Introdução

Durante a sua existência,  a cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, a Terra esteve propensa a vários... digamos... "acidentes", entre eles, colisões, mudanças te fatores climáticos dentro do próprio planeta, etc. E por falar em colisões, os Asteróides são muito famosos por causa-las, como os Impactos de Shoemaker-Levy que atingiram Júpiter e até hoje deixam sequelas no gigante gasoso... Mas a razão real deste post não é alertar ou falar sobre colisões, mas sim sobre um Asteróide que será muito famoso, observado e discutido este ano : 2012 DA14

O que é o 2012 DA14?  

 Para começarmos a discutir sobre esse célebre Asteróide, vamos defini-lo, é simples: O 2012 DA14 é simplesmente um corpo telúrico que simplesmente passará em uma distância recorde do nosso planeta. 

Quais são as suas dimensões?

Se você pensa que esse simples Asteróide se destaca apenas pela sua distância em relação a terra, você está enganado, as suas dimensões também são bastante observatórias, embora, não há nenhuma chance de colisão com a Terra. Enfim, vamos as suas dimensões: O Asteróide têm cerca de 45 metros de diâmetro, e pesa 130.000 toneladas, ele passará em uma velocidade de aproximadamente 28 quilômetros por hora em relação ao nosso planeta.

Quando ele passará? 

 O Asteróide 2012 DA14 estará mais próximo da Terra no dia 15 de fevereiro, a NASA já especificou o horário provisório para a passagem do corpo rochoso, que será aproximadamente às 17 horas e 24 minutos, horário de Brasília, mas, ao se aproximar o evento, o horário poderá ser mais preciso, levando em consideração que a margem de erro referente a esse horário provisório e de 1 ou 2 minutos. 

Conclusão

O Asteróide 2012 DA14, será provavelmente o evento Astronômico mais observado no ano, e cientificamente falando, será uma grande "lembrança" do que o nosso planeta passou nos seus primeiros milheres de anos de vida.