12/03/2013 

Um Projeto Educador 

Transformar, mudar a sociedade com educação, é esse o plano educador que me move na vida com o objetivo de mudar a realidade de uma sociedade caótica, e a cima de tudo capitalista. Os valores dos alunos muitas vezes são posto em cheque diante da barbaria do consumismo, de uma sociedade que tem a culpa sim de não haver educação para os brasileiros, um Brasil forte e com o plano voltado para a educação é esse o nosso objetivo, ver esse mundo mudar, não apenas acreditar num IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mas sim numa sociedade em que todos estejam em pé de igualdade, sem divisão de classes e renda.

            A televisão, em geral aliena as crianças, que transmitem um mundo cruel de gostos, valores consumistas e costumes, que não tem nada a ver com a vida humana,da qual as pessoas necessitam realmente,  e  que se torna um ciclo vicioso, e nos não conseguimos nos libertar. No Brasil desde a época da colônia, não se pensa em educação, quando os negros foram libertados do regime de escravidão, esse país injusto não se preocupou no mínimo em educar esses seres humanos.

            Embora a educação seja considerada um mecanismo ideológico de mudança do ser humano, e libertadora segundo Paulo Freire, ela está se deturpando, cada vez mais com a sua elitização e a entrada do mecanismo capitalista para ela, ficando um sombrio futuro de poder se tornar objeto da elite. Assim como já foi um dia quando a Igreja fundou as universidades, e a algum tempo atrás só estudava quem podia pagar. Será que nos corremos o risco de retroceder?

            A historia da humanidade não corresponde há um final feliz nem um conto de fadas, com referencia a educação, na idade media as crianças não eram nem reconhecidas como tal, vindo a ser objeto de educadores esse argumento mais tarde, e ao mesmo tempo objeto de alerta para a sociedade. As crianças fazem sim parte desse contexto, porque quem nos temos que educar para ser um cidadão de bem no futuro, ou rebelde contra o capitalismo.

            O individuo contestado, da sociedade é esse que nos queremos formar, mas tudo é uma questão de sua adaptação com os estudos que lhes serão apresentados. Façam eles crescerem, não serem meros reprodutores do que já existe, mas criadores de novas idéias como fez os grandes teóricos   da sociedade como Karl Marx por exemplo. Se você transforma uma sala de alta, estará fazendo muito para mudar a sociedade, esta´ra contribuindo para  a formação de um mundo novo, sem injustiças, sem exploração e sem um sistema que exclui muitas pessoas e cria exércitos de reservas aos milhares.

 Claro que eu não tenho muito! Não posso fazer muito diante de todo um sistema capitalista instalado, enraizado no mundo. Há não ser  apresentar os estamentos a qual é devido a sociedade, nos vivemos em camadas sociais, o que não deveria existir, isso causa uma infinita desigualdade social. Para que eles pensem a respeito e se posicionem na sociedade de forma critica e não passiva ou alienada. Isso já é um começo para a mudança que tem que acontecer, não agüentamos mais esse capitalismo causador das desigualdades sociais e da miséria na sociedade. Ele tem que acabar!

            Com o objetivo de educar, e introduzir as crianças adolescentes, no marxismo e a formação de uma mente voltada para o pensamento critico a respeito da sociedade, acredito que assim mudaremos o teor capitalista dessa sociedade. As pessoas merecem ficar sabendo das idéias de esquerda, marxismo, entre outras que são contraria a atual sociedade que envolve a burguesia e capital.

Vamos mudar para melhor, almejamos um mundo novo melhor e mais bonito, em que todos possam viver em pé de igualdade, e não a divisão de classes, não ao capital, e a centralização de renda que está nas mãos dos grandes conglomerados capitalista. É esse o novo dever e projeto educador transformar a sociedade me prol da maioria.

Sebastião Pereira Viana Júnior

[email protected]

(91) 8869-3808