Estamos vivendo um período, onde muitos homens de Deus estão perdendo a unção da pregação. Vários púlpitos de hoje só se prega segundo a vontade da igreja. O que se chama mais atenção nas igrejas de hoje não é mais a obrigatoriedade de um novo nascimento, uma vida de consagração constante, ou seja, uma vida piedosa diante de Deus. Más o que se chama mais atenção hoje é no material que aquela mensagem vai trazer para a minha vida.
Na mensagem principal desse estudo, o discípulo não aceitou o modo como o Mestre falava "Duro é este discurso". Provavelmente Jesus estava tocando em feridas que aos olhos deles eram normais, não tinha importância viver daquela forma que eles viviam, pois ninguém até aquele momento tinha se incomodado. Mas a verdade era que faltava chegar alguém para falar para eles como Jesus os falou.
Quantas das vezes vamos ao culto e voltamos chateados, falando que não aprendemos nada e muita das vezes criticando o pregador sabe por quê? Porque ele falou coisas para nós que o nosso íntimo não aceitou. E a resposta para isso o mestre diz: "Isso vos escandaliza?" (v61). Quando isso acontece conosco, cumpre a palavra de Deus através de Paulo "Eu irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em cristo, com leite vos criei, e não como alimento sólido, pois ainda não estáveis prontos para isso" (1°Co 3:1-2). A igreja do senhor esta cheia de meninos, que precisa se conscientizar de um novo nascimento, pois o que aconteceu com muitos que se dizem "cristão" foi uma alegria instantânea de um pseudo nascimento e nada mais. Um verdadeiro adorador comprometido com as escrituras, ele se alegra quando uma mensagem pregada está trazendo dentro de si conflitos internos, isto prova que há indícios de meninos que precisa sair, para que flui dentro dele maturidade de adutos. "As palavras que eu vos disse são espírito e vida" (v63b)
Jesus ele não tinha compromisso com nenhuma classe religiosa, más com seu Pai (Jo5: 19b). Infelizmente muitos pregadores não tem esse compromisso, estão compromissado com aquele pastor, com igrejas denominadas catedrais, e com o belo cachê que ira receber. A verdadeira palavra fica em segundo plano, porque a platéia pode ficar escandalizada.
Porém quanto a esses que pregam segundo a vontade da igreja, o Senhor cobrará deles pela conduta medrosa diante do púlpito, "A ti o filho do homem te constitui por atalaia sobre a casa de Israel: tu, pois ouvirás á palavra da minha boca e lhes darás aviso da minha parte" (Ez 33:7).
Que o Senhor faça nascer mensageiros que se possível for, seja ate mesmo apedrejado como foi Estevão, más que não esconda a verdadeira mensagem de Deus, mesmo que venham escandalizar alguns (At. 7:54).
Que façam surgir alguns Elias que não tolerem o roubo, o desprezo aos menos favorecidos e se possível for, tragam estiagem para mostrar que Deus trabalha segundo a sua vontade. Mesmo que venham a escandalizar alguns. (1°Rs 17:16- 21:18).
"Que façam surgir alguns João batista que não tolerem o adultério dentro dos templos, e falem a aqueles que se dizem santos "hipócritas"" Quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?"Mesmo que venham a escandalizar alguns". (Mt 14:3-4) (Mt3: sete)
Que o Senhor façam surgir homens íntegros que saibam receber a mensagem de Deus. Que não sejam covardes e fujam, abandonando a sua igreja (Jo6: 67b-68) Mas que se alegrem e regozijem no Senhor, porque ele vos fez lembrar, do pecado que estava guardado, mas que precisava ficar as claras para haver um concerto.
Que o Senhor também façam surgir pastores que não dite as regras da mensagem para os mensageiros. Mas que deixe o espírito falar segundo a vontade de Deus. E que haja em todos nós, a sede de ouvir e guardar a mensagem do Senhor, "mesmo que não seja aquilo que queríamos ouvir" para que se cumpra a mensagem do mestre: As palavras que eu vos disse, são espírito e vida. (v63)
Que Deus os abençoe.

Dc Hélio Pereira de lima.