Um Contexto Neoliberal na Educação

Considerando que neoliberalismo é uma corrente política e econômica, do fim do século XX, baseada no liberalismo, que propõe uma intervenção limitada do estado na economia e por sua vez liberalismo vem a ser a limitação do poder do estado em benefício da liberdade individual, afirma-se que essa tal economia surgida da industrialização, tornou-se aliada da burguesia, tirando o Estado do eixo principal, abrindo concorrências diversas, onde o indivíduo tem liberdade de idéias, de crenças e expressão. Portanto o neoliberalismo é um novo liberalismo.
Sabe-se, que tal fato não se restringe somente a esta definição uma vez que o Estado transfere ao mercado a responsabilidade pela qualidade do ensino, como se o mesmo fosse uma simples mercadoria, tendo o seu "peso" ridicularizado perante verbas destinadas a educação com cunho social a favor da população com interesses de diminuir a pobreza e a falta de conhecimentos. O neoliberalismo pode e deve ter características de um processo de mudança com o objetivo de formar cidadãos conscientes que "casem" com a demanda neoliberal na busca por trabalhadores com mercado de trabalho diversificado e garantido.
Por fim, no contexto educacional, o neoliberalismo retrata-se como uma imposição, ou seja, a educação é vista como foco, porém verbas federais, a ela destinada, nem sempre são utilizadas a fins educacionais. Julga-se então importante, a divulgação do real significado do neoliberalismo no cunho educacional, uma vez que a sociedade deve ter conhecimento para impor-se como uma ordem social. Pode-se afirmar ainda que a política ideológica do pensamento neoliberal é a tentativa regulação do mercado da vida social.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

-http://setenoticias.com/politica/o-que-e-neoliberalismo-caracteristicas-e-resumo.html
-LIMA, Marcio Javan Camelo. Artigo: NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO. Professor Assistente da UFPB.