Edson Silva

Uma frase dita ao acaso na conversa banal, que não resolverá os problemas do mundo, pelo menos até que chegue a cerveja estupidamente gelada para amenizar o calor da primavera, pode sim desafiar. "Escrever sobre tudo é fácil, quero ver escrever sobre nada..." disse o desafiante antes de passar para variados assuntos, que vão de futebol aos tempos vividos pelo país e passam até sobre quem matou quem, mas na novela, já que morte na vida real pode render assunto, mas não tem graça alguma.

E a mente martela: ?escrever sobre nada, escrever sobre nada, nada é nada... Quem sabe deixar a folha em branco e mandar para um jornal com o título: Nada é isso? Poderia até ser uma saída, mas possivelmente não será publicado em nenhum jornal ou site. E se for publicado? O leitor vai entender? Será que não vai pensar que a odiosa censura voltou? E se, além dos leitores habituais, ditos formadores de opinião acharem que é censura?

Pode até ocorrer injusta caçada às bruxas, que sequer existem e ela, a caça, pode alimentar fogueiras de mal ou bem intencionados que já encheram infernos e mais infernos, sem que culpados sequer lembrem de pedir desculpas por eventuais equívocos... Nada, nada, nada, o que escrever sobre algo tão imaterial? Se fosse sobre ar, que não vemos, exceto quando saturado de poluição, mas inegavelmente o sentimos no vento nos cabelos ou no nariz, principalmente odores ou se há falta dele, poderíamos até recorrer à ajuda da Química, da Física e escrever folhas e folhas sobre o ar, mas sobre nada?

O tempo passa, a mente continua martelar e nada, nada a se escrever sobre nada. Pausa, e não tem nada no copo, tem é calor no ar e falta, falta tudo, falta frescor de outra cerveja, que todos bebem com moderação e estão conscientes que os motoristas da vez não beberão nada, nada? Pelo menos nada que tenha álcool, pois serão responsáveis pela direção dos veículos e todos ali sabem que beber e dirigir é uma combinação que não leva a nada, pelo menos nada de bom... Meu tempo está acabando, nem sei se outras mentes ali estão a mil pela busca da escrita sobre nada...?

Volto ao burburinho das mesas, cadeiras, garrafas e latas, porções, pessoas, do bar, da rua, do bairro, da cidade... e o desafiante inicial diz: "E aí cara? Você vai continuar sem falar nada?" Minha resposta automática deve ter causado estranheza , todos olham espantados, parecem não entender mais nada e decidem mesmo pedir a conta. Tudo que disse foi: "Não consigo escrever sobre nada, quanto mais falar..."

Edson Silva, 48 anos, jornalista, nasceu em Campinas e trabalha como assessor de imprensa em Sumaré.

[email protected]