Com um foco sem precedentes na pegada de carbono dos turistas e suas exigências de equilibrar um hotel de luxo com uma nítida consciência verde, um novo tipo de hotel ecológico oferece um refúgio verde nas metrópoles européias. A Splendia, o grupo de hotéis de luxo, está na liderança com seu novo hotel vienense, o Stadthalle. Michaela Reitterer, a proprietária do hotel, afirma que ele é o "primeiro hotel do mundo com um balanço zero de energia".

 

Não apenas ele possui três turbinas eólicas, painéis solares e bombas geotérmicas, mas também um jardim na cobertura repleto de alfazemas. Nas noites quentes de verão, grilos e gafanhotos se reúnem neste refúgio escondido entre os telhados vienenses. Talvez como recompensa por seus rigorosos princípios verdes e pegada de CO2 inexistente, a música inspiradora oferecida por esses insetos não é encontrada em nenhum outro lugar da cidade, assim proporcionando uma experiência única de afastamento da cidade.

 

Esse prédio histórico de apartamentos data de 1890 e se associou ao grupo Splendia em 2001. Tendo passado por um projeto de reformas, ele reabriu em novembro de 2009, recebeu muitos prêmios ecológicos e demonstra claramente como o luxo e os princípios ecológicos podem se combinar bem.

 

Também existe um forte compromisso com a conservação do ambiente em um hotel de Barcelona, o La Florida. Um lugar da moda para a alta sociedade espanhola, com sua presença de arte vanguardista e pura suntuosidade, ele também consegue manter distância da agitação de Barcelona. Instalado na calma da maior colina da área, a Tibidabo, ele não só oferece a seus hóspedes vistas para a zona rural além da cidade, mas também a tranqüilidade de um retiro no campo. A água da piscina, purificada com ozônio, realça o desejo dos clientes de combinar o luxo com o interesse na natureza.

 

Os grupos de hotéis têm aproveitado seus conhecimentos do luxo e agora estão empregando-o combinado com seus valores ecológicos e o compromisso de proteger o planeta. Com o fausto que normalmente só se encontra em um hotel de Paris, o hotel HI, em Nice, é outro exemplo de como um moderno hotel boutique pode estar à altura tanto dos padrões cinco-estrelas dos hóspedes como de suas credenciais verdes. Servindo apenas alimentos orgânicos, ele está instalado em 200 metros de praia e foi projetado de modo a combinar com a simplicidade de seu ambiente natural. Embora apenas a alguns passos do Promenade des Anglais e das principais atrações turísticas da cidade, seu foco é o relaxamento através de um projeto inovador com nove ambientes baseados em diferentes conceitos.

 

Até agora, parece não haver um hotel em Londres que possa concorrer com seus equivalentes no continente europeu. Esses inovadores projetistas de hotéis não apenas estão reavaliando o que os clientes querem de seus hotéis de luxo, mas também estão inventando maneiras de o hóspede ter tanto um oásis verde, como estar a uma curta distância de todas as comodidades usuais de seu estilo de vida durante sua fuga da cidade.