Autor: José Patrocínio de Souza

Uma análise sobre a felicidade.

VERSOS...

“ESSA FELICIDADE QUE SUPOMOS,

 ÁRVORE MILAGROSA QUE SONHAMOS,

TODA ARREADA DE DOURADOS POMOS,

EXISTEM SIM: MAS NÓS NÃO ALCANÇAREMOS

PORQUE ESTÁ SEMPRE ONDE  A POMOS

E NUNCA  A POMOS ONDE NÓS ESTAMOS”

Os versos inesquecíveis de Vicente de Carvalho, se não servem de consolo, valem como uma lição de vida que convém não esquecer. Poderiam ,  com muita prosperidade, ter sido declamados pelo o Presidente Fernando Henrique  Cardoso  ao seu colega Carlos Menem , que andou procurando aqui no mercado brasileiro. Se bem que nosso vizinho poderia ter retrucado, como, aliás, vendo repetindo há anos:

A felicidade consiste em fazer os outros felizes. Só que agora depois de ter buscado a felicidade  alheia , aprendi que ela só consiste em fazer os outros felizes, depois que conquistamos a nossa própria . Hoje sou como  Jean Jacques  Rousseau que , numa  cata famosa ao Sr. De Malesherbes, , que se viu forçado a confessar: “ A toda a  espécie de felicidade de que é preciso, não é tanto fazer o que quero, mas, sobretudo, não fazer o que não quero”. Pode ser que seja uma busca sem fim, um esforço em vão  , o passarmos a vida procurando essa deliciosa utopia, cada vez mais distante e cada vez mais fugaz.

Mas é incontestável que vale o esforço, ainda que, como ensinou o poeta Mario Quintana, há pouco tempo falecido, sejamos incapazes de encontra-la, por nossa própria culpa: “Quantas vezes agente, em busca da ventura procede tal e qual o avozinho infeliz:

Em vão, por toda  a parte os óculos procura,

Tendo-os na ponta do nariz!

Pois este é um doce encantador de que não abrimos mão. Ser feliz, ou buscar a felicidade, faz parte das quimeras humanas. Quanto mais a buscamos mais sentimos a necessidade de encontra-la. Há os que morrem, na tentativa frustrada  de doma-la . E há os que encontrando -as  não sabem identifica-las. Está  muitas vezes ao nosso lado e ao nosso alcance, perto de nós sem que consigamos compreende- la , ou desfrutá-las.

É como dizem os poetas, saber coloca-las em pratica não onde queremos, mais onde estamos se é com ela que sonhamos.

Os líricos conseguem vê-la numa flor, numa paisagem, ou num instante. os românticos , nas poesias e nas melodias inesquecíveis . Os inquietos passam por ela sem vê-la . Os insatisfeitos não a conquistam porque querem sempre mais. Os sonhadores não a encontram  em vida, porque para eles é sempre uma quimera. Difícil de realiza-la ,  mas difícil ainda é saber desfruta-la . Consola - nos s que a buscamos com a lição de ceticismo do mercado de hoje:

“Montesquieu estende-me

As asas

E deixa-me em teu peito

Reclinar-me

E no dia em que a Felicidade vier

Bater á minha porta,

Diz a esse intruso que

Fugi de casa...

Felicidade é viver de forma sábia.

Cientistas comportamentais, economistas, neurologistas, psicólogos, todo mundo encontrou uma receita para a felicidade. Prosperidade financeira, amizades em profusão sexo agradável, trabalho gratificante, vida curtida, satisfação. Os segredos foram revelados!  Bem, não é exatamente o que vemos na prática.

Essa gente toda acredita na fórmula simples, mais infelizmente, não conseguem (como vem acontecendo nos últimos três mil anos) responder á fórmula pergunta: o que é a felicidade.

Os especialistas, menos interessados em medir a felicidade das pessoas (desdenhando mesmo essa possibilidade, não concebendo caiba num felicímetro), mais ligados ao significado do que á experiência, ocidental a iluminação necessária para aproximar felicidade de significância e propósito de vida.

Nesse conjunto vasto de referencia, manancial de suporte para nossas aventuras, uma tônica dominante se repete. As linhas espirituais entendem a felicidade como uma alquimia. Da mesma maneira como alquimista transforma metais comuns e preciosos? Chumbo em ouro, podemos transforma nossa vida na melhor versão possível dela mesmo na forma mais preciosa de nossa matéria bruta.

Para os saberes espiritualizados a felicidade é mais uma dança do que uma luta.

Eles entendem que você não chega simplesmente a um destino feliz e não acontece simplesmente ela precisa ser preparada, sustentada, cultivada.

Por isso, o conselho é um só: Determinação tranquilidade e coragem serena para bailar.

Por fim, como o caminho espiritual responde aquela forma pergunta. O que é felicidade? Ah, ela é grande desafio de se viver de forma sábia.

E quem venceria esse desafio? Não os compradores e gastadores, mas os que cultivam a arte de almoçar a perfeição mais plena.

É impossível sermos felizes se esperarmos estar sempre no máximo da intensidade. A felicidade não é uma questão de intensidade, senão de equilíbrio e ordem, ritmo e harmonia.

A felicidade não chega como resultado de obter algo que não desejamos mais de reconhecer, apreciar e valorizar o que temos. (Frederick Keeming).

São inúmeras as frases de conforto a cerca do que é a felicidade, vou citar alguns pensadores que a tratam com muito entusiasmo.

Paulo Coelho, André Ma Urais ,Voltaire ,Mahatma Gandhi,Omar khayyám, kin Hubbard.

Provérbio chinês.

Se você quiser ser feliz por uma hora, tire uma soneca. Se quiser ser feliz por dia, tire um dia, vá pescar. Se quiser ser feliz por um ano, herde uma fortuna. Se quiser ser feliz para sempre, ajude outras pessoas.