Um caso:Adolescente sem atitude

Iza Aparecida Saliés

Não é regra, mas está deixando às pessoas assustadas a atitude dos adolescentes, parecem desconectados da realidade, agem sem interesse e descompromissado, estão quase sempre desligados.

Por que estou abordando isso? Passeando com uma adolescente, tivemos necessidade de verificar um endereço, como não conhecíamos o lugar precisamos de orientação para achar o endereço correto. Confiante na adolescente que está fazendo o Ensino Médio apostou que ela teria conhecimento dos aspectos geográficos básicos, para saber andar em uma cidade, bairro ou lugarejo.

Para minha surpresa a adolescente não foi capaz de localizar o itinerário que precisávamos fazer mesmo como mapa que o meu sobrinho fez para nós, ela não consegui decifrar os rabiscos que estavam no bilhete o que chamamos de mapa. Então fiquei pensando, o que esses adolescentes estão estudando no Ensino Médio, que tem como finalidade preparar para a vida?

Será que os adolescentes estão na fase de ser preparados para a vida? Será que a escola não está sonegando o direito que o adolescente tem de curtir a vida, a fase, os amigos, o grupo?

Vejo certo desinteresse dos adolescentes frente às atitudes corriqueiras que precisam ser trabalhadas pela família e pela escola, mesmo com o universo de possibilidades de informações, ajuda e colaboração, em muitos casos são informações duvidosas, sem detalhes, expressando uma orientação aleatória, desprovida de fundamentação teórica, ou seja, de conhecimento construído na escolarização.

A postura da adolescente provocou a seguinte indagação, como um adolescente utiliza os conhecimentos escolares frente a uma situação problema? O que é o conhecimento formal para um adolescente? Essa pergunta nasce da necessidade de entender como um adolescente visualiza a relação do conhecimento escolar com as necessidades práticas da vida do próprio adolescente.

Partindo desse pressuposto, a escola ocupa um espaço sem muito significado para o adolescente, parece que a escola ensina coisas totalmente fora do contexto da vida deles, ou seja, o conhecimento escolar não significa muito para eles, parece que serve apenas para o vestibular. Em muitos casos, eles não sabem colocá-los em ação, na hora que precisa. Parece que esse conhecimento só tem utilidade enquanto estou na escola preparando para o Enem, não são associados à realidade.

Percebi que os adolescentes estão realmente desconectados da realidade, não estão preparados para a vida, apesar de sabem utilizarem as tecnologias como ninguém, mas, reconstruir conceitos a partir dessa informação e transformá-lo em conhecimento parece ser muito difícil para eles.

Um Ensino Médio que não prepara o adolescente para saber localizar o espaço geográfico, orientar o tipo de transporte que precisa utilizar como explorar uma visita ao museu, essas são atividades básicas e primárias do conhecimento.

Parece coisa pequena, insignificante, porém, bastante relevante, são conhecimentos que com certeza a escola trabalhou como conteúdo e não foram utilizados adequadamente.

E como utilizá-lo na prática? Houve falha no processo?

Ainda falando sobre a adolescente, ao passear a um museu, quando entramos no recinto, tínhamos que pagar a entrada, então perguntei, onde estava sua carteira de estudante? O que lhe dava o direito ao desconto de 50% do valor do ingresso, então ela disse, que esse documento não tinha importância, portanto não levou junto com os demais documentos.

Espantei com a colocação da adolescente, firme na teimosia disse não saber que era preciso usá-lo. Pelo que sei segundo a tradição escolar a carteira de estudante é a identidade do aluno.

Se o estudante não conhece a importância que tem um documento de identidade estudantil, ou seja, um documento que a ocupação da pessoa no momento, como também, oferece benefícios, então, a escola precisa rever suas orientações.

Quem entra na escola não pode sair dela sem saber que tem identidade estudantil. Dominar conteúdos, informação e internet não são suficientes para a formação dos adolescentes, precisamos ensinar os estudantes a saberem fazer a articulação entre teoria e prática de vida.

Então onde está o Ensino Médio que constrói a identidade do adolescente? Onde está a escola necessária para a vida dos adolescentes? De quem é o papel de orientar sobre a importância de um documento de identidade para o estudante? A família? A escola?

Uma coisa eu percebi, os adolescente, estão com pouca iniciativa, muita informação em idiomas e internet, grupos, tribos, porém suas as atitudes são desprovidas de desenvoltura, de interesse de curiosidade, parecem agir como robôs programados para fazer só que a eles interessa.