A Europa senti na pele a grande onda de migração que vem majoritariamente de pessoas que fogem da guerra da Síria e de guerras e fome na África,onde homens ,mulheres e crianças antes de qualquer coisa, buscam uma nova chance de refazerem suas vidas num momento em que o mundo passa por uma crise econômica das mais graves. É ligar a televisão e logo nos vemos assistindo a cenas terríveis de migrantes cruzando o mediterraneo em barcos obsoletos ,onde a travessia perigosa é um capítulo a mais em um êxodo constante de luta pela vida e também na busca de um recomeço em um novo país.(desembarcam basicamente em ilhas gregas e italianas)
Mas o que fazer,quando a maioria dos países da Europa fecham suas portas para estas pessoas? Com raras exceções alguns têm sido solicitos ao drama dos refugiados,mas em sua maioria,a comunidade européia parece se negar a ajudar e alguns países quando se mostram com boa vontade de fazê-lo, apresentam algumas pré - condições ,digamos terrríveis(países que só aceitam receber pessoas de origem cristã), para receber pessoas que antes de qualquer coisa,são seres humanos,mas pelo que me parece, os europeus estão se esquececenso deste,que para eles é apenas um mero detalhe,em uma Europa com crise econômica e crise de valores. A xenofobia que têm imperado,por parte de alguns países da UE, parece ser mais importante é vísivel ,do que qualquer valor humano.O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, por exemplo,pediu que houvesse uma maior colaboração por parte,dos países membros do bloco, no sentindo de uma maior reedistribuição de responsabilidades na hora de se receber estes migrantes ,onde afirmou que alguns países,já receberam em torno de 500 mil refugiados.
   A Alemanha que chegou a afirmar , através de sua chanceler , Angela Merkel, que receberia em torno de meio milhão de migrantes , já mudou o discurso, afirmando que a melhor busca de uma resolução, para a questão migratória, é uma distribuição "obrigatória", opinião está que têm enfrentado a oposição de inúmeros países do leste europeu (na dúvida ,disto é só assistir na televisão ,o tratamento que a Hungria têm dado a estes refugiados). O fato ainda irá ser notícia,por muito tempo, mas o fato simbólico que irá ficar na memória de todos, é do menino sírio de 3 anos, Aylan Kurdi, morto em um naufrágio e encontrado em uma praia na Turquia. Pobre mundo, tão carente de humanidade.