A filosofia é o estudo dos conceitos e dos pensamentos das disciplinas deixando seus fundamentos bem claros. Com ela, aprendemos a ver o mundo de um modo mais investigativo, aprendemos também o proveito do ser - humano e os fundamentos a respeito da existência do ser – humano. Na filosofia há varias características, certificando – se uma delas a reflexão crítica e o intelecto.

    Acredito que a reflexão crítica é uma das características mais importantes da filosofia, pois ela faz com que o individuo se interesse mais sobre a atividade em que está sendo investigada, ela faz com que o individuo tenha uma idéia crítica sobre a investigação, aprimorando assim, suas pesquisas sobre ela.

    O intelecto busca melhorar nossos conhecimentos fazendo nos compreender, analisar, tirar novas duvidas, criar novos conceitos sobre o que estamos aprendendo, tanto na escola quanto fora dela, fazendo com que a gente busque melhorar nossos conhecimentos sobre o que estamos aprendendo.

    Portanto, a reflexão crítica e o intelecto fazem com que nós refletimos sobre nossos conhecimentos, buscando saber mais sobre ele, pesquisando, analisando e se interessando mais.

SILVA, Andressa S*.; COSTA, Bruno Rodrigues Veiga**.

*Professora de filosofia efetiva no Estado de São Paulo pela Escola Estadual Professor Cícero Barbosa Lima Jr.

** Estudante da Primeira série do Ensino Médio.