A morte de diversos civis representou a luta dos trabalhadores por um novo modelo de sociedade.Durante a repressão,outros militantes foram mortos e seus corpos também estão em local desconheçido.Os trabalhadores querem que todas essas famílias tenham direito à enterrar seus mortos com dignidade e respeito.
Abrir os arquivos daquele período é um direito à memória,à informação e a verdade.A história se faz com documentos e estes não podem ficar encarcerados em porões ou escondidos nos desvãos de órgãos policiais.Estas dúvidas e inquietações têm que ser resolvidas.
As lutas dos trabalhadores hoje estão ligadas à contrução duma democracia social,pelo direito a um emprego digno,redução da jornada de salário para que o trabalhador também tenha direito de estudar,ao lazer e à cultura e à condições de trabalho e vivência que respeitem a natureza.
A dor, o sofrimento,na vida de quem passou por essa fase social,ficaram marcados em suas vidas e sempre passados para terceiros adiante,certamente aprovariam essa pauta.Em suas dialéticas,também produziam cresçimento,mudança,decisão e coragem para enfrentar novas situações.
Se estivessem vivos,certamente nos convocariam a novas lutas.E estariam à frente,como comandantes,junto à camadas mais pauperizadas da população,pelo direito dos cidadãos brasileiros à memòria e a verdade.