Uma das barreiras mais comuns para a inovação é a falta de tempo. As pessoas estão simplesmente muito ocupadas fazendo seu trabalho do  dia a dia para gastar tempo tentando coisas novas.


A suposição é que trabalhar duro e por longas horas  são coisas boas e suficientes para o sucesso. O mantra é “privilegiar a obtenção de resultados ”. Contudo, fazer mais do mesmo não é  o suficiente para  experimentar o novo, pensar, criar e recriar : a inovação.


" É como se estivéssemos tão ocupados construindo jangadas para atravessar o rio que nunca olhamos para considerar a construção de uma ponte ,um túnel , uma barragem ,barcos ou de todas as outras possibilidades que poderíamos fazer. Nos concentramos apenas em produzir jangadas."

Se você quiser que as pessoas sejam criativas e inovadoras , defina o objetivo (por exemplo, atravessar o rio) e, em seguida, desafie seus colaboradores a vir  com ideias. Dê-lhes tempo e alguns recursos para testá-las , ou para investigar o que outras pessoas estão fazendo.


O Google permite que seu funcionário passe um dia por semana pensando somente em ideias inovadoras. É isto um desperdício de luxo? Não! Este tempo levou a inovações notáveis como o Google Earth, o Gmail , Orkut, Wave, Android  e a ser a empresa que ela é nos dias de hoje.


A empresa 3M tem permitido que seus cientistas e engenheiros gastem até 15% do seu tempo em qualquer projeto que lhes interessa. Eles não precisam pedir permissão ao seu diretor, só mantê-los informados do que  estão fazendo. Esta permissão de ser livre resultou em inúmeras ideias e inovações para a 3M que é regularmente avaliada como uma das empresas mais inovadoras do mundo.


A mensagem é clara ! O líder, as pessoas, o gerente, o CEO, todos  devem ter tempo livre para a inovação. Um tempo para pensar, refletir, sair da rotina e, sem a sombra desta e do stress, poder CRIAR.


Quer se trate de um dia por semana, ou quinze minutos por dia, o TEMPO para a inovar e inovar-se é fundamental : e as empresas precisam dá-lo.


* Baseado no texto de Paul Sloane : Allocate time for innovation.


Parabéns por ter acessado o WebArtigos.com. Obrigado pelo tempo que você dedicou para adquirir novos conhecimentos sobre o que anda acontecendo no universo da Inovação, Gestão e Mercado.

Edson Menezes
http://www.openinnovatio.org/