O I Congresso de Extensão em Contabilidade- EXTCONTA, realizado pela Faculdade de Ciências Contábeis- FACICON, através do Programa Integrado de Excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão- PIEPEX, ocorreu nos dias 08 à 10 de dezembro de 2014, com a participação de acadêmicos do curso de graduação em ciências contábeis, profissionais da área e corpo docente do FACICON e órgãos afins, com o Observatório Social de Belém,  Conselho Regional de Contabilidade e Controladoria Geral da União- CGU, entre outros.

 Teve como objetivo promover a extensão do curso de Ciências Contábeis, a fim de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cumprir com as atividades de extensão prevista no novo Projeto Pedagógico do curso, que está sob a égide das diretrizes do Ministério da Educação.

 O evento buscou debater temas como: Extensão; Currículo do Curso de Ciências Contábeis; Gestão Pública, Controle social e Contabilidade; Contabilidade, Negócios e Terceiro Setor. A ação ainda que embrionária desponta como uma atividade cientifica relevante considerando a carência no desenvolvimento de pesquisa científica no campo da contabilidade.

 Com a realização do Congresso foi possível a integração acadêmica de Belém e interior do Estado, como Capanema e Parauapebas que traz em seu bojo, as experiência de inserção dos conhecimentos teóricos, adquiridos em laboratório didáticos da universidade e campo de pesquisa. Apresentados por meio de exposição acadêmica de trabalhos científicos, abrangendo as mais diversas temáticas propostas pelo evento, bem como, abordou diálogos sobre o processo continuo de desenvolvimento das competências e o campo de atuação profissional.

 Enquanto proposta, observa-se a necessidade para implementação do Núcleo de Práticas Contábeis, onde a Universidade proporcionará os empreendedores adjacentes uma política de assistência contábil desenvolvendo o empreendedorismo com responsabilidade e assim valorizando o profissional contábil.

O Congresso foi se suma importância pois, difundiu e fomentou o conhecimento na área da contabilidade, através do programa de extensão a ser desenvolvido, visto ser atividade indispensável para a formação acadêmica, conforme novo currículo do curso de ciências contábeis, que foi alvo de Seminário pela coordenação do curso de ciências contábeis da Universidade Federal Rural da Amazonia.

A extensão participativa, foi enfatizada pelo diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicada-ICSA, esclarecendo que se configura como proposta de formular o conhecimento junto com a sociedade e ensejar a construção de novos conhecimentos e assim consolidar a construção no campo fértil da comunidade, o qual torna-se indispensável cinco diretrizes: a Integração; interdisciplinaridade; insociabilidade de pesquisa e extensão; impacto na formação de discentes e construção e consolidação do processo dialético, que foi alvo de diálogos com os participantes, que é ponto relevante, conforme política nacional de educação.

 

A  participação do órgão CGU, proferiu palestra, onde frisou que a contabilidade é uma ferramenta de inserção social relevante na promoção da transparência, onde o profissional contábil é agente responsável pelo combate a corrupção, atuando com responsabilidade e ética.

A partir do I EXTCONTA, abriu-se um novo rumo para o curso de ciências contábeis, um curso mais imbuído na tríade ensino- pesquisa- extensão, onde a Ciência Sociais Aplicada no Estado do Pará volta-se para o desenvolvimento da sustentabilidade aplicada, gestão e produção do conhecimento.

 Ana Patrícia de Freitas Corrêa. Contadora

Participante do I EXTCONTA/FACICON/ICSA/UFPA

e-mail: [email protected]