Luiz Carlos Ferreira Braga Júnior 

INTRODUÇÃO

O problema do bem tem sido uma questão de grande relevância para a investigação filosófica ao longo dos séculos e por este motivo, torna-se muito propícia a elaboração deste trabalho acadêmico que tem como tema de sua investigação principal o bem, assim como este era concebido pelos filósofos antigos, mais precisamente, Aristóteles.

Como fonte para nossas pesquisas, usaremos uma obra do próprio Aristóteles, Ética a Nicômaco, na qual ele percorre uma minuciosa investigação acerca do que seja o bem, e a obra de um comentador de Aristóteles, Curso de Filosofia Aristotélica, de Eduardo Bittar.

A idéia principal que será desenvolvida ao longo de todo texto será a de que o Sumo Bem é aquilo a que todas as coisas tendem, algo que é buscado por si mesmo e não em função de outra coisa. A esta idéia principal somam-se outras duas idéias secundárias, a saber, a aproximação da idéia de bem com a idéia de felicidade, sendo que esta também é algo que é buscada unicamente em função de si mesma e por isso mesmo, comparável ao bem. E a comparação entre bem e prazer, já que este último é algo que todos os seres tendem, sejam eles racionais ou irracionais.