UM ALERTA!

“COMO SE PROTEGER DE TREMORES DE TERRA”

 

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

 

        Com os abalos sismológicos ocorridos no Nordeste de grau 4, faz-se necessárias algumas orientações preventivas à população brasileira para eventuais situações de tremores de terra.

         No grau 4 as pessoas ficam com medo, no 5 as pessoas têm certa dificuldade em tomar certas precauções, no grau 6 superior as pessoas só conseguem gatinhar, no grau 7 como ocorreu no Haiti, as pessoas ficam à mercê do tremor e geralmente não conseguem se movimentar.

         Nenhum país do mundo pode se dar ao luxo de dizer que está livre de fenômenos desta natureza em virtude das mudanças climáticas globais.

         Em ocorrendo tremores de terra e estar dentro de uma residência procure afastar-se de móveis e lustres e abrigar debaixo de mesas ou batentes de portas resistentes.

         No caso de estar em ambiente externo, fiquem longe de morros, beiras de rios e encostas, além do litoral para não ser surpreendido pelas ondas.

         Não há necessidade de abandonar o imóvel caso não haja risco de desmoronamento, mas é necessário desligar imediatamente o gás, além de eletrodomésticos, deixando ligado apenas a TV ou rádio para ter idéia das notícias e siga orientação das autoridades públicas. Não acreditar em boatos. Em caso de incêndios, apagar os focos e auxiliar os vizinhos no socorro.

         Logo após os abalos verificar com urgência os idosos e as crianças. Procure ir para parques, praças, áreas verdes ou terrenos vazios, locais com segurança garantida contra até incêndios que geralmente são provocados após terremotos de nível mais elevado.

         Em situações emergenciais assim, muitos serviços de infra-estrutura ficam interrompidos por vários dias, como caso de fornecimento de água, luz e gás, portanto mantenham água e comida por três dias para cada pessoa de sua família.

         Os abalos sísmicos acontecem mais do que imaginamos, mas poucos têm de fato grande intensidade com vítimas, mas a precaução sempre é o melhor remédio.

          Algumas questões sobre socorros a vítimas ou o que fazer em situações de desastres naturais deve ser ensinado nas escolas e nas comunidades organizadas da sociedade civil, para evitar dores e auxiliar no apoio e socorro as vítimas.

          Enchentes, trombas d’água, ciclones e agora tremores acontecem no Brasil, portanto é o momento de ensinar a como proceder nestas situações, em questões básicas como: Qual o lugar mais seguro da casa? Quem vai ajudar as crianças e os idosos a deixar o local? Quais são os números de emergência? O que cada um deve levar ao sair da casa? Qual o ponto de encontro da família? Qual o local mais seguro próximo a sua residência? Dentre outros.

          A solidariedade nem sempre é o suficiente em momentos como este, portanto vamos garantir a segurança de nossos familiares e de toda família brasileira.