O amor paternal e maternal são considerados um dos mais bonitos, ambos se amam e não esperam nada em troca. Mas, nada é tão perfeito assim. Geralmente, consideramos a falta de amor como o grande gerador de delinquentes, porém o excesso de amor também pode causar problemas. Difícil de acreditar, mas é possível.
   Alguns pais amam tanto seus filhos, que ficam cegos em relação as suas ações. Eles têm medo de que seus filhos parem de amá-los, se forem contariados. Assim, a criança nunca terá limites na vida, e crescerá como um delinquente, não entendendo as regras e leis básicas do mundo.
   Em alguns casos as crianças são ensinadas que o amor significa presentes e brinquedos. São compradas discaradamente pelos próprios pais. Eles trabalham o dia todo e quando chegam em casa, ignoram o filho. Assim, para não sentirem um remorço tão grande, enxem as crinças de brinquedos e agrados.
   Não se pode achar que o quê os pais estragam, a escola e o governo têm a responsabilidade de concertar. A escola já está corrompida, e o governo mais ainda. As escolas já estão envolvidas com drogas, corrupção, prostituição e tráfego de drogas.
   A sociedade já está corroendo as crianças e adolescentes muito mais rápido do que a 20 anos atrás. É preciso uma boa criação, e um bom exemplo dentro de casa para conseguir vencer este sistema. Como Lya Luft já disse uma vez: “Bem antes da escola vem o fundamental, o ambiente em casa, que marca o indivíduo pelo resto de sua jornada”
  A natureza humana é muito previsível, somos influenciados a todo instante, e por todos a nossa volta. E isso é inevitável, quanto maior é o convívio, maior é a influência. Como disse uma vez o escritor Coelho Neto: “É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.”