O conceito de Estado ou país vem passando por várias discussões que geram diferentes entendimentos desde antiguidade até a Idade Média. "Teria sido a Itália o primeiro país a empregar a palavra Stato, embora com uma significação muito vaga" (MALUF, Said. 1991). Inglaterra, França e Alemanha usaram o termo Estado com referência à ordem pública constituída, mas somente Maquiavel foi quem instituiu a expressão na literatura científica. De todo modo, as definições de Estado podem variar conforme a doutrina de cada autor. Neste caso ficamos com o ponto de vista de Queiroz Lima (apud MALUF, Said. 1991 p. 21) que diz que: "o Estado é a Nação encarada sob o ponto de vista de sua organização política, ou simplesmente, é a Nação politicamente organizada." Para isso, pressupõem-se três elementos essenciais para a formação de um Estado: população homogênea [1], território certo e inalienável e governo independente.

Diante do que expomos podemos dizer que o Vaticano, o menor país do mundo, ou, como queiram,o menor Estado, possui território geograficamente determinado, governo e população.Assim. O Vaticano é um país dentro de uma cidade, Roma,que por sua vez é capital de um outro país, a Itália.

Vaticano, dados gerais:

Localização – Europa.

Extensão territorial-0,5 Km².

Idiomas – italiano e latim.

Capital – cidade do Vaticano.

Moeda – euro.

Fontes:

MALUF, Sahid. Teoria geral do Estado. 21 ed. São Paulo: Saraiva,1991.

http://www.ibge.gov.br/paisesat/



[1]Existem muitos países que não têm população homogênea, na verdade pode se dizer que é a maioria. O conceito que emitimos aqui é do referido livro, o que não anula outras interpretações, como bem expomos na nossa própria abordagem de modo que não desqualifica o Vaticano como tal.