Numa pequena cidade do interior vivia um menino chamado Joãozinho, ele era muito sozinho, pois seus pais trabalhavam o dia inteiro. Para suprir a falta familiar, seus pais resolveram comprar-lhe um animalzinho de estimação, assim Joãozinho não se sentiria tão solitário. O tempo foi passando, e Joãozinho sentia-se tão só que apenas um animal não era suficiente, ele estava realmente muito carente de atenção.
Certo dia, o menino disse ao seu pai:
─ Pai, queria comprar outro animal, aquele não ta servindo muito, preciso de mais outros.
O Pai muito preocupado, e vendo q não podia estar com o filho, comprou-lhe mais animais. Joãozinho tratava os bichinhos como se fossem peças de uma coleção, mostrava pros coleguinhas da escola e se orgulhava de possuí-los.
O tempo foi passando e chegou uma época em que a casa já não tinha acomodações para tantos animais, precisaram se mudar porque a coleção já superava 300 bichos, das mais variadas espécies, dentre elas tinham animais domésticos, como: gatos, cachorros, galinhas, pintos, patos, coelhos, tartarugas e outros selvagens, como: leão, cobras, leoas, ursos, etc.
Enfim, Joãozinho se exibia com essa coleção diferente, enquanto seus amigos colecionavam carros, figurinhas, amuletos, ele tinha 300 bichos na sua coleção. Certo dia, o garoto encontrou uma colecionadora, que o imitava, ela já tinha um grande número de animais, alguns que tinha repetido, ela trocava com Joãozinho, assim como fazem os outros colecionadores.
Tudo parecia perfeito, até que numa linda manhã de sol, ao ir alimentar os bichinhos eles perceberam que os mesmo estavam doentes e tristes, pois a vida ali era muito ruim, o espaço era pequeno e por mais que fossem bem cuidados, os animais não tinham liberdade, nem podiam ver o sol nascer, como os seus companheiros, tinha a vida controlada por donos, sem poderem desfrutar de seu habitat maior: A MÃE NATUREZA.
Sendo assim, Joãozinho libertou todos os animais, deixando que eles encontrassem todos os seus companheiros e pudessem desfrutar a vida com mais liberdade, para voar alto e descobrir o mundo sem fronteiras. Depois desse dia, Joãozinho percebeu que aquela atitude egoísta, estava apenas destruindo e aprisionando a vida de animais que não pertenciam a ele, mas sim a natureza.
Portanto, se você estiver agindo como Joãozinho pare e reflita quantas vezes você aprisionou alguém para não se sentir só e isso só gerou mais solidão, pois ninguém agüenta ser aprisionado ou ter suas asas cortadas, a vida é uma grande aventura, onde todos devem ser livres para fazer escolhas, não podemos usar de nosso dinheiro para comprar atenção e carinho, porque o amor não se compra se conquista.