Recentemente tive um problema com a conexão da Internet. Esse problema me deixou uma boa parte do dia sem navegar pelo oceano virtual. Foram horas de completa impotência. E neste meio tempo passei a pensar no quanto, não apenas eu, mas as demais pessoas são dependentes desse meio de comunicação. E por isso, enquanto estava no escuro, resolvi escrever algumas linhas a respeito.

Esse fato me fez refletir o quanto o mundo dependente dela. Fico a imaginar o que aconteceria caso houvesse uma pane mundial. Quais as consequências? É bem provável que o pânico se instalaria no mundo. A troca de informação realizada através desse meio de comunicação é descomunal. Desde uma simples conversa fútil até uma negociação envolvendo milhões é realizada por meio dela. Agora, ao cair à conexão é que se percebe o quanto faz falta. Hoje em dia a dependência é praticamente total, não consigo imaginar o mundo sem a Internet.

Sua origem procede da época da Guerra Fria, quando os cientistas militares norte-americanos a criaram como meio de comunicação numa eventual guerra. Com o passar do tempo sua utilidade foi estendida aos meios acadêmicos, onde professores universitários e alunos a usavam para troca de informações. Isso foi por volta das décadas de setenta e oitenta, e somente nos meados da década de noventa é que aconteceu sua proliferação mundial.

As informações disponíveis neste meio podem ser acessadas com um simples toque. Basta digitar a "palavra-assunto" que tem curiosidade em conhecer na busca do site YAHOO, GOOGLE e/ou em qualquer outro, para logo em seguida surgir uma avalanche de informações cruzadas com o buscou. Hoje a difusão de conhecimento não seria possível sem sua ajuda. Especificamente no meu caso que sempre estou procurando informações sobre História, não sei como faria para acessar os inúmeros artigos e livros disponíveis nos sites das Universidades e livrarias. Como comprar determinado livro, ou "baixar" aquele artigo? Foi partindo desse raciocínio que fui percebendo a importância que ela tem na vida das pessoas.

Um bom exemplo que ilustra a sua importância foi apresentado pela emissora Bandeirantes em meados da década de noventa. O nome do programa era "H", apresentado pelo então desconhecido Luciano Hulk. Neste programa foi criado um quadro com a modelo Dani Cult, a internética. A ideia foi isolá-la numa cabine de vidro, tendo como meio de comunicação com o mundo exterior somente a Internet. Esse quadro coincidiu com sua popularização, pois como mencionado acima foi nesta época que começou a atingir à população. Foi uma experiência inusitada que já vislumbrava os potenciais que ela viria a ter no decorrer dos anos. Infelizmente não há como averiguar até que ponto a experiência colheu frutos. Naquela época o que chamou a atenção para o quadro foi à moça e não a Internet.

Outro fato que aconteceu há dez anos atrás foi o medo do "bug do milênio". Por causa dos boatos em torno da pane do sistema econômico mundial, pessoas do mundo inteiro agiram de forma a se precaver contra um possível desastre econômico. O medo instalado foi criado em torno do boato de que haveria problemas na forma como os sistemas reconheceriam o ano. Por lerem a numeração na forma decimal e não no milhar os computadores poderiam reconhecer erroneamente as datas. Em vez de ler a ano como sendo 2000, o sistema leria como 1900. Se isso ocorresse o sistema monetário mundial entraria em colapso, provocando uma catástrofe muito maior do que a de 1929. O medo não é infundado, pois o risco existe. Caso alguém consiga atrapalhar os sistemas e/ou ocorra uma falha no sistema energético mundial isso poderia se realizar.

Recentemente tivemos uma amostra dos problemas que poderia vir a acontecer no caso de uma pane global. Aqui no estado de São Paulo ela parou de funcionar por falha no sistema "speed" da Telefônica. Por causa disso alguns setores ficaram impossibilitados de trabalhar. Agora, imagine o que ocorreu em amplitude nacional, ou ainda em nível mundial. Será que não estamos dependentes demais desse meio de comunicação?! É um caso a se pensar.

O mundo está muito dependente desse meio de comunicação. Em tudo que é lugar ela está presente. Veja o caso dos e-mails. Acho que é difícil de encontrar alguém que não tenho o seu. Para se ter uma ideia de como funciona farei um comentário sobre o que vi num programa da TV Gazeta outro dia. Um investigador especialista em crime na Internet disse que se uma mensagem for enviada para dez pessoas, no prazo de, apenas, um dia ela atingira milhares de pessoas no final do dia. É uma progressão geométrica. Veja a força que esse meio de comunicação tem.

O tema não tem um ponto final. A discussão em torno da sua importância e dependência poderia se estender por muitas e muitas páginas sem uma conclusão satisfatória. E olha que nem mencionei o lado bom ou ruim que ela tem, e muito menos como as pessoas a usam diariamente. Por mais que digam que não tem perigo que isso aconteça é bom tomar cuidado. Acho conveniente que cada um reflita sobre a forma como ela age em suas vidas. Até que ponto você dependente dela?! É possível viver sem ela hoje em dia?! Por quanto tempo conseguiria ficar sem acessá-la?! Bom, são perguntas que deixo para cada um responder. Agora a Internet voltou a funcionar aqui e, por isso, tenho que retomar meus afazeres.