O avanço tecnológico e o consumismo têm levado o aumento exagerado da produção de resíduos sólidos na sociedade atual. Sendo que a maioria desses resíduos não é reaproveitada ou transformada, o que tem provocado sérios problemas ambientais na atmosfera, no solo e na água no mundo inteiro. Boa parte dos materiais são descartados em locais impróprios, o que provoca sérios problemas sanitários e ambientais. Lixões, terrenos baldios, rios e mares são usualmente utilizados como locais para descarte do lixo. Muitas cidades brasileiras ainda não possuem aterros sanitários, construções caras e que apenas resolvem parcialmente esses problemas. Necessitando cada vez mais a aquisição de novas áreas para a sua construção nas cidades, o que resulta em desapropriações e degradação do ambiente. Os aterros têm a sua vida útil ampliada significativamente quando os resíduos sólidos são reutilizados ou reciclados.
Uma das práticas sugeridas para a diminuição dos impactos da produção do lixo é a diminuição do volume do lixo através do reuso e a da reciclagem de materiais orgânicos e inorgânicos.
O processo da reciclagem de materiais não é uma idéia nova, já era usada há vários séculos para o reaproveitamento de materiais sólidos.
O Brasil embora sendo um grande produtor mundial de minérios, está se tornando referencia no uso da reciclagem de metais como o alumínio. A reciclagem do alumínio reduz o gasto de recursos como água e energia elétrica, além de evitar a desapropriação de áreas para a exploração de novas jazidas.
Porém, ainda há muito que ser feito sobre esse assunto. Temos, permanentemente sidos educados para acreditar que os recursos do Planeta são ilimitados e infinitos e que sempre podemos dispor de coisas em fartura (Gonçalves,2001).O processo da reciclagem de materiais precisa ser expandido na quantidade e na diversificação de materiais: o plástico, o vidro e o papel. A água, elemento indispensável para a manutenção da vida, não pode ficar fora das questões ambientais, também deve estar na pauta. Muitas cidades já sofrem com o problema da falta de água potável, enquanto que outras utilizam água tratada para lavar carros e calçadas. Motivos como esses, exigem cada vez mais o aumento da consciência ecológica para a difusão do uso da reciclagem e diminuição do desperdício na comunidade. Infelizmente, os fatores sociais como a pobreza e o desemprego, intensificaram o processo da reciclagem de materiais sólidos como forma de aumento da renda familiar no país.
A reciclagem e o reuso de recursos materiais podem aumentar a renda e a diminuição do gasto de matéria prima para os processos industriais. Atividades de reuso e de reciclagem trazem lucro para as empresas e melhoram a sua competitividade perante o mercado nacional e internacional. O que garante a sobrevivência dessas instituições no mercado competitivo e globalizado.
Os materiais recicláveis são recuperados de diversas maneiras em função do tipo de material e da sua utilização. Alguns processos utilizados para a reciclagem de resíduos sólidos são físicos, químicos ou orgânicos. A compostagem, o desfibramento, separação magnética de metais, separação de materiais leves e pesados, peneiração e lavagem.
A Constituição brasileira garante a preservação e a restauração dos processos ecológicos essenciais e o provimento do manejo ecológico das espécies e ecossistemas. Ela define a preservação da diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalização das entidades dedicadas à pesquisa. Mas para ela ser plenamente exercida, exige a participação de todos: as empresas, as instituições não governamentais, o governo e a própria sociedade.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Constituição da República Federativa do Brasil. Ed. atual e ampl. São Paulo. Saraiva, 1996.

GONÇALVES, Alberto Cosme. MercoÁgua: O desafio ecológico e as reservas de água do cone sul. Ribeirão Preto: Fábrica de Sonhos, 2001.