Por que as rugas surgem? Antes de responder a essa pergunta, é preciso entender que existem dois tipos de rugas, as que são normais, resultado de efeitos do tempo (envelhecimento) e as rugas temporárias, que surgem por cansaço ou por causa de algum motivo específico.
Por exemplo, quando você está de ressaca, fica muito tempo sem dormir ou se sente mais cansada do que o normal, certamente fica com algumas marcas de expressão que não são comuns para sua idade.
Para tratar esse problema, é mais fácil. Alguns cremes auxiliam, mas nada como uma boa noite de sono, para aliviar o cansaço diário. Outra dica é que o sono seja regular. Por exemplo, se você costuma acordar nove horas da manhã, nada de dormir até meio dia de vez em quanto. Tente acordar todos os dias nesse horário. Caso contrário, além de marcas de cansaço você pode ficar com uma baita dor de cabeça, principalmente se você tem enxaqueca.
Quando as rugas são por efeitos do tempo, como envelhecimento, elas surgem pela perda de elasticidade da pele, ou seja, de colágeno.
Algumas cápsulas vendidas no mercado e em farmácias já repõem esse colágeno e ajudam a combater o envelhecimento precoce.
Tratamentos estéticos modernos, como eletroestimuladores, também auxiliam no desaparecimento de rugas e marquinhas de expressão. Um deles é o striat, que emite corrente elétrica e baixa intensidade. Ele já está em uso em muitas clínicas famosas... Vale a pena se informar.
Além deles, em casa você consegue alguns benefícios: use cremes para marcas de expressão e passe-os sempre de baixo para cima, levantando as bochechas e o olhar. Faça também movimentos circulares, sentido horário e anti-horário.
Faça disso uma rotina. Esses produtos agem com o tempo apenas. Se você não se acostumar a passá-los, não terão efeito nenhum em sua pele.
Não se esqueça também de fazer uma limpeza na sua pele diariamente, com sabonete indicado para se tipo de pele e um tonificante sem álcool. Após isso, hidrate a superfície.