Uma análise sobre a interdisciplinaridade

 

        A interdisciplinaridade é um dos maiores desafios educacionais para o século XXI, estabelecendo o seu conceito, com base nos trabalhos e pesquisas em curso que tratam desta problemática, bem como observar sua importância para a educação e aprendizagem significativa da realidade atual. Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento com um tema gerador. A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade de uma reconciliação epistemológica, processo necessário devido à fragmentação dos conhecimentos ocorrido com a revolução industrial e a necessidade de mão de obra especializada. A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos.
         A interdisciplinaridade atualmente é a palavra de ordem para as novas propostas educacionais no Brasil e no mundo, porém a maioria dos educadores não sabem o que fazer com ela, sentindo-se amedrontados com a possibilidade de sua implementação no sistema educacional brasileiro. Nos novos projetos para o ensino visivelmente percebe-se a falta de segurança que faz parte do novo paradigma emergente do conhecimento.
Muitos estudiosos na tarefa de definir a interdisciplinaridade se confundem em meio a diferenciação de termos como: multi, pluri e interdisciplinaridade.

Multidisciplinaridade – O nível inferior de integração. Ocorre quando para solucionar um problema, busca-se a informação e ajuda em várias disciplinas, sem que tal interação contribua para modificá-las ou enriquecê-las.
Interdisciplinaridade - Segundo nível de associação entre disciplinas, em que a cooperação entre as várias disciplinas e provoca troca de conhecimento mútuo, existe reciprocidade e enriquecimento mútuo.
Transdisciplinaridade  -  È a etapa superior da integração. Trata-se  da construção de um sistema total, sem fronteiras sólidas entre as disciplinas e cria um conhecimento globalizado.