TURISMO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: AS POSSIBILIDADES DE GERAÇÃO DE RENDA EM DIVINO ESPÍRITO SANTO - ES


Eliane Archanjo dos Santos
Joaquina S. Gabriel


Resumo
Este trabalho objetiva analisar as possibilidades e alternativas de geração de renda por meio da atividade turística, de forma sustentável e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos quilombolas residentes na Comunidade Divino Espírito Santo ? localizada no município de São Mateus, no Norte do Estado, garantindo a manutenção de suas tradições culturais. Em sua metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva que utiliza como instrumento de coleta de dados entrevistas do tipo qualitativa com os moradores, para observação dos recursos naturais e culturais da comunidade. A conclusão, é que poderá ser desenvolvido um circuito turístico, levando-se em consideração as principais atrações da comunidade, que são a produção de beiju e as manifestações culturais.

Palavras-Chave: Turismo Sustentável. Comunidade Quilombola. Geração de Renda.


1 INTRODUÇÃO

Já foi comprovado que o turismo é um fenômeno mundial que contribui para movimentar a economia de muitos países. Estes países utilizam-se da história e da cultura de seus povos para movimentar o turismo em seu território. No Espírito Santo não é diferente: possuímos história e cultura riquíssimas e que fortemente foram influenciadas pelos povos indígenas, pelos portugueses que colonizaram o Brasil e pelos africanos que vieram escravizados pelos portugueses. Todos deixaram um legado cultural enriquecedor, que está enraizado no cotidiano do povo espírito- santense.

Os africanos, em especial, deixaram um importante legado na gastronomia, na arte, na dança e na religião. As comunidades quilombolas ainda existem em algumas regiões no nosso Estado, e muitas delas, cultivam e vivem como seus antepassados, antes destes serem escravizados. É a história que sobrevive ao tempo.


Contudo, como boa parte dos negros brasileiros, as comunidades quilombolas vivem à margem da sociedade. O turismo seria uma forma de troca para reverter esta situação: os descendentes de quilombolas iriam mostrar sua história e sua cultura para os turistas, e, em contrapartida teriam a perspectiva desta atividade gerar uma renda extra aos residentes da comunidade. Esta troca pode se feita de forma sustentável, por meio de um circuito turístico organizado e bem planejado, que envolva a comunidade, e também enriquece culturalmente os dois grupos(residentes e visitantes), graças ao intercâmbio de conhecimento e de informações promovido pelo turismo.


Considerada por alguns historiadores e escritores como a única comunidade quilombola que ainda possui remanescentes de quilombo no Estado do Espírito Santo, a Comunidade Divino Espírito Santo, que fica no município de São Mateus, foi fundada por escravos fugitivos que, segundo informações dos moradores mais antigos, teriam vividos por lá. Esta comunidade mantém até os dias atuais as raízes de seus antepassados, possuindo um legado cultural enriquecedor que possibilitaria uma infinita troca entre os visitantes e os residentes, podendo gerar renda e sustentabilidade econômica aos seus moradores.


Sendo assim, este trabalho apresenta como problema de pesquisa o seguinte questionamento: como viabilizar o turismo para a geração de renda em comunidades quilombolas? E, como objetivo central, propõe-se a analisar as possibilidades e alternativas de geração de renda por meio do turismo, agregando valores para a comunidade residente em Divino Espírito Santo-ES. Especificamente, pretende analisar como os descendentes de quilombolas enxergam o turismo e os turistas em seu meio, observando os impactos positivos e negativos que esta atividade poderá causar na comunidade, bem como avaliar os elementos culturais que os moradores de Divino Espírito Santo têm a oferecer como atrativos turísticos, utilizando-os de forma sustentável.


Como procedimento metodológico, na primeira fase da pesquisa foi feito um estudo exploratório sobre os pressupostos teóricos que balizam a temática do turismo e da cultura negra. Já na segunda fase, foi realizado um estudo descritivo acerca da viabilização da atividade turística para a geração de renda em comunidades quilombolas.


Esta pesquisa apresenta como contribuição a abordagem das possibilidades referentes ao turismo nas comunidades quilombolas, propondo uma forma de geração de renda para a comunidade residente, utilizando esta atividade como um caminho para contribuir com o desenvolvimento local de forma sustentável.