UM PENSAR SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO

Educação é um princípio comunicativo que tem sua origem a partir da necessidade da divisão social do saber. As sociedades primitivas, como os indígenas, utilizavam-se dela com o intuito de preparar os novos indivíduos para as funções necessárias de acordo com as potencialidades e capacidades de cada indivíduo, a saber: ser chefe, artista (para a confecção de armas e utensílios), feiticeiro (se preocupar com as doenças e o tratamento específico para cada situação), aprender sobre os ritos de passagem ou a iniciação, bem como saber qual o ensino adequado para meninos e meninas etc. Uma universidade, em escala indígena, que adequava os métodos de ensino e aprendizagem de acordo com as necessidades de cada tribo, bem como sua localização geográfica, visando o bem comum é a perpetuação da espécie e do grupo em questão.

Traçar um estudo sobre o que é Educação desde as sociedades primitivas e indígenas perpassando pelas civilizações até a era atual.

Destacar os avanços na Educação, enquanto sistema educacional regular, ao longo dos anos, bem como analisar a influência dessas mudanças para a formação intelectual da sociedade contemporânea.

Analisar a Educação do ponto de vista da estratificação social que trata da separação da sociedade em grupos cujas características são parecidas, como por exemplo, a cor – negros e brancos; religião – católicos e protestantes etc. Gênero - homem, mulher e assim por diante.