INTRODUÇÃO 

A criança necessita de um ambiente que seja favorável para desenvolver suas capacidades e garantir-lhe uma realização igualmente favorável das suas potencialidades de crescimento. O bebê não nasce com percepções formadas, estas, se desenvolvem somente com as experiências e convivências e com a maturidade das células nervosas, sensoriais, motrizes e conectivas.

O ambiente doméstico tem sido o contexto mais aceitável para que a observação relate com veemência o dia- a- dia e desenvolvimento da criança. Os familiares, parentes e amigos são os grandes orientadores e auxiliadores para que a criança ao atingir a plena maturidade possa ser protagonista de seus atos, descobertas e experiências.

A partir do momento em que o bebê assume reflexos e posturas ou executa movimentos, imediatamente este percebe as imagens e sensações que o mundo lhe permite. Tais sensações e visualizações ficarão retidas e servirão, futuramente, de modelo para que a postura a ser adotada e mantida seja voluntária ou para que o ato motor seja realizado intencionalmente.

 

Objetivo

 

             Observar uma criança de zero a dezoito meses e analisar os dados a partir da Teoria de Jean Piaget.

              Dois observadores com a permissão da mãe da referida criança foram até a residência da mesma,

              observar as e hábitos da mesma.

MÉTODO

 

Observar uma criança por quarenta minutos e registrar dados e analisa-los com o apoio da Teoria de Jean Piaget.

Estudar e constatar em qual estágio ou período está a criança.

Registro feito com gravador de áudio digital. Relato oral dos observadores transcrito no relatório de observação.

Análise: Observação passiva dos estudantes acerca de uma criança. Os observadores não podem interagir, somente observar e registrar.

  1. 1.     SENSÓRIO – MOTOR

Desenvolvimento da consciência do próprio corpo, diferenciando do restante do mundo físico.

Desenvolvimento da inteligência em três estágios: reflexos de fundo hereditário, organização das percepções e hábitos e inteligência prática.

Sensório – motor (0 a 24 meses) é o estágio ou período em que a criança através de experiências sensoriais e atividades motoras conhece, assimila e acomoda os conhecimentos adquiridos. Neste estágio há seis sub-estágios que são:

a)       Uso do reflexo.

b)       Reação circular primária (2/4 meses): Atos simples, repetitivos, centrado no próprio corpo para reproduzir uma sensação agradável alcançada pela primeira vez.

c)       Reação circular secundária (4/8 meses): Novo interesse em alcançar objetos para manipulá-los. Voltada para o meio, intenção está vinculada á ação (repete uma ação para ver).

d)       Coordenação de esquemas (8 /12 meses): Comportamento intencional. Coordenação de esquemas prendidos previamente. Previsão de eventos. Permanência do objeto.

e)       Reações circulares terciárias (12/18 meses): Variação de ações para ver os resultados. Exploração ativa do mundo. Uso de tentativa e erro na solução de problemas. Bebês seguem a série de deslocamentos do objeto.

f)         Combinações mentais (18/24 meses): Uso do sistema de símbolos, pensa e prevê consequências, sem apelar sempre para a ação. Permanência do objeto completamente desenvolvida.

  1. 2.    PRÉ- OPERATÓRIO

Desenvolvimento da linguagem com três consequências para a vida mental:

a)       Socialização da ação com trocas entre os indivíduos;

b)       Desenvolvimento do pensamento a partir do pensamento verbal: Finalismo (porquês), animismo e artificialismo;

c)       Desenvolvimento da intuição.

 

  1. 3.    OPERATÓRIO - CONCRETO

Das operações concretas.

Desenvolvimento do pensamento lógico sobre coisas concretas; compreensão das relações entre indivíduos e capacidade para classificar o objeto; superação do egocentrismo da linguagem; aparecimento das noções de conservação de substância, peso e volume.

  1. 4.   OPERATÓRIO - FORMAL

Das operações formais.

Desenvolvimento da capacidade para construir sistemas e teorias abstratas para formar e entender conceitos abstratos como os conceitos de amor, justiça, democracia, etc.;

Do pensamento concreto sobre as coisas passa para pensamentos abstratos “hipotéticos – dedutivos”, isto é, o indivíduo se torna capaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses: se A é maior do que B é B maior do que C, então, A é maior do que C.

  1. 5.    RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

 

DADOS:

Data: 09/09/2011

Local: Casa da Sr.ª K.S.V- Precisamente na sala de estar da residência que está localizada em uma rua do bairro da Vila Jacuí.

Criança: O bebê observado J.S.V tem nove (9) meses de idade. Rotina e interação com o meio, com a mãe e a avó materna.

Duração: Das 13h20min às 14h02min

 

OBSERVAÇÃO

Rotina diária na residência da Sr.ª K.S.V quando a mesma retorna do trabalho. Avó cuida de J.S.V até que a mãe retorne.

A criança sorri e agita – se ao ver a mãe. J.K.S balbucia; faz sons com a boca. Vira – se para a observadora e faz sons e sorri.

Na sala de estar da residência a criança brinca com um telefone em formato de tartaruga no sofá. Olha, morde e joga o brinquedo seis vezes. A mãe pega várias vezes o brinquedo para a filha.

J.S.V ouve música e agita corpo balançando a cabeça.

O telefone em formato de tartaruga tem rodas e a criança fricciona para frente e para trás o “carrinho”.

A mãe, K.S.V, dá – lhe uma boneca e, a mesma, canta e dança. A criança observa a boneca e agita o corpinho e balbucia freneticamente.

A mãe canta uma música (tema de abertura da novela Cordel Encantado) e a criança emite sons com a boca no mesmo instante que a mãe canta a música.

A criança observa a luz vermelha do gravador do observador e segue a luz com os olhos. Tenta pegar o gravador esticando os braços e balbucia.

J.S.V retorna sua atenção no telefone em formato de tartaruga. Empurra – o com os pés e quando o brinquedo se afasta, a menina estica o corpo para alcançar o brinquedo e o pega. Repete a ação muitas vezes.

A mãe dá comida para a menina na sala, a criança fica sentada no sofá, porém agita – se e empurra o brinquedo que se encontra perto, no sofá. Estica o fone em direção ao observador.

A avó materna chega ao ressinto e conversa com a criança e, a mesma balbucia e sorri para a vó.

J.S.V escora – se no espaldar do sofá e levanta. Fica poucos minutos de pé no sofá. Enquanto isso abre e fecha uma das mãos várias vezes.

A mãe coloca babador na menina. Ela puxa várias vezes com força o babador e grita. A mãe tira o babador do pescoço. A criança finaliza o almoço.

Sentada no sofá a criança tira as meias dos pés. A mãe coloca – as novamente e a menina tira novamente.

A mãe, K.S.V, esquenta água e prepara o banho de J.S.V. A banheira é posicionada em cima da cama de casal e a mãe coloca a criança na banheira com a água em temperatura agradável.

A criança agita braços e pernas jogando a água do banho para fora da banheira. Sorri e grita freneticamente.

A mãe veste a criança, deita – se com ela na cama de casal e a amamenta.

  1. 6.   CONCLUSÃO

 

 

 

Segundo os estudos piagetianos, concluímos que a criança, objeto de observação, encontra- se no período ou estágio sensório – motor, pois faz experiências e descobertas de seu próprio corpo e experimenta objetos com os sentidos do corpo como ouvir, cheirar, degustar e tocar coisa para absorver conhecimentos sobre o objeto.

Ainda no sensório – motor podemos identificar que o sub-estágio  é o da Reação Circular secundária. A criança J.S.V tem interesse pelos objetos devido cores e formas, alcança – os para manipular. Voltada para o meio, a intenção está vinculada à ação. Repete ações para conhecer o objeto.

 

 

 

  • ANÁLISE DA OBSERVAÇÃO

 

Jean Piaget preocupou – se mais com o estudo do desenvolvimento mental ou cognitivo, isto é, com o desenvolvimento da forma como os indivíduos conhecem o mundo exterior como é esta relação. No quadro abaixo mostraremos a fase do desenvolvimento no qual se encontra a criança J.S.V.:

IDADE

 

PERÍODO

 

CARACTERÍSTICAS

 

 

 

 

0 – 2

ANOS

DE IDADE

 

 

 

SENSÓRIO-

MOTOR

 

 

 

 

 

Desenvolvimento da consciência do próprio corpo, diferenciado do restante do mundo físico. Desenvolvimento da inteligência em três estágios: reflexos de fundo hereditários, organização das percepções e hábitos e inteligência prática.

 

2- 7 

ANOS DE IDADE

 

PRÉ - OPERATÓRIO

 

 

(Desenvolvimento da linguagem, com três consequências para a vida mental: a)socialização da ação com trocas entre os indivíduos; b) desenvolvimento do pensamento a partir do pensamento verbal: finalismo (porquês), animismo e artificialismo; c) desenvolvimento da intuição.

 

7 – 11- 12 ANOS DE IDADE

 

 

 

12 ANOS DE IDADE EM DIANTE

OPERATÓRIO CONCRETO

 

 

 

 

 

 

OPERATÓRIO FORMAL

 

Desenvolvimento do pensamento lógico sobre coisas concretas; compreensão das relações entre coisas e capacidade de classificar objetos; superação do egocentrismo da linguagem; aparecimento das noções de conservação de substâncias, peso e volume.

 

 

 

Desenvolvimento da capacidade para construir sistemas e teorias abstratas para formar e entender conceitos abstratos como os conceitos de amor, justiça, democracia, etc.; do pensamento concreto sobre as coisas passa para o pensamento abstrato, “hipotético – dedutivo”, isto é, o indivíduo se torna capaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses: se A é maior do que B...B é maior do que C, então, A é maior do que C.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. BIBLIOGRAFIA

 

 

 

 

a)       Livro Psicologia educacional; Piletti, Nelson. Editora Àtica, 1991.

b)       Livro Desenvolvimento e Personalidade da Criança; Mussen, Paul H.; Conger, John J.; Kagan, Jerome; Huston, Aleta C. _ Editora Harbra, 1995.

c)       Livro Introdução à Psicologia; Davidoff, Linda L. _ Editora Person Makron Books, 2009