Vivemos em um mundo digital, isso era previsto conforme as coisas foram evoluindo, desde a criação do primeiro celular, sabíamos que essa era iria chegar. O que ninguém podia imaginar, é que um atrativo a mais iria atrair tanta a atenção das pessoas comuns, empresas e celebridades de todo o mundo. Segundo Recuero (2009 p.15 apud Garton, Haythornthwaite e Wellman, 1997, p.1) “Quando uma rede de computadores conecta uma rede de pessoas e organizações, é uma rede social”. 

Hoje, vivemos inteiramente conectados entre rede de pessoas e rede de computadores. O Facebook, considerado a maior de todas essas redes, alcança um pico de 1 bilhões de usuários ativos, ou seja, 14% da população mundial, tem acesso a esse rede. Mark Zuckenberg revolucionou com a sua rede, e se tornou um jovem bilionário, o Facebook vale em torno de US$ 90 bilhões, se tornando uma das marcas mais valiosas do mundo. (Fonte: Folha de São Paulo)

Mas, a história das redes sociais não começou com o Facebook e o Twitter. Em 1995 era criada a primeira rede social nomeada ClassMates.com, o objetivo era simples, como o próprio nome diz o reencontro de antigos colegas de escola, e apesar de pago, a rede fez sucesso e até hoje pode ser encontrada online.  A interação entre as pessoas, com troca de mensagens, postagem em mural e adição de usuários, veio em 1997 com o Six Degrees, durou até 2001, e foi reaberto recentemente, para usuários que já possuíam contas.

A revolução veio em 2002 com o Friendster, a rede chegou ao ápice do sucesso, recebendo uma proposta de R$ 60 milhões do Google, mas com a recusa dessa oferta, a rede foi perdendo seu espaço, e veio a falir um pouco depois. Já com a criação do Orkut em 2004, o modelo de rede social foi estabelecido, e daí diversas pequenas redes foram criadas, hoje o Facebook monopoliza esse mercado, comprando recentemente o Instagram, dificilmente veremos uma rede tirar este status da empresa de Mark.

 

Anúncios padronizados, espaços publicitários, compartilhamentos e curtis, as redes também ganharam espaços para empresas que querem seus produtos ou serviços conhecidos por toda a parte do mundo. Este tipo de propaganda faz com que o seu produto apareça na frente das pessoas pela tela de seu computador, e instantaneamente, essa pessoa compartilha com seus amigos, isso começa a gerar a o processo de viralização da sua publicação, o que leva em fração de segundo o seu produto a milhões de pessoas.

Para esse um bom Marketing Viral, basta a empresa ser objetiva, fazer algo que as pessoas gostem de ver, não precisa ser novo para ser um viral, mas é essencial ter uma novidade no seu contexto. Feito isso, basta esperar a repercussão e ficar atento, pois irá aumentar o número o seu número de demanda.

Além do viral, espaços publicitários, também são vendidos nas redes sociais, em comparação aos grandes meios de veiculação, é financeiramente um grande atrativo, o que podemos dizer o “bom e barato”.

A tendência está lançada, basta ficar ligado, pois muito mais vêm por ai, as redes sócias cada vez mais irá fazer parte do cotidiano das pessoas, é pode vir a se tornar um dos maiores meios de comunicação já existentes, e também, o maior centro comercial que já vimos.

Douglas Rodrigues