UM PARALELO DO FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLES CHAPLIN COM A SITUAÇÂO ATUAL.

 


                 Analisando as cenas mostradas no filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin e comparando com a situação atual, concluímos que apesar dos avanços tecnológicos empregadas, atualmente na produção industrial, a situação sócio-econômica do homem continua em segundo plano, através do filme percebemos que com, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe melhorias para a classe patronal, onde almejavam a partir daquele momento a institucionalização de poderes.
              
Em conta partida os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais. E em virtude dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimentos grevistas, que tinham como pauta de reivindicação, redução da jornada de trabalho, melhorias das condições salariais e de trabalho.

               E esses movimentos foram repreendidos pelos patrões, com a proteção de autoridades policiais para que os operários voltassem ás atividades normais. E mesmo com todos os avanços tecnológicos, o operariado sonha em ter sua casa própria, em constituir família e participar da vida social. Mas na maioria das vezes esses sonhos não se tornam realidade porque a precária condição econômica e social impostas aos trabalhadores não lhes permitem saciar suas necessidades pessoais, tais como: as de caráter sociais, financeiras, habitacionais, nutricionais etc.

                E infelizmente esses fatos ainda fazem parte do dia-a-dia da maioria dos trabalhadores brasileiros, que são vítimas dos empresários dominantes, que agem em nome do capitalismo selvagem, onde os ricos ficam sempre mais ricos e os pobres ficam cada vez mais excluídos, sem emprego e sem perspectiva de um futuro promissor.