Tema: Considerando os impactos ambientais, existe energia verdadeiramente limpa?

     Um furo na energia sustentável.
     O Brasil hoje, se encontra entre os 10 maiores produtores de energia renovável do mundo -segundo o coordenador do grupo de estudos da UFRJ, Nivalde de Castro - e assume em sua totalidade, 13% da energia elétrica mundial produzida. A fonte de energia brasileira predominante é a hidrelétrica, que encarrega-se de 90% da responsabilidade de abastecimento, e almeja o crescimento da energia alternativa em 5% ao ano. Para isso o país conta com os campos para produção de biocombustíveis e com a recente instalação de 11 das maiores indústrias eólicas do mundo no território nacional.
     Todo esse currículo garantiu ao Brasil, no cenário energético mundial, o título de "caráter verde" de sua economia, reforçando a ideia da eficácia da energia sustentável no setor ambiental, e da certeza que esse método de abastecimento é 100% eficiente, seguro e limpo. Mas se analisado criteriosamente, poderia mesmo toda essa energia ser considerada limpa?
     A energia proveniente de fontes hídricas, apesar de em sua funcionalidade, da transformação de energia cinética em elétrica, resultante da passagem da água pelas turbinas, não ser poluente, a construção da represa resulta no alagamento de uma área considerável, e na morte de várias espécies da vegetação e da fauna. Estes restos mortais se decompõem, exalando gás metano, extremamente poluente, para a atmosfera.
     Outras fontes renováveis em alta são a eólica, o biogás e o biocombustível. Mesmo estando entre as melhores opções em energia, estas ainda apresentam "contras" relevantes. A eólia, além de depender de sua localização e cima, também causa poluição visual, decorrente da quantidade de cataventos, sonora, e ocasionalmente a morte de pássaros que batem em suas pás. Os biocombustíveis necessitam para a produção de sua matéria-prima, a ocupação de terras que poderiam ser destinadas ao plantio de alimentos. E o biogás, que ainda apresenta dificuldades no armazenamento do gás proveniente da decomposição do material orgânico, e no controle da produção de chorume.
     Os métodos de energia renovável são, atualmente, as melhores opções em sustentabilidade, comparadas aos demais meios de obtenção de energia. Indiscutivelmente, o Brasil tem um potencial inigualável para a produção a partir dessas fontes, e pode investir muito mais em novas matrizes energéticas, como a das marés e a fotovoltaica, já que as atuais ainda contem algumas falhas que fazem duvidar do título de "energia limpa".


Luan Montenegro