Um pouco da história do Kung Fu

O Kung Fu é uma Arte Marcial de origem chinesa que encanta a todos á milhares de anos.

Segundo historiadores e arqueólogos chineses sua história conta com mais 3500 anos. Suas origens são lendárias, e segundo elas, resultou dos embates entre os humanos e animais selvagens. Lembramos que são apenas lendas, não existe nada comprovado. Até porque naquela época não havia registros. A arte do Kung Fu ou Wushu como dizem na China é muito popular no mundo todo, e na atual situação o Kung Fu está servindo como uma grande fonte de renda através do turismo para aquele País.

No Kung Fu existem muitos estilos. Estima-se que são mais de 1000, é claro, que muitos se perderam com o passar do tempo. Mas entre os que estão ativados, uns são fundamentados em  animais e outros não. Entre os que estão relacionados animais, os mais populares são: Tigre, Louva a Deus, Garça, Serpente, Gato, Leopardo, Águia. Mas todos seguem um padrão técnico bastante semelhante no jeito de executar suas técnicas.

Quase todos os estilos de Kung Fu possuem seqüências de movimentos que se chama Taolu ou Kuen Tou, onde se aprende primeiro estas seqüências e depois se aplica em lutas, tornando desta forma mais fácil o aprendizado do aluno praticante.

As características mais fortes nos métodos de prática dos movimentos estão na divisão regional, devido às diferenças geográficas.

Apesar da China ser um País com diversos tipos de relevo e com todos os seus pontos cardeais naturalmente, no Kung Fu para facilitar dividiu-se em apenas norte e sul.

O norte Chinês é mais montanhoso, com um clima obviamente mais frio. Os chineses do norte utilizavam-se de roupas mais grossas para melhor proteção do frio e possuíam as pernas fortalecidas devido à convivência nas montanhas. Sendo assim desenvolveram um Kung Fu de movimentos mais amplo, de forma a não ser atrapalhados pelas grossas roupas que coibiam alguns movimentos. Valorizaram bastante os chutes, principalmente os mais altos aproveitando as pernas bastante fortes devido aos locais montanhosos em que viviam.

O sul Chinês possui relevo um pouco mais plano em relação ao norte, com maior abundancia de rios e chuvas, com temperaturas mais elevadas. Por esta razão os estilos de Kung Fu do sul da china desenvolveram-se com características diferentes aos do norte.

As bases de pernas são mais baixas ou seja: mais plantado ao solo, adaptando-se a situação geográfica da região sul daquele País. Com chutes mais baixos e fortes sempre priorizando as pernas e o baixo ventre  e em menor quantidade, valorizando mais o uso dos braços, com socos, arremessos e agarramentos mais rígidos, visando um término  de luta mais breve.

Esta é apenas uma pequena discrição nas divisões que digamos mais marcantes entre os estilos do Sul e Norte da China. Naturalmente existem outros fatores que se fazem pertinentes sobre as diferenças estratégicas nas aplicações de suas técnicas, principalmente costumes, filosofias, religiões e culturas regionais etc.

Veja alguns benefícios!

O Kung Fu traz equilíbrio e harmonia, fortalece os ossos e os músculos, é ótimo para regular o peso quando acompanhado de alimentação saudável. Com seus movimentos sincronizados deixa após á prática uma sensação de bem estar. Traz auto-estima, autoconfiança, desenvolve espírito de liderança, defesa pessoal, beleza corporal e de aparência. É muito bom como arte marcial e como esporte. O Kung Fu é gostoso de praticar, individualmente ou em equipe.

No Instituto Gato as aulas são supervisionadas pelo mestre Walter Guerreiro, sempre com didática moderna, de acordo com o sexo, idade, biótipo e limite físico de cada aluno, visando o aprendizado técnico, a filosofia, defesa pessoal, esporte e os benefícios com a saúde.