Em 30 de junho de 1974, o Brasil fazia seu  43º dos 97 jogos que tem em Copas, desde a primeira, em 1930, até a ocorrida em 2010.  Mas trata do-se da Seleção Brasileira, que disputou  todas as Copas, que mais venceu, que mais fez gols e, até o momento,é  única pentacampeã mundial, mais uma vez  não se tratou de um jogo comum. Em 1974, na Alemanha, o Brasil não foi nem sombra da fantástica Seleção que venceu o tricampeonato, no México, em 70.

 Mas, o jogo 43 era nada mais, nada menos,  que a estreia do Brasil contra a Argentina numa Copa e deu Brasil, 2x1, com gols de Rivellino e Jairzinho, remanescentes da Seleção do tri e coincidentemente foram os últimos gols em Copas dos dois craques, embora Rivellino tenha participado ainda da Copa de 78, na Argentina. Em 74, o gol dos hermanos foi anotado por Brindisi.        

 O jogo foi em Niederschensta (Hanover/Alemanha), com 38 mil pagantes, arbitragem do belga Vital Loraux, que amarelou o argentino Houseman.  O Brasil jogou com Leão, Zé Maria, Luis Pereira, Marinho Peres, Marinho Chagas, Carpeggiani, Paulo César, Valdomiro, Rivellino, Jairzinho e Dirceu. A Argentina formou com  Carnevali, Glaria, Bargas, Heredia, Sá (Carrascosa46’), Briindisi, Squeo, Babington, Ayala, Balbuena e Kempes(Houseman46’).

 Como citamos, foi o último dos seis gols que Rivellino fez em Copas (3 em 70 e 3 em 74) e o último dos 9 que Jairzinho marcou em mundiais ( 7 em 70 e 2 em 74). Nas partidas seguintes, o Brasil enfrentaria a poderosa Holanda, a Laranja Mecânica, e perderia por 2x0; e decidiria terceiro e quarto lugar contra a Polônia, perdendo também, mas por 1x0.

 Mas como o assunto do artigo é Argentina, na Copa seguinte, em 1978, os brasileiros e os argentinos voltariam a se enfrentar em Copa, desta vez disputada na Argentina e deu empate em 0x0. O resultado todo mundo sabe, houve a “peruada” com o goleiro Quiroga, que era argentino naturalizado peruano, com a Argentina goleando e indo para final para ser campeã contra a Holanda. De quebra, os hermanos tiveram o artilheiro da Copa, Mário Kempes, com 6 gols.

 Bom, o Brasil ficou em terceiro, mas saiu invicto e dito campeão moral, ganhou 4 jogos, empatou três, fez 10 gols e só levou três. Ah! Brasil e Argentina ainda voltaram a se enfrentar na Copa de 82, na Espanha, quando nossa Seleção venceu a Argentina por 3x1, nas quartas de finais, mandando Maradona e companhia de volta para as terras portenhas.

 Levamos o troco, em  90, na Copa da Itália, quando o técnico? Lazaroni formou uma Seleção medíocre, que foi eliminada pela Argentina nas oitavas de finais, 1x0, gol da Caniggia, que recebeu passe de Maradona. Pronto! O baixinho argentino estava vingado da eliminação de 82. Ao Brasil coube tentar em 94, na Copa dos EUA, nela não enfrentamos a Argentina e chegamos, com o nosso baixinho Romário, ao tetracampeonato após 24 anos e cinco Copas de tentativas.