Liderança não é só saber, é agir.

Liderança não deriva do poder, mas do dever.

Liderança não é ter, é ser.

Liderança é muito mais que um conceito. Liderança é muito mais que palavras e teorias, por mais complexas e detalhadas que pareçam ser.

A Liderança começa na autogestão, em ser líder de si mesmo e de seus valores e opiniões. O exercício do autoconhecimento, da autocrítica e da incessante busca pelo conhecimento, prático e teórico, e, consequentemente, do crescimento e amadurecimento constante, são fundamentais na criação de um verdadeiro Líder.

Engana-se aquele que pensa que, por não ser um clássico "chefe", espécie cada vez mais em extinção nas organizações, torna-se automaticamente um Líder, especialmente "aqueles" que engolem um pouco de teorias em gestão de pessoas e, também automaticamente, se fazem parecer usuários fieis e inquestionáveis de suas ferramentas.

A Liderança é, sim, uma característica quase natural e intrínseca ao indivíduo Líder, mas isso não quer dizer, também, que é (sempre) inata a uns e não possa ser desenvolvida nos vários aspectos da vida.

Algo bastante importante a se ressaltar é que a Liderança é - e deve ser - sempre conquistada, em cada ambiente e grupo de pessoas que carece ou demanda um Líder. Essa conquista, por si só, é algo que dependerá não das características de um, mas do todo, independentemente da quantidade de potenciais líderes (ainda que nenhum) à disposição do conjunto.

O Líder de uma Família pode ser também um Líder no trabalho ou em algum outro tipo de organização social, como pode não ser, e vice-versa. Esse paradoxo sobre liderança precisa ser compreendido de forma que as teorias aprendidas sejam, sim, respeitadas, mas que nunca se permita que o pensamento crítico, a análise das variáveis e a busca pela compreensão de cenários e das pessoas, em si, aliada aos quoeficientes (coeficientes) de inteligência (intelectual e emocional), não sejam os principais construtores de uma Liderança.

Existem vários tipos de Liderança (familiar, social, política, profissional, etc.), mas, como dito, todas se desenvolvem com origem na Auto-Liderança, ou seja, na Liderança de si mesmo, e é nela que vamos focar no desenvolvimento de nosso próximo artigo, o primeiro de uma série derivada desse Editorial sobre Liderança, começando neste final de semana.

Contamos com o interesse de todos os nossos leitores. E vamos liderar! Até lá!