Um Bom Governo: Uma Conquista da Cidadania Ativa

Você sabe por que a Cidadania Ativa é considerada o QUINTO PODER de uma nação? O que é CIDADANIA? O que significa ser CIDADÃO ATIVO?

 A cidadania é a mais importante e eficaz arma que dispõe a população na conquista de um bom governo. Ela é um escudo contra a opressão, a demagogia, a corrupção e a devastadora CLEPTOCRACIA, como a que se apoderou do nosso maravilhoso país.

 Não estamos nos referindo à cidadania significando sinônimo de nacionalidade e, sim ao QUINTO PODER de uma nação. Vejamos como isso é possível: 

  • Existem os três poderes oficiais: Executivo, Legislativo e Judiciário. 
  • O quarto poder é o poder não oficial (mas legítimo): a Grande Mídia (os principais meios de comunicação do país), assim considerada pela força de influenciar (positivamente ou não) o comportamento de toda sociedade e de interferir na vida da nação. 
  • O quinto poder é extraoficial e não reconhecido nas sociedades subdesenvolvidas (apesar de legítimo): a CIDADANIA é assim considerada nas sociedades mais politicamente avançadas do planeta, pois os cidadãos têm o poder não só de fiscalizar e controlar os outros poderes, mas também de contribuir para o desenvolvimento da Pátria.

 A legitimidade deste superpoder está no seguinte incontestável argumento: quem sustenta os outros quatro poderes são os cidadãos! Portanto, não somente eles possuem direitos como deveres de exercer controle e fiscalização sobre os órgãos públicos e seus dirigentes. 

Atenção leitor / leitora: veremos mais abaixo que para se tornar um quinto poder a cidadania tem que ser uma cidadania ativa! 

O que é CIDADANIA? O conceito de cidadania no sentido evidenciado neste artigo é muito amplo, mas pode ser resumida nas 6 seguintes definições: 

1)    É a participação ativa dos indivíduos na vida (política, econômica e social) da nação. Exercer seus direitos de cidadania também implica obedecer às leis e as normas sociais. 

2)    Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que eles sejam colocados em prática. 

3)    A cidadania não significa pertencer a um partido político, nem pode ser confundida com manifestação política em que o objetivo político ou ideológico se sobrepõe ao interesse da coletividade e da sociedade. A cidadania é inclusão social. 

4)    A cidadania é essencial para a construção de um processo de mudança em prol de todos os grupos que compõem a vida em sociedade, principalmente as classes consideradas menos favorecidas. 

5)    A cidadania se expressa em cada movimento do cidadão em uma comunidade como o todo. Atitudes como não jogar lixo na rua, dar lugar ao idoso no transporte coletivo, chegar na hora marcada nos encontros, respeitar o lugar do outro em uma fila, não estacionar em lugares proibidos, atravessar as ruas dentro das faixas de pedestre, não falar aos gritos e respeitar as boas normas de convívio (agir com civilidade), são questões corriqueiras na vida da população que se encaixam perfeitamente na concepção de cidadania. 

6)    A cidadania está intimamente ligada à democracia, pois dentre os direitos e deveres do cidadão está a participação nas decisões políticas, através de votos em eleições, plebiscitos e referendos.

 Péricles (495-429 a. C.), o grande estadista grego, considerado um dos pais da democracia, usava a palavra “idiotes” para designar os atenienses que, alegando ter de cuidar de seus próprios assuntos, não participavam das reuniões para tratar de questões de interesse coletivo. 

É incrível como dois mil e quinhentos anos depois, continuamos cultuando uma cultura de mediocridade que produz milhões de IDIOTAS (no sentido grego – e original – do termo) vivendo num país possuidor de fabulosa riqueza natural!! Tal é a cultura predominante no Paraíso Tropical denominado BRASIL. 

Nota Importante: para mais detalhes leia o artigo “Cultura de Qualidade versus Cultura de Mediocridade” em Tópicos Recentes no link http://salvesequemsouber.com.br

 O exercício da cidadania requer aprendizagem e prática. Um povo em que a maioria dos seus cidadãos não tem o hábito e/ou se recusa a praticar a cidadania é um povo permissivo e tolerante com os abusos dos políticos, daí a grande tendência desse povo ter um MAU GOVERNO. É importante jamais esquecer que todo povo tem o governo que merece!

 E o resultado dessa desgraça pública é sempre o mesmo: os cidadãos constantemente desrespeitados, afrontados e objetos de toda sorte de explorações e abusos por parte dos governantes, como há muito vem acontecendo com o povo brasileiro.

 Como decorrência ou em reação a isso, a maioria da população desenvolveu doenças culturais — que são os condicionamentos psicológicos e comportamentais altamente prejudiciais (tais como, alienação política, acomodação, conformismo, indolência, complacência, complexo de cachorro vira-lata, infantilismo psíquico etc.), debilitando ainda mais sua condição de cidadão, o que, por sua vez, fragiliza mais as comunidades e toda a sociedade. O típico efeito cascata ou efeito dominó,

 Este tipo de população é facilmente manipulável pelas pessoas mal intencionadas, pelos políticos inescrupulosos e líderes religiosos vigaristas e arrivistas. A história dos países subdesenvolvidos demonstra isso concretamente.

 Esta sucessão ininterrupta de acontecimentos sempre resulta numa situação que parece sem saída e sempre desfavorável (mau governo), um verdadeiro CÍRCULO VICIOSO, assim expresso: 

Doenças culturais (ausência de cidadania) → mau governo → doenças culturais → mau governo → doenças culturais → mau governo → doenças culturais.

 Eis o que diz sabiamente o professor-escritor Ênio Resende, atento observador e estudioso da realidade brasileira:

 O Brasil está seriamente doente. Diagnostico cruel, mas infelizmente realista. Nossa sociedade está debilitada e são as doenças culturais a causa de suas crises. Algumas dessas doenças são resultantes de transformação de traços peculiares de brasileiros, em deformações de comportamentos, tornados verdadeiros males sociais ”.

 Eis uma importante conclusão: após esta breve análise sobre a importância da cidadania, pode-se afirmar categoricamente que CIDADANIA / BOM GOVERNO são dois lados de uma mesma moeda. Eles coexistem e se complementam! Não é possível existir um bom governo na ausência da cidadania. Mais ainda: essa cidadania tem que ser uma cidadania ativa.

 Cidadania Ativa: O Quinto Poder da Nação

 A Cidadania Ativa é um conceito que se aplica a todas as pessoas que integram e se comprometem com sua comunidade. Seu próprio destino e o destino da comunidade estão fortemente atrelados. Ou seja, o cidadão ativo se encontra absolutamente envolvido em todos os assuntos relacionados à comunidade e à sociedade que vive e participa.

 Ao longo dos oito anos que convivi em Los Angeles (como empreendedor na indústria do turismo) com turistas procedentes da península Escandinava (Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia), aprendi que um dos grandes segredos para o enorme sucesso da Democracia Socialista existente nestes países era o seguinte: 

Os cidadãos escandinavos viam as obrigações para com a comunidade como uma oportunidade para ser virtuoso, pela prática do voluntariado, da solidariedade, integridade, lealdade, coragem, honestidade e competência.

Tais virtudes são para eles uma fonte de honra e respeito.

 Esses países mais desenvolvidos socialmente (social democracia) levaram adiante as ideias dos antigos gregos de cidadania, tais como os princípios da igualdade perante a lei, a participação cívica no governo, e noções de que "cidadão algum deveria ter muito poder por muito tempo".

 De acordo com a Organização das Nações Unidas, este princípio da igualdade é particularmente importante para as minorias e para os pobres. Assim, todos devem ser tratados igualmente perante a lei e a lei é igual perante todos, independentemente de raçasexo, status social, religião, deficiência ou qualquer outra característica, sem privilégiodiscriminação ou preconceito. 

Na social democracia o conceito de Cidadania Ativa é uma filosofia de vida em que os cidadãos devem trabalhar para a melhoria da sua comunidade através do trabalho voluntário e outros esforços para melhorar a vida de todos na sociedade. As obrigações de cidadania se estendem também às empresas, que têm responsabilidade social para com o bem estar da sociedade e proteção do meio ambiente.

 A história moderna dos povos Escandinavos demonstra na prática que quando há uma Cidadania Ativa na sociedade as instituições e órgãos governamentais são sólidas, úteis, respeitadas, respeitáveis e produtivas, constantemente melhorando o padrão e qualidade de vida da população. Ou seja, um verdadeiro CÍRCULO VIRTUOSO, assim expresso: 

O dia seguinte sempre fica um pouco melhor

do que o dia anterior.

Ser Cidadão Ativo: O Que Isso Significa?

 Significa ter direito a uma vida decente, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Significa também participar no destino da sociedade, votar, ser votado e ter direitos sociais que são os direitos que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação e à saúde de qualidade, ao trabalho digno, justa remuneração, a uma velhice relativamente tranquila. Você sabia leitor/leitora que: 

Um agrupamento de cidadãos brasileiros esclarecidos, ativos, corajosos e conscientes de seus direitos e responsabilidades, quando vestidos com a armadura de uma causa justa, são mais fortes do que o exército de cleptocratas que se apoderaram do Estado brasileiro.

 Preparar o cidadão para o exercício da Cidadania Ativa é um dos objetivos da EDUCAÇÃO ESCOLAR DE QUALIDADE de um país — que, assim entendida, é o oposto da manipulação e não está somente a serviço da economia, das empresas, das tendências políticas ou convicções religiosas. Ela é a única ferramenta capaz de transformar o país caótico que temos no Brasil que queremos, sem derramamento de sangue.

 Em todos os países desenvolvidos do planeta a “Educação para a Cidadania” é ensinado nas escolas, como disciplina acadêmica semelhante à política ou sociologia. É a boa educação que informa os cidadãos de seus direitos de se organizarem para lutar bravamente por esses direitos. A ausência de uma população educada tem sido sempre um dos principais obstáculos à construção da cidadania. 

Nunca é demais enfatizar algo tão importante: a educação escolar de qualidade é o principal instrumento de formação da cidadania. Contudo a escola sozinha não dá conta da difícil tarefa de formar o cidadão, uma vez que a formação da cidadania vai além de seus muros. Ela é forjada na educação familiar (popularmente conhecida como educação doméstica) e no dia-a-dia das relações dos indivíduos. 

Você leitor/leitora, após a leitura atenta deste artigo esclarecedor, ainda tem alguma dúvida que um BOM GOVERNO é uma conquista da população que valoriza a CIDADANIA e a POLÍTICA? Você entende de verdade que quase tudo (cerca de 90%) que acontece numa sociedade contemporânea é consequência de decisões políticas?

 No fundo, viver na Escola da Vida é um ato político. A vida de uma nação é uma sucessão interminável de atos políticos — positivos e negativos. A POLÍTICA pode ser definida como a arte de governar bem os povos e faz parte da gestão pública.

 Inexiste sociedade organizada sem política. No Brasil, após sua independência, POLÍTICA tornou-se sinônimo de POLITICAGEM, e aos olhos do senso comum ela é vista como demagogia, corrupção, mesquinharia pessoal, desonestidade, lavagem de dinheiro, roubalheira do dinheiro público e outros termos pejorativos.

 Esta repulsa ao longo de décadas contribuiu decisivamente para a ignorância e a alienação política e as doenças culturais da população brasileira. Nesse início do novo milênio, com a terrível ameaça da CLEPTOCRACIA que se apoderou do nosso Paraíso Tropical, a POLITICAGEM deve ser combatida incansavelmente com unhas e dentes por todos os indivíduos esclarecidos, principalmente pelos Empreendedores Sociais e pela Geração Muda Brasil.

 Isso fica claro na advertência do famoso dramaturgo e político dissidente alemão Bertolt Brecht, que, em seu incansável combate à alienação política dos cidadãos, escreveu:

 O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do arroz, do peixe, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

 O analfabeto político é tão burro que estufa orgulhosamente o peito e brada “eu odeio a política!” Não sabe o imbecil que, de sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante, o traficante de drogas e, o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto, traidor da pátria e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

 Para o ignorante político, um alienado (isto é, falta de sentido da realidade) e observador ingênuo, o mundo parece constituído de coisas independentes umas das outras. Ele ignora que os destinos da sociedade são comandados pela política.

 Por exemplo: o desemprego e subemprego alarmantes, os baixos salários, a guerra aos pobres, a criminalidade elevada, a poluição ambiental causada pelas grandes empresas, a injustiça reinante, a impunidade imoral, a má qualidade da educação e o abandono da saúde pública, dentre tantos outros desrespeitos ao povo do Brasil.

 CONCLUSÃO

 

 Se de fato, é verdade que “todo povo tem o governo que merece”,  então um povo totalmente despreparado para vivenciar as delícias de um BOM GOVERNO, um povo que escolhe erroneamente seus representantes, que não fiscaliza suas atuações e é conivente com a corrupção e as más administrações públicas — é um povo que merece governantes como os que sempre temos no Brasil: políticos ladrões do dinheiro público e adeptos do “quanto pior, melhor”.

 Enquanto continuarmos a não valorizar a CIDADANIA ATIVA e eleger governantes corruptos e incompetentes que não valorizam a educação pública, o Brasil continuará se desenvolvendo a passos de lesma reumática ou de tartaruga com artrite. Para Bertolt Brecht: 

O indivíduo mais perigoso para a elite dominante em uma sociedade onde impera a injustiça é o cidadão informado politicamente, inconformado e destemido”.

 MENSAGEM FINAL: Esse texto faz parte da contribuição de Dan Herman em prol do esclarecimento da Geração Muda Brasil. Aprovamos e publicamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões de modo construtivo. Se você gostou desse artigo indique-o para outros de sua estima. Cadastre-se no nosso site e receba informação privilegiada de grande valor. Encontre-me no Facebook: https:/www.facebook.com/danherman  

 ********************

 Dan Herman, o inconfundível e autor do revolucionário Manual Salve-se Quem Souber (MSQS) é estudante e praticante da seguinte sabedoria ensinada por Edmund Burke, escritor e filósofo inglês:

 “Tudo que é necessário para o triunfo do Mal, é que os cidadãos de bem nada façam!”.

 As lições do MSQS cobrem a área pessoal como profissional e são simples o suficiente para qualquer um de nós escolarizado compreendê-lo e ser capaz de enriquecer nossas vidas ao mesmo tempo. Para mais detalhes acesse agora https://www.salvesequemsouber.com.br