TURISMO” E A CONSCIENTIZAÇÃO DA SUA IMPORTANCIA PARA A COMUNIDADE DE CARAGUATATUBA

 

 

Seria a falta de conhecimento específico sobre a atividade turística para a população de Caraguatatuba, uma hipotese a ser estudada? ja que a cidade oferece atrativos turisticos naturais belissimos, que promovem uma rotatividade de pessoas que visitam à cidade durante o ano todo, mas principalmente em temporadas de verão, que na maioria das vezes apode aumentar o volume populacional em até 95% estatísticas do ano de 2014, mes de fevereiro, (Jornal Imprensa Livre, edição datada de, 11/02/2014).

. Neste contexto, um conhecimento lógico que poderia ser adquirido até mesmo nos primeiro anos escolares e seguir até ao ensino superior, poderia mostrar a população local, quais as vantagens de fazer parte de uma comunidade, que tem potencial turístico e como esta atvidade pode contribuir positivamente com a região.

Pessoas que visitam destinos turísticos podem ser movidos por diversos motivos,

como, descanso, férias, lazer, cultura, serviços, visita de familiares, e outros interesses. A característica da cidade que recebe este turísta, muitas vezes é fator potencial de destino, exemplo de Caraguatatuba, com lindas praias, cachoeiras, infra-estrutura de apoio, estradas em bom estado de conservação e sinalização, poder público envolvido para dar à cidade a possibilidade de aumento de sua capacidade populacional, comércio, restaurantes, e outros serviços que favoreçam a atividade turística da cidade,

Portanto, pode ser que o conhecimento do turismo X  geração de renda, troca de cultura,  empregabilidade e investimentos de empresários do ramo como instalação de novos hoteís, pousadas, restaurantes, pode contribuir para melhor qualidade de vida, em uma cidade que é capaz de promover a rotatividade do turísta e a geração de renda advinda da atividade.

Pode se afirmar então que a educação mais uma vez mostra a sua importância também para a atividade turística, ja que um turísmo consciente pode contribuir com o desenvolvimento local através da geração de renda como também promover a sustentabilidade ja que o conhecimento deste contexto abrange o meio em que esta localizado, e a comunidade autoctone,

Turismo com conscientização educacional, pode gerar uma industria fomentadora de renda e promover a integração social envolvendo visitante e a comunidade em uma troca de cultura, cultura social, fator que é salientado como potencial na historia de uma comunidade ou de uma cidade.





Autora: Ligia Moraes da Silva Almeida

Bacharell em Hotelaria/2008 – FASS- Faculdades de São Sebastião