Esse livro trás  a tona as condições que nossos jovens estão inseridos,  e chama a atenção que eles precisam de ajuda para passar  nessa etapa da vida.

Mostra que a definição de família, não é mais pai, mãe e filhos, e sim, as mais diversas situações possíveis.  Que nossos jovens clamam  por atenção, todo hora, todo momento.

Esses problemas que ocorrem sobre a violência dentro das unidades escolares, é um método de chamar a atenção pelos jovens,  pelas suas necessidades. Porém,  serem de modos errados, é o único jeito encontrado por eles. As drogas  estão envolvidas nesse caminho, um método totalmente errado encontrado por eles para tentar “facilitar” essa passagem. O caminho das drogas que quase não tem voltas.

Os jovens proclamam por limites, que em vários casos não encontram em lugar nenhum.

O livro trata de um jovem chamado de Tosto, que passa por um adolescência  atropela de situações, como, briga familiar, mãe solteira, pai alcoólatra,  sem limites, drogas,  violência, formação de gangue, mortes, perdas, expulsões  de escolas, reprovação de série  e ate envolvido em furtos.

Onde que na ultima escola, encontra um professor de educação física, o professor Jeferson, que mostra um caminho a esse jovem, que passou por tantas turbulências na juventude. O limite, a segunda chance de sobressair  na vida. Ensinar o desafio de saber viver.

Depois da ajuda do professor, ele começa a ver as situações com outros olhares, termina o ensino médio e entra no ensino superior, forma em licenciatura  e  construí  uma família.

Essa obra, faz refletir sobre o papel do educador,  nos dias atuais, que hoje os alunos buscam  a ajuda em qualquer lugar. Que o educador  tem, ou passou a ter, esse papel fundamental  para ser esse pilhar do aluno que esteja faltando na estrutura dele. Um olhar diferente para as situações encontradas na sala de aula.

Como no trecho diz

“Hoje tenho orgulho de ser o Tosco! O cara que teve tudo para dar errado. Que fez errado, mas que teve a chance de fazer diferente.”

 

 

 

Palavra-chave: Adolescência;  Convivência;  Professor.

 

 

MATTJE, Gilverto Dari . Tosco  – Campo Grande:  Gráfica Editora Alvorada, 2009.