentos para sistematizar os processos e a organização educacional e uma restruturação do papel do professor.  A tecnologia é um termo que envolve não só “conjuntos de saberes” mas também o uso de ferramentas para chegar a estes “saberes”[1].  O vídeo pode ter desdobramentos no conhecimento trabalhado na escola, pode ser visto como uma ferramenta capaz de aprimorar registros de trabalhos e por sua vez servir de instrumento no momento da avaliação.

Para fundamentar a melhoria da avaliação no processo ensino aprendizagem aplicou-se em sala de aula esta metodologia. As aulas de Teatro na disciplina de Arte foram explicadas e executadas através de Jogos Teatrais, estes auxiliam a fundamentar os principais elementos do teatro: Personagem, Ação e Espaço Cênico. Os Jogos Teatrais têm como foco “Quem sou?” (Personagem), “O que faço?” (Ação) e “Onde estou?” (Espaço Cênico). De maneira lúdica o aluno se apropria destas estruturas e improvisa cenas “costurando” relações entre elas. Segundo Japiassu (2001, p.20):

O princípio é o mesmo da improvisação teatral, ou seja, a comunicação que emerge da espontaneidade das interações entre sujeitos engajados na solução cênica de um problema de atuação.

 

 

Os alunos quando improvisam dentro da estrutura do Jogo Teatral não ficam presos a um texto decorado de forma mecânica e tem liberdade de se expressar para uma plateia. O trabalho é realizado em pequenos grupos onde todos se apresentam e assistem. O Teatro é uma arte efêmera, daquele instante. Então como captar todos os movimentos, expressões e gestos num instante tão pequeno para uma avaliação cuidadosa? Neste momento o registro em vídeo se torna uma ferramenta tecnológica que o professor, em sua hora atividade pode ver e rever os trabalhos feitos pelos alunos. Bem como pode assisti-lo com os alunos em sala de aula servindo como um Vídeo Espelho para que alunos e professor revejam as suas Ações Cênicas conforme o Dicionário de Teatro de Pavis (2008, p.02):

Sequência de acontecimentos cênicos essencialmente produzidos em função do comportamento das personagens, a ação é, ao mesmo tempo, concretamente, o conjunto dos processos de transformações visíveis em cena e, no nível das personagens, o que caracteriza suas modificações psicológicas ou morais.

Que professor e alunos possam ver e rever a Expressão como cita em seu Dicionário de Teatro, Pavis (2008, p.154):

                       

A expressão dramática ou teatral, como toda expressão artística, é concebida, segundo a visão clássica, como uma exteriorização, uma evidenciação do sentido profundo ou de elementos ocultos, logo, como um movimento do interior para o exterior. É ao ator que cabe, em última instância este papel de revelador: ele tem que “interpretar (...) Esta “ex-pressão”, esta “expulsão” da significação realiza-se melhor, em cena (sempre de acordo com o dogma clássico), na expressividade gestual e corporal do ator.

E juntamente seus Gestos, como explica Pavis (2008, p 184), “Movimento corporal, na maior parte dos casos voluntários e controlado pelo ator, produzido com vista a uma significação mais ou menos dependente do texto dito, ou completamente autônomo”. E assim se justifica o uso desta ferramenta: O vídeo. Conforme Sancho e Hernandez (2006, p. 279)

Acreditamos que a escola em relação às TIC, precisa estar inserida num projeto de reflexão e ação, utilizando-as de forma significativa, tendo uma visão aberta do mundo contemporâneo, bem como realizando um trabalho de incentivo às mais diversas experiências, pois as diversidades de situações pedagógicas permitem a reelaboração e a reconstrução do processo ensino-aprendizagem.

2.1 Metodologia

             Em oficina aplicada ao 2ª ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de União da Vitória, no mês de julho e agosto de 2014, teve como objetivo coletar dados para fundamentar este artigo sobre a possibilidade do uso do Vídeo Registro como ferramenta tecnológica e para auxiliar na avaliação do professor. A escolha pelos Jogos Dramáticos e Teatrais é pela metodologia lúdica, parecendo uma “brincadeira”,             um jogo, porém com objetivo bem claro de mostrar aos alunos do Ensino Básico, os fundamentos do Teatro: Espaço Físico, Personagem e Ação.

O Jogo Teatral tem o objetivo de resolver problemas ou conflitos em cena, corporalmente e fisicamente para uma plateia. E esta plateia é que avalia se o problema foi resolvido com a improvisação, de maneira estética, isto é, levando em conta a ação desenvolvida, a expressão corporal, os gestos empregados juntamente com os diálogos improvisados.

Quanto a exposição dos alunos ao vídeo, esclareceu-se a metodologia, que este não será divulgado além da classe, preservando suas imagens e identidades. A filmadora serve para registrar e não “filmar” como na modalidade de Vídeo Teatro, a onde os alunos encenam para uma câmera como se fossem o expectador e posteriormente, edita-se e apresenta-se. A filmadora é um artefato que está ali como a folha de papel na hora de uma prova de qualquer disciplina. Para diminuir a tensão se explicou que todos irão se apresentar para todos, dentro dos objetivos do Jogo Teatral que tem uma estrutura de Palco e Plateia. Isto quer dizer que enquanto classe assiste um pequeno grupo apresenta sua improvisação.

Primeiramente houve sensibilização dos alunos do é fazer teatro, um ato cinestésico, onde o corpo é a principal ferramenta do ator ou atriz, assim, usando o Jogo Dramático, todos jogam sem o intuito de representar. Este Jogo Dramático é um aquecimento para direcionar o pensamento e o corpo para a atividade cênica no Jogo Teatral. Ele pode ser uma brincadeira, um exercício de andar, pular ou alongar. Nesta oficina selecionou-se algumas atividades necessárias ao desenvolvimento do objetivo que é o Jogo Teatral. São elas:

1.Integrando e Aquecendo: pega-pega com meia, pula corda, estatua assustada e círculo de cores.

2. Aguçando Sentidos: comer, cheirar e ouvir.

3. Expressando com o corpo: espelho, três trocas, playground e jogando bola.

Quando terminado esta etapa começa a se fundamentar o Jogo Teatral a partir do Onde (Espaço Cênico).  Os alunos em pequenos grupos procuram demostrar um lugar usando os recursos da sala, a mesa, cadeiras, carteiras e outros materiais que ora estejam disponíveis. Não é o objetivo criar um cenário. Junto a estes recursos existentes na sala, o corpo dos alunos também ajuda a situar. Primeiramente eles mostram à plateia o seu Onde de forma estática, como numa fotografia, para que os alunos na plateia consigam identificar o Onde (lugar). Neste momento se faz uma breve analise das possíveis personagens que possam fazer parte da cena “congelada”. É superficial, mas é um “mote” para que os alunos em cena possam depois explorar as personagens através da Ação. Muitas vezes quando se fala em personagem o aluno recorre a indumentária, maquiagem ou máscara. Tentando fingir ser outro. E este não é o objetivo do Jogo Teatral. É “fisicalizando” uma atitude que chegamos a possíveis personagens. O gesto vem antes da emoção. Depois que todos mostram seus trabalhos, os alunos são desafiados e resolver um problema ou um conflito.

Nesta oficina propôs-se aos grupos os seguintes “Ondes” (espaços cênicos): loja de sapatos, praia, hospital e igreja. Na loja de sapatos clientes querem o mesmo e único produto ou acontece um roubo. Na praia surge uma criatura ou um enxame de abelhas. No Hospital há troca de remédios. E na igreja o problema ser resolver um assalto.

 Os alunos tiveram uma aula para se organizarem prevendo algumas possibilidades de improvisação. Estes trabalhos tiveram em média 2 (dois minutos) de apresentação. Tempo que dificulta uma análise mais profunda. É neste sentido que o registro em vídeo serviu para um debate posterior em sala de aula. Mesmo assim após as apresentações nos debatemos: Houve solução adequada na cena? Percebemos nas improvisações além do Onde, as Personagens em Ação? A Ação poderia ser ensaiada e reverter numa encenação?

 Dentro desse debate o professor fundamenta os elementos do Jogo Teatral e do Teatro, juntamente com a dramaturgia, que é a narrativa dita no momento do jogo improvisado. Mesmo tendo aulas fragmentadas, como já citado aqui. Duas semanais, com cinquenta minutos e tem destinado 20 aulas bimestrais à área de Teatro. Neste período deve-se trabalhar o conteúdo histórico, teórico e prático. Devendo o professor usar a tecnologia (slides, vídeos, livro didático público) para vencer o conteúdo teórico. O conteúdo prático ainda tem que adaptar a sala de aula, cheias de cadeiras e carteiras em função da dinâmica do trabalho cênico.

Outra dificuldade é a verificação de notas cobradas pela escola, quase sempre com fim pragmático. A dificuldade para o professor de Arte é a mensuração das notas de um processo artístico versus trabalhos apresentados pois muitas vezes é subjetiva. Como o professor pode ver e rever os vídeos das improvisações dos alunos, pode ter mais tempo para poder mensurar notas, sobre o trabalho, usando como referência a solução do problema cênico versus a ação, expressão e gestos usados, enfim, com objetividade ou com senso estético.

 Neste momento vemos a importância para o professor se debruçar sobre o registro em vídeo como uma prova ou redação, onde se pode ver o todo e o particular. Com o vídeo registro isto auxilia o professor e os alunos a ver e rever suas apresentações para perceberem detalhes que fugiram as considerações no momento das apresentações. Outro argumento do uso do vídeo é de tempo e espaço. As apresentações quase sempre são curtas de dois a cinco minutos. Onde a rapidez das apresentações dos trabalhos dificulta uma atenção especifica na participação do aluno na solução da situação cênica. Assim utilizamos os vídeos registros posteriormente na sala de aula fazendo comentários sobre o processo, sobre os elementos fundamentais do teatro, aqui já citados. Comentamos sobre pontos positivos e negativos. Sobre o objetivo das aulas vistos nas apresentações assistidas, que desenvolveram uma cena a partir do Espaço Cênico, o Onde.

 Com esta proposta os alunos opinaram positivamente que o vídeo serve como um instrumento para analisar melhor a atuação dos grupos e dos alunos individualmente, justificando aqui uso desta tecnologia e não só de relatórios e lembranças para sustentar a avaliação.  Em geral os comentários que se tem no momento da exibição dos vídeos a toda turma são coisas erradas e engraçadas que aparecem. Quase sempre comentando do outro e não de si mesmo. A timidez e a vergonha às vezes tolhem a auto critica em público. Sempre apontamos que este recurso de Vídeo Registro tem uma função documental, como uma “prova” que fazemos no papel, só que aqui está em vídeo. Ela não tem função estética de audiovisual. Não é o gênero hibrido de Vídeo Teatro. É para eles se espelharem, se verem de outra maneira, ser público de si mesmo. Ver como um instrumento de possibilidade de melhorar sua atuação em outro momento cênico. É como escutar a sua própria fala gravada. Reconhecer seu timbre de voz que outros já reconhecem. Perceber sua dicção, sua entonação. No vídeo o aspecto principal é ver se o aluno participou na solução do problema cênico proposto. Depois seu posicionamento, gesto, fala, concentração, e até uma nuance de personagem.

            Na escola dentro da sua estrutura exige-se avaliações periódicas e que estas representem um real aproveitamento do aluno. Mas o aluno está preparado para fazer uma auto critica daquilo e porque está estudando determinado conteúdo? Para ele lhe interessa a nota. A nota é referência de que ele vai ter aprovação ao final do ano. Há uma cultura de custo/beneficio, relação de valor que se estabelece para definir uma escolha, de eficiência[2] que é atingir o resultado com um mínimo de perda de recursos, isto é, fazer o melhor uso possível do dinheiro, do tempo, de materiais e das pessoas” ou da sua eficácia: [3]

Do latim efficacĭa, a eficácia é a capacidade de alcançar o efeito esperado ou desejado através da realização de uma ação. Não se deve confundir este conceito com o da eficiência (do latim efficientĭa), que se refere ao uso racional dos meios para alcançar um objetivo pré-determinado (isto é, cumprir um objetivo com o mínimo de recursos disponíveis e tempo).

Reflexo de um mercado de trabalho que exige do indivíduo resultados imediatos. Na Arte ela está sempre presente na vida como um processo de agregação de conhecimentos e novos horizontes, na maneira de processar os elementos fundamentais da Arte e neste caso do Teatro.  Este custo/benefício está ligado na resolutividade dos problemas de maneira rápida e fácil. A arte trabalha com o estético, e o estético depende de tempo, de “entrega” ao que o processo de construção que o conhecimento exige. Não é a primeira resposta imediatista que irá ser a melhor resposta.

Nossos alunos tendem a entrar numa aula de arte com intuito de responder as questões do professor de maneira eficiente, ou porque estão acostumados ao reflexo deste mercado de trabalho capitalista, ou por efetivamente se “livrarem” daquele trabalho que demora a ser concluído. Por isso o uso do vídeo tem uma eficácia quanto ao registro, mas por outro lado tem um momento de reflexão mais cuidadoso quanto ao tempo e quanto às observações do ponto de vista estético sobre o trabalho ou processo artístico dos alunos.

Desta forma aqui será descrito sobre o ponto de vista da docência que hipoteticamente tem referência, formação acadêmica, para considerar aproveitamentos estéticos em relação a Jogo Teatral e a resolução do conflito cênico a partir da Ação desenvolvida, da Expressão Corporal e Vocal do aluno e dos gestos usados do exercício proposto.

 

 

 

2.2 Resultados

 

A Igreja é o espaço cênico do primeiro grupo, que apresenta um Jogo Teatral com objetivo de resolver um conflito/problema cênico de um “assalto” em plena “missa”. Os personagens que se apresentam são: Padre, 4 fieis e o assaltante. O Jogo Teatral acontece rapidamente, com o assaltante entrando na Igreja, dando voz de assalto e os fiéis que entregam o “dinheiro”. Não se esboça nem uma reação do Padre e de alguns fieis, que parecem não estar numa de cena de “assalto”. Somente o 4º fiel reage rapidamente derrubando o assaltante e simulando uma “luta”.

Revendo o Vídeo Registro fica explicito que somente o 4º fiel e o assaltante tiveram uma ação e expressão voltada à resolução do conflito/problema cênico. Os outros personagens ficaram sem apresentar um envolvimento na cena. 

O vídeo registro pode servir para que os alunos reflitam sobre a sua trajetória cênica. Por que não foi preparado outras possibilidades de resolução do conflito/problema cênico a não ser derrubar o assaltante e encerrar a cena?  A auto avaliação dos alunos apresenta algumas respostas: “Poderia ser melhor, pois não levei muito a sério.” Ou “Foi um pouco desorganizado, acredito que isso aconteceu por não ter ensaio.” Constata-se a despreocupação do grupo versus a eficiência em resolver o conflito/problema cênico com menos esforço possível em detrimento de uma elaboração de gestos e expressões condizentes a uma ação de “assalto”.

Para a docência pode servir na reflexão sobre o tempo e espaço destinado as explicações dos fundamentos da improvisação, principalmente do “foco” do problema e sua solução de uma maneira estética e não tão rápida, eficiente e sem plasticidade cênica.

Na Praia, segundo Jogo Teatral apresentado, tem-se quatro personagens, dois sentados e dois deitados olhando para o mar que é caracterizado com um tecido azul. Este é o Espaço Cênico. Deste mar surge o conflito/problema cênico a ser resolvido:  um Monstro, o 5º personagem. Este assusta os personagens da praia. A reação é imediata. Os dois personagens sentados saem correndo aos gritos. E as duas deitadas levantam e aos poucos vão se transformando em outros “personagens”.

Há uma quebra na continuidade de cena quando o ator que faz o monstro faz um pedido de tempo e atente a um telefonema em um “celular”. Aqui o inusitado vem para ajudar na resolução do problema cênico. O que fazer diante do Monstro? É próprio dos adolescentes usarem resoluções fantásticas ante uma naturalista.

Enquanto o Monstro atende ao telefonema as duas personagens que ficaram na praia se transformam em “lutadores de artes marciais”. Neste momento há uma participação da plateia com a indagação: “Da onde surgiu este celular?” Logo então as “lutadoras de artes marciais” atacam o monstro devolvendo este ao mar (embaixo do tecido azul).

Novamente temos neste grupo uma preocupação de resolver a cena de imediato, com eficiência. Sem que antes haja um situar das personagens na praia, “tomando banho de sol”, “tomando água de coco”, “conversando, se distraindo”. Mas percebe-se que há gestos e expressões mais delineadas ao aparecimento do Monstro por parte das personagens da praia e do aluno que o representa, mesmo usando características estereotipadas de “Monstro” e também das alunas que se transformam em “lutadoras de arte marciais”.

Ainda que uma cena curta, o grupo de alunos mostrou-se atento ao foco da cena: reagir ao aparecimento do monstro. No Vídeo Registro os alunos podem se questionar sobre a cena cômica de atender um celular. De dar outras resoluções: Convidá-lo para tomar uma água de coco e conversar com ele sobre onde mora, porque ele gosta de assustar pessoas e não ser tão imediatista na resolução da cena.

Nos comentários dos alunos após rever o registro em vídeo de seu trabalho encontramos algumas respostas assim: “Reconheço que poderia ter acrescentado mais coisas Sim com certeza porque teve algumas falhas, erros e etc....”  E, “Meu desempenho não foi dos melhores pois teve pouca cena, sim pode ser usado como esse vídeo consigo perceber o que devia ter feito e o que fiz que ficou bom.”

Estas respostas nos levam a refletir que fazer teatro na sala de aula é diferente que fazê-lo na escola. Como exemplo: os projetos de teatro voltados a uma parcela de alunos com afinidade nas Artes Cênicas, e que não tem obrigação avaliativa. Pois na sala de aula há obrigação dos alunos em mostrar algo eficiente nos trabalhos solicitados pelo docente onde haverá uma avaliação. Ao docente cabe refletir novamente sobre o convencimento da dedicação do aluno ao trabalho teatral. Pois se não há uma elaboração por parte do grupo na atividade, esta fica precária ao apresentar ao coletivo da turma.

O Jogo Teatral da Loja de Sapatos começa com uma organização do Espaço Cênico melhor definido, em função da especificidade de lojas de sapato. As personagens são: dois clientes, um que experimenta e outro que já paga a sua compra, uma vendedora e um caixa. O conflito/problema cênico a ser resolvido é também um assalto. Novamente temos a resolução eficiente, com o mínimo de esforço. Pois o cliente que está experimentando o sapato, logo vai ao caixa dando voz de assalto. O cliente que está no caixa e a vendedora se escondem atrás do cenário da loja como reação imediata ao assalto.

Também aqui temos o cômico e o inusitado, pois o assaltante usa uma espada para assaltar a loja. O Caixa se transforma em “super-herói” com capa e espada, avançando contra o “assaltante”. O interessante neste Jogo Teatral é que “herói” e “assaltante” prepararam um duelo de espada, onde se percebe o cuidado dos gestos até o golpe final.

No Vídeo Registro os alunos consideram em suas repostas: “Meu desempenho foi bom, pois pude descobrir um talento que é o de atuar, e acho legal teatro”. “Sim, percebi vários erros, mais também tive acertos, e foi legal, divertido gravar um trabalho assim”. E, “No vídeo eu achei que fui mais ou menos (vendo o vídeo percebi que), poderia ser um pouco melhor. Sim pois, muitas vezes na hora, o nervosismo toma conta e com algumas coisas acabamos nos atrapalhando, e só depois quando está terminado e vamos ver o vídeo podemos perceber que algumas coisas ficam faltando e que podíamos ser melhores.”

Para docência, este Jogo Teatral que se revisitou serviria numa discussão sobre a preparação, o envolvimento de grupo e uma posterior encenação com ensaios e melhor desenvolvimento da cena. O Jogo Teatral é um processo de experimentação para pensar numa pequena encenação.

Nesta oficina aconteceu um segundo Jogo Teatral, onde o Espaço Cênico foi a Igreja. Melhor organizado que a anterior, quanto ao cenário e a posição de alunos na cena. Tem-se sete personagens, o padre, um Cristo crucificado e os fiéis. O tempo usado para o desenvolvimento já é maior que as anteriores.

 No início, o padre faz uma oração situando a cena numa “missa”. As fiéis, feitas por meninas estão mais compenetradas na “oração”. O aluno que faz o Cristo crucificado está imóvel e não envolvido na cena. O padre então após a oração solicita a cada fiel uma doação. Só que no momento em que uma das fiéis se recusa à doação surge a surpresa, da resolução do conflito/problema. O padre se transforma em “assaltante”. E para deixar mais inusitado, o Cristo crucificado é que salva as fieis.

A resolução se torna mais interessante quando há metamorfoses de personagens. Entre gestos e expressões o grupo teve uma preocupação para que a Ação acontecesse com clareza e foco na solução final, com o desmaio do padre/assaltante. A eficácia se dá pela organização e não pela pressa da resolução. E assim os alunos consideraram ao rever o vídeo de sua apresentação da seguinte maneira: “No vídeo eu vejo como me desempenhei no trabalho, vejo o que errei, o que eu podia ter feito melhor e também vejo bem os detalhes em que consegui fazer bem feito.” E, “Foi bom, poderíamos ter melhorado um pouco mas ninguém tinha sequer uma noção, então foi mais do que o esperado. ”

O último grupo a se apresentar foi o do Hospital. A organização da cena é dividida em dois ambientes bem próprios de um ambulatório. São dois pacientes e seus acompanhantes e duas enfermeiras. O conflito/problema cênico proposto é a troca de medicamentos.

Os alunos que representam pacientes mostram que estão passando mal e quando são medicados alteram suas expressões ficando piores no estado de saúde que representam. Os acompanhantes se desesperam e as enfermeiras não sabem o que fazem. Houve uma preocupação do grupo em se organizarem revendo o vídeo, dando uma solução naturalista a cena, mas condizente. Um fica tonto e desmaia e outro vem a óbito. Os acompanhantes buscam uma segunda solução, chamando um segurança/policial que prende as enfermeiras “culpadas”.

 Esse grupo não aparenta preocupação em resolver rapidamente o problema cênico em vez de eficiência em resultados tem eficácia em atingir a resolução conflito/problema cênico com a preocupação de gestos e ação que colocam as expressões dos alunos coerentes com o que a cena “pede”.

Para o docente esta cena pode servir de referência para discutir com a turma como os elementos do teatro, Personagem, ação e Espaço cênico tiveram cuidados mínimos revendo o Vídeo Registro. E os alunos comentaram: “No vídeo é mais fácil perceber detalhes que não são identificados ao vivo, Meu desempenho foi legal, com alguns erros e podemos arrumar isso.” E “Foi algo novo que ajudou a compreender novas experiências e um pouco mais sobre teatro. ”

 

  1. 3.           CONSIDERAÇÕES FINAIS

Podemos perceber que o uso da modalidade Vídeo Registro, nas aulas de Teatro, da disciplina de Arte, serve muito bem para criar uma discussão na avaliação dos trabalhos de alunos. Quer na sua eficiência ou eficácia. Para o docente poder ver e rever o vídeo permite verificar o envolvimento do grupo na eficácia da resolução de problemas propostos no Jogo Teatral. Este conceito eficácia, pode ser representado pelas possibilidades estéticas de solucionar um problema cênico/conflito, ou sua eficiência quanto ao tempo e os recursos usados para atingir o objetivo do jogo, com menos esforço e participação cênica do grupo e alunos individualmente.

Esta eficiência que citamos, diz respeito a cobrança do sistema de ensino atual que exige de nossos alunos respostas rápidas e efetivas, espelho de uma sociedade cada vez mais especialista e pragmática. Em contra partida à eficácia, este conceito envolve discussão, aprofundamento e participação dos alunos na construção de conhecimentos. Às vezes deixando de lado pela estrutura de tempo e espaço que a escola destina às disciplinas do currículo básico, onde se inclui a Arte, como uma área de conhecimento processual e continuo.

Na auto avaliação dos alunos o Vídeo Registro permite que estes façam uma leitura visual, sem que precisem do uso da lembrança e de anotações, para que verifiquem os objetivos atingidos bem como aquilo que possa ser usado para melhorar sua atuação cênica em outros trabalhos.

E na coparticipação de discentes e docente na verificação de trabalhos cênicos, com o uso do Vídeo Registro, no intuito de criar espaços e tempo de reflexões e possíveis desdobramentos no sentido de superar dificuldades de ensino/aprendizagem bem como da avaliação este instrumento demostrou-se eficaz.

4.REFERÊNCIAS

 

CABRAL. Beatriz.   Avaliações em Teatro: implicações, problemas e possibilidades. SALA PRETA, Revista do Departamento de Artes Cênicas – ECA – USP, SP. Nº 02, 2002

JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz   Metodologia do Ensino no Teatro. Papirus, Campinas, SP, (Coleção Ágere), 2001

LUCKESI, C. Carlos. Independência e inovação em Tecnologia Educacional: ação-reflexão. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v 15, n. 71/72, p. 55-64, jul. /Out. 1986

MORÁN, M. José.  O vídeo na Sala de Aula. Comunicação e Educação, São Paulo, (2): 27 a 35, jan. /abr. 1995

SANCHO, J.; HERNANDEZ, F. et al (Org.). Tecnologias para transformar educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SIMÕES, Viviane Augusta Pires.  Tecnologia, Tecnologia Educacional e Novas Tecnologias. Anais XI semana da Pedagogia e I Encontro de Pedagogos da Região Sul Brasileira da UNIPAR. Akrópolis, 10 (4), out. /dez.2002 p 01-

PAVIS, Patrice, Dicionário de Teatro, tradução j. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3.ed – São Paulo: Perspectiva. 2008.

 

 

 



[1] Definição retirada do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia acesso dia 6 de setembro de 2014

[2] Definição retirada do site: http://www.dicionarioinformal.com.br/custo-benef%C3%ADcio/ Acesso dia 11 de outubro de 2014.

³Definição conforme encontrado na busca na internet:      http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:tklBvL54rPUJ:conceito.de/eficacia+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl= br, acesso dia 11 outubro de 2014.