Não acredito que as mudanças de concepções e relações sejam sentidas apenas nas escolas de hoje. Em qualquer época estas mudanças geram um desconforto para as pessoas de diferentes gerações. Não é justo e nem correto achar que o aluno de hoje é quem é diferente. Em tempos passados pudemos observar outras situações. Ex.: estudiosos que corriam atrás de teorias científicas, descobertas (importantes até hoje para todos nós), escritores que sobrevivem até hoje nas prateleiras de bibliotecas, líderes e por que não mártires que lutaram por causas que nos beneficiam até os dias atuais.
Com certeza estamos em um mundo melhor do que nossos antepassados. As tecnologias, a liberdade de expressão, o direito que temos de nos contrapor às injustiças e opiniões são pequenas manifestações desta evolução.
É claro que já passei por um conflito entre gerações, mas isto só me fez uma pessoa melhor.
Quando meu filho estava no 3° ano, antiga 2ª série do Ensino Fundamental, eu não o via estudar (decorar) coletivos, gêneros, sinônimos etc. Fiquei preocupada e assustada chegando até duvidar do potencial da escola.
Em uma das reuniões de pais e mestres, o professor nos atentou para uma nova forma de ensino e aprendizagem que nos levou a um novo conceito de educação.
Enfim, estes conflitos são importantes e não devem ser evitados, mas aproveitados de maneira que promova em nós indivíduos mais interessantes e participativos em qualquer geração.