É quase lugar comum abordagens feitas a respeito das obrigações dos pais em relação aos filhos ? devem ser proporcionados bons exemplos, dar limite, protegê-los sempre etc. E, principalmente, ser continentes em suas dificuldades, colorindo-os com muito amor. No entanto, as preocupações são bem mais limitadas quanto aos sentimentos e vicissitudes dos pais em relação aos filhos. Gostaria de abordar o assunto sob este ângulo.
Enquanto os filhos são muito pequenos e de nossa estrita responsabilidade e dependência, o trabalho sem dúvida é bem mais braçal. Claro que, desde cedo, nos preocupamos com quesitos básicos da educação, tais como respeito, probidade e cidadania. Houve uma mudança bastante importante de uns tempos para cá em relação ao binômio pais e filhos. Passou-se de uma fase rígida para o extremo de liberdade, que cheira à liberalidade em questões educacionais.
Com a adolescência chegando, então, tudo fica mais complicado. Os jovens querem sua independência, saindo da tutela dos pais. Brigam e lutam arduamente por ela. Dificilmente consegue-se agradá-lhes. Os pais são sempre culpados por tudo que não ocorre exatamente como eles desejam. Na grande maioria das vezes, "careta" ou "retrógrado" são as denominações dadas aos progenitores. Estes ficam frustrados porque a conduta de seus sempre rebentos não corresponde às suas expectativas. As relações tornam se conflituosas e decepcionantes. Aos pais cabe a tarefa de entender e entender.
Passa o tempo os filhos tornam-se adultos. Trabalham, casam-se e vão formar outras famílias. São honestos, responsáveis e respeitadores como os pais os fizeram, através do exemplo e de muito, muito amor. Não era exatamente isso o desejado? Por que, então, a frustração e a sensação de abandono os acomete, quando isso ocorre? Não seria uma forma de egoísmo, de necessidade de posse, a sensação de perda, porque já não os controlam mais?
Aos pais cabe a obrigação de serem realmente pais, permitindo que suas crianças criem asas e aprendam a voar. Aos filhos um recado fundamental: lembrem-se de tudo que seus pais lhes proporcionaram, pois a prole de vocês seguirá fielmente o exemplo que lhe for dado. Em qualquer relação e principalmente na situação referida, pode-se considerar um chavão, mas é uma verdade insofismável: só o amor e a compreensão constroem e mantêm um vínculo saudável e bastante satisfatório para os protagonistas do eterno binômio.

Themis Groisman Lopes