UMA ABORDAGEM SOBRE O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO NA CONTEMPORANEIDADE

Wandson de Carvalho Ueta*



RESUMO
O presente artigo tem como proposta discutir os segmentos que fundamentam a construção do conceito de espaço geográfico, visão esta discutida a partir da obra de Henri Lefebvre, assim como ressaltar a relação entre o natural e o social na construção geográfica. Objetiva-se também uma analise do conceito a partir de uma perspectiva da sociedade contemporânea, tomando como base o paradigma marxista dialético, segundo as contribuições de Lefebvre a partir da relação homem e natureza.




Palavras-chave: espaço geográfico, relação social, homem, natureza

























*Historiador, pós-graduando em Gestão Ambiental. wc.ueta.hotmail.com
INTRODUÇÃO

Uma dos conceitos mais utilizados pela geografia é o do espaço geográfico, pois, e a partir dele que os geógrafos passam a utilizar a geografia como uma ciência social, no entanto para se construir esse conceito muitas discussões foram realizadas, de forma que pudesse se chegar a um conceito que abrangesse no sentido mais amplo todos os aspetos necessários para a construção epistemológica da geografia.
Sendo uma geografia uma ciência ainda recente, os geógrafos passaram a buscar no campo das ciências afins, no caso da filosofia e sociologia, e nas ciências exatas, neste caso nos referimos à física, um conceito sobre espaço, é nesse sentido que surge o trabalho de Henri Lefebvre, The production of space (1974), onde o referido autor trabalha o conceito sobre espaço, no entanto voltado para um campo mais social, pois o mesmo é sociólogo. Contudo os geógrafos se utilizando desse conceito acabam por dar uma interpretação à luz da geografia, "geografizando" construindo assim um conceito conhecido o campo da geografia como espaço geográfico.
























Espaço Geográfico


Ao iniciarmos uma discussão quanto ao conceito de espaço geográfico, é necessário fazer uma abordagem sobre o conceito de espaço sugerido pela filosofia e pela física. No entanto para os geógrafos a construção epistemológica em geografia necessitaria de um conceito que pudesse compreender os diversos campos de pesquisas geográficas.
É a partir da busca por esse conceito, que muitos geógrafos se utilizam da obra do filósofo marxista e sociólogo francês Henri Lefebvre, intitulada The production of space. Segundo Lefebvre a idéia de espaço está diretamente ligada dinâmicas sociais, ou seja, o espaço é o resultado final das relações sociais. Por conseguinte os geógrafos se utilizam desse conceito, mas o interpretam a partir luz da geografia, "geografizando", propondo um conceito que pudesse garantir para a geografia aspectos de ciência social.
Segundo Lefebvre o espaço não se limita apenas ao físico, pois o mesmo está relacionado à vida social dos indivíduos, a natureza, ou espaço físico, por sua vez assume um caráter passivo na relação homem/natureza, pois ela cria os elementos que servirão de base para a sobrevivência humana, já o homem representa o ser transformador, sendo ele o único capaz produzir através do seu trabalho.
Analisando o pensamento de Lefebvre quanto à relação homem/natureza fica claro a presença do paradigma marxista dialético, que através do trabalho exercido pelo homem, cujo objetivo é atender as suas necessidades, acaba modificando a natureza e em conseqüência surgem os aspectos culturais, como exemplo desse processo é cultura das populações ribeirinhas, que a partir a utilização dos rios, para garantir a sua sobrevivência, acaba criando uma gama de crendices e mitos que acabam sendo passados de geração em geração.
Lefebvre afirma ainda que no espaço social há dois tipos de relações pertinentes ao ser humano durante o processo de interação com a natureza, permitindo a relação entre produção e consumo, que seriam: as relações sociais de reprodução e as relações sociais de produção. A primeira tem como base a família, já a segunda relaciona-se com a função social do individuo dentro da sociedade, que em conseqüência criam-se as organizações hierárquicas.
É com base nessas proposições de Lefebvre que os geógrafos garantem a construção do conceito de espaço geográfico, porém sobre uma nova interpretação, de forma a atender as necessidades científicas da geográfica. Diante dessa discussão Milton Santos propõe um conceito sobre espaço geográfico.

O espaço geográfico é "formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá. (SANTOS ? 1996).


Ao analisar a citação acima podemos notar a presença do pensamento de Lefebvre, dentro do conceito de Santos, porém sob uma nova interpretação. Milton afirma ainda que a relação existente entre homem e a natureza tem na técnica utiliza fator principal dessa relação, e ainda conceitua como "técnica é o conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz, e, ao mesmo tempo cria o espaço". (Santos -1996).
Quanto às conseqüências existentes entre a relação homem/natureza, Santos ressalta:

Tudo o que existe na superfície da terra, toda a herança da história natural e todo o resultado da ação humana que se objetivou. Os objetos são extenso, essa objetividade, isso que se cria fora do homem e se torna instrumento material de vida. (SANTOS-1996).

Tomando como base a citação de SANTOS, podemos entender que o espaço geográfico compõe toda e qualquer atividade humana, sendo ela física como no caso as cidades, o vale ressaltar é que o homem é o único agente transformador da natureza, toda essa relação entre homem e natureza tem como o produto final o espaço geográfico.







Conclusão

O presente trabalho teve como proposta principal a discussão sobre construção do conceito de espaço geográfico, analisando os aspectos fundamentais para o desenvolvimento de um dos conceitos mais importantes da geografia.
Este artigo propôs uma análise sobre as relações existentes entre o homem e a natureza, cujo resultado principal foi às bases para a construção do conhecimento social geográfico, vale ressaltar ainda que é a partir dessas relações existentes que se gera a hierarquia social tendo como fator preponderante a função exercida por cada indivíduo dentro da sociedade e em conseqüência surge as diferenças classes sociais.

































REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

GIRARDI, Eduardo Paulon. O Espaço Geográfico. Disponível em <www.fct.unesp> Acesso em 15 de junho de 2011.