TV Digital uma Possibilidade de Tecnologia Educacional

A tecnologia com sua vasta dimensão apresenta uma irrevogável importância para o desenvolvimento da vida do ser humano, o que acaba exigindo estudos mais abrangentes que realmente expressem resultados significativos ao processo de expansão e sofisticação da sociedade e da educação.
Para melhor compreensão deste processo basta refletir por alguns instantes e visitarmos nossas lembranças para ver como eram nossas vidas e a sociedade em que estamos inseridos há 20 anos. Aparelhos com acesso à internet em vários lugares, redes sociais, e-mails personalizado com inúmeras funcionalidades, rede de internet sem fio em alta velocidade, nada disso existia em nossas vidas. Se hoje isso é presente, se deve graças ao acelerado avanço tecnológico, pode parecer estranho ver um tempo em que essas coisas nem passavam por nossas cabeças, mas é assim que percebemos o quanto há sua influência em nossas vidas.
Desde os primórdios da humanidade a tecnologia vem mostrando o seu papel no que diz respeito a solucionar problemas no espaço e na sociedade. Um grande exemplo disso é o domínio sobre o fogo, que possibilitou que o homem fosse e ainda seja assistido de várias formas para solucionar problemas pessoais.
É de suma importância compreender o seu papel em nossas vidas, pois ela está presente exclusivamente em todas as áreas do conhecimento, seja na microeletrônica, comunicação, informação, construção, educação, saúde entre outras. Auxiliando o trabalho e a vida, proporcionando um maior desenvolvimento desses.
Dentre muitas aplicações de suas potencialidades é indiscutível falar sobre sua importância na educação, pois é a área que conseqüentemente gera todas as outras.
Uma fala de Parpet, onde comparava o avanço da medicina e o da educação na adequação a profissão andando de mãos dadas com a o avanço tecnológico na sociedade, tanto no meio técnico quando no material humano. O pensador comparava dois profissionais um médico e um professor, ambos viajando cem anos atrás no tempo, mostrando duas situações
Muito se discute sobre o seu uso na educação, e por incrível que pareça para muitas pessoas até mesmo educadores isso é considerado uma utopia, sem perceber que pelo simples fato de estar em uma sala de aula, com quadro, livro didático entre outros, já estão fazendo uso das tecnologias educacionais, o grande erro de grande parte desses educadores é achar que tecnologia é apenas aquilo que vem depois de nós. Muitos países estão investindo na implantação de computadores nas instituições de ensino, no uso da Educação a Distancia, uma modalidade de ensino em que a comunicação e a construção do conhecimento podem acontecer entre pessoas em espaços e tempos distintos, o que estimula ambientes de ensino-aprendizagem que proporcione o protagonismo, interatividade, comunicação e relações sociais.
No Brasil o uso dos computadores se consolidou na área de ensino a partir de projetos voltados para a informatização das escolas, dois deles que podemos tomar como referencia são os Projetos Educom e o Proinfo, ambos tinham o caráter de implantação de computadores nas escolas, sendo que o segundo criava também os Núcleos de Tecnologia Educacionais NTE. Que tinham como finalidade de dar uma formação continuada para professores na área tecnológica, e outro mais recente chamado de projeto UCA (um computador por aluno) onde cada escola irá receber laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia. Seis municípios serão atendidos como UCA Total, onde todas as escolas serão atendidas pelo projeto, o projeto já está em vigor, porém como é recente ainda está pegando apenas uma parcela das escolas públicas do país.
.
É indiscutível o valor dos computadores para educação, teorias como o Construcionismo de Parpet, onde liga o processo de construção do conhecimento a um determinado objeto em que o indivíduo interage a partir do contato. Defendendo que o computador pode ser esse objeto. Porém ele não é a única mídia que pode ser usada no âmbito educacional, existem inúmeras como: vídeos, CDs, tele-cursos, imagens, televisões, DVDs. Cada um com o seu potencial para o conhecimento.
Uma recente mídia que foi disponibilizada para uso foi a TV Digital, uma ferramenta que funciona em conjunto com o sinal de televisão, o chamado Sinal Digital, ela capta o sinal, e proporciona uma melhor qualidade de imagem, a maioria das TVs disponíveis no mercado já vem com o conversor, mas as pessoas que ainda possuem os antigos aparelhos têm a possibilidade de usufruir dos serviços mediante a compra do conversor adaptando-o ao seu aparelho.
Com ela poderemos ter aulas interativas a distância, vendo-nos facilmente, participando em ambientes ricos de recursos de aprendizagem. Todos os cursos podem ter uma combinação da interação da Internet com a riqueza da imagem da TV, para combinar momentos presenciais com outros virtuais. Sem dúvida, abrem-se inúmeras possibilidades de ampliar a oferta de cursos, de conteúdos educacionais multimídia, de interação.
A TV digital poderá oferecer muito mais oportunidades de os alunos serem produtores de conteúdos multimídia, como acontece hoje na Internet com o site YouTube: qualquer pessoa pode divulgar um vídeo feito com câmera digital ou celular. Os usuários avaliam o filme pela quantidade de acessos e pelo número de estrelas atribuído. Quanto melhor avaliado um vídeo, mais aparece para o público ou na pesquisa do site. A TV digital pode oferecer, com mais qualidade, a exibição dessas produções feitas pelos usuários e acrescentar recursos de pesquisa e navegação fáceis e hiper-realistas.
Poderemos ter salas de aula abertas para cada grupo, turma, universidade e recriar nelas todo o potencial da comunicação presencial, a distância, mas conectados.
Assim como o computador e as outras que citei, são mídias que podem ser usadas para educação tecnológica pela qual a sociedade vem passando, a partir de um desenvolvimento político, social por detrás.
Ai nos colocamos a discutir quais as possibilidades e desafios da TV Digital. Bem as possibilidades nem precisamos nos aprofundar, pois os avanços tecnológicos e sociais dela, já dizem tudo. Agora os desafios já estão cada vez mais à vista, pois atualmente percebemos que muitas emissoras fazem a propaganda dizendo que estão emitindo em sinal digital, mas muitos não compreendem, pois se estão emitindo, cadê? Eu não vejo, o governo disponibilizou o sinal, mas não o acesso, pois a TV que vem com essa ferramenta, tem custo elevado, da mesma forma que o conversor, a entramos em uma contradição, o povo imagina que enfim o governo vai nos beneficiar com algo disponível a todos, e quando percebemos o privilégio de assistir jornal, a novela o futebol, se concentra mais uma vez nas mãos de poucos, excluindo a grande massa de trabalhadores assalariada que tem família e uma casa para sustentar.
A grande maioria das pessoas depende do modelo passivo de uma TV que dá tudo pronto, aparentemente de graça. Esse modelo fez sucesso. A interatividade pressupõe uma atitude de vida muito mais ativa, investigativa, inovadora. Sem educação de qualidade, as pessoas têm menos poder de fazer críticas, de realizarem escolhas mais abrangentes. E nossa educação ainda é muito precária
Desta forma percebemos que o papel das tecnologias não é resolver necessariamente todos os problemas da educação, pois abase de todos eles não está na ausência de uma determinada tecnologia, mais sim em proporciona um ambiente de qualidade ao aluno, visando sempre uma educação para o amanhã, formando cidadãos e profissionais cada vez mais críticas, criativas e reflexivas.