08/04/2013 

Um Brasil que não Cuida bem dos Seus filhos 

Pense num país que só sabe bater, abafar revoltas, massacrar atirar contra o povo. Não teve nenhuma revolução, como em Cuba, Rússia, ou uma guerra pela independência como os EUA tiveram contra a Inglaterra, teve um golpe militar, que para alguns desses famigerados golpistas levantam a bandeira de uma “revolução”. Revolução é quando se muda, e o Brasil não houve mudança continuou os mesmos mecanismos do capitalismo,então esse país é narrados nas historiografias de forma medíocre.  E   Acreditem, esse pais covarde é o Brasil.

Quando do brigue Palhaços, onde 255 paraenses foram brutalmente assassinados, pelas tropas governamentais. Do império, jogava-se cal para matar mais rápido os revolucionários da cabanagem. Morreram em decorrência com o contato com o cal e a pouca passagem de ar que existia no navio.Eles estavam lá porque no Pará não havia prisão para alojar tanta gente. Quando as tropas vieram foi com o objetivo de fazer varredura, então quer dizer que nem as crianças e mulheres escapavam da violência dos soldados miseráveis convocados para aquela missão.

Imagine um mundo em que você se encontra sozinho com um capanga contratado pelo governo no meio da selva e que eles faziam geralmente estupravam as mulheres e crianças, e o governo fechou os olhos para isso.Antes teve todo aquele jogo político envolvendo os lideres como Batista Campos, Eduardo Angelim etc. Os interesses as vezes ficava para os interesses do Império  da elite.

Sobre a imposição, a consciência das lutas de classes os cabanos num primeiro momento não tinham essa consciência eles adquiriram depois, ao final da luta, o Pará teve que se conformar com as imposições do governo, e o descaso com a nossa população. A revolução Cabana até hoje na historia do Brasil, não foi reconhecido como um movimento em se comparando com as outras como a guerra dos Farrapos por exemplo. Na nossa historia, a violência a toda uma população foi traumática para a história do Pará.

            Não foi somente no brigue palhaços, que o Brasil mostrou o quanto é também terrível a sua historia em relação as massas, no sertão, de Euclides da Cunha, sem necessidade eles massacraram tanta gente, as mulheres sofriam estupros,e ainda tentaram apagar o lado negro da historia do Brasil construindo uma barragem , tentando esconder esse crime contra a humanidade.  

            Se fossemos procurar na historia do Brasil, governada por homens inescrupulosos, caberia uma indenização milionária, a parentes de vitimas, ou o que se poder encontrar de parentes as vitimas das atrocidades, cometidas por governos brasileiros.  A covardia segue em toda a história do Brasil recentemente tivemos uma ditadura, onde eles lavaram as mãos sem sangue inocente, e brasileiro.     

            Quando esse país que dizem se libertou de Portugal, as unidades portuguesas continuaram as mesmas e com as mesmas funções, ou seja, o aparelho excluidor continuou no Brasil, segundo conta em Raízes do Brasil de Sergio Buarque do Holanda. Então nos não tivemos no Brasil uma grande revolução, a não continuar os mecanismos opressores, e causadores das desigualdades sociais. E nos somos conivente porque a mesma historia continua e ninguém faz nada, nos não fazemos nada.

            Sobre esse termo,  tem muito o que pesquisar, encontramos  muitas fontes que conteste essa amarelada do Brasil, diante desses fatos horríveis, da ditadura e outras atrocidades que o Brasil cometeu com seus filhos; Conseguimos aqui expressar um sentimento, a respeito dessa posição do Brasil em relação as massas nacionais. E a covardia do governo em relação aqueles que conclamavam mudança.  

Sebastião Pereira Viana Júnior

[email protected]

(91) 8869-3808